Brincar de Química fácil em casa com os filhos? 😱

Fala galera, quem aí nunca gostou de brincar de química :microscope: ou descobrir como química das coisas funcionam? :nerd_face:

:play_button: Então, bora aprender com um texto fácil e autoral, explicando muito bem, porque tem gente achando que só porque dei um ar mais dinâmico com tópicos e com emojis, que são textos por IA… é mole? :rofl: Quase 35 anos de banco de escola e tenho que ler isso. :rofl:, Mas, isso são plumas ao vento, foco no texto.

:test_tube: Algumas experiências podem ser feitas em casa :house_with_garden: e com coisas que temos em casa ou são fáceis de adquirir, dá pra fazer muitas experiências de química em casa, seguras, baratas e super divertidas! Elas encantam as crianças, despertam curiosidade e ainda ensinam princípios científicos de um jeito leve. Bora brincar de aprender?

:warning: Nunca é demais alertar que todas experiências abaixo são tranquilas e inofensíveis, mas… sempre é bom o acompanhamento de um adulto, combinado? :wink:

:down_arrow: Abaixo um traço distanciador bem fácil inclusive de fazer é só digitar três traços juntos assim — no início da linha dá um tcham na publicação e dá um toque mais profissa.

:light_bulb: Dica geral:

:backhand_index_pointing_right: Sempre faça junto com as crianças, em local ventilado e sobre uma mesa protegida.
:backhand_index_pointing_right: Prefira vinagre, bicarbonato, leite, detergente, corante — nada tóxico.
:backhand_index_pointing_right: Transforme em uma brincadeira educativa, explicando o “porquê” com palavras simples.

Abaixo, separei 10 brincadeiras químicas seguras, todas com explicação simples do que acontece :backhand_index_pointing_down:

:test_tube::sparkles: :one: Vulcão de Bicarbonato e Vinagre

Materiais:

• 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • ½ copo de vinagre
  • Algumas gotas de corante alimentício vermelho
  • 1 potinho ou copo pequeno

Como fazer:
Coloque o bicarbonato e o corante no potinho.
Adicione o vinagre e… :volcano: explosão de bolhas!

O que acontece:
Reação química entre ácido (vinagre) e base (bicarbonato) libera gás carbônico (CO₂) — as bolhas!

:artist_palette: :two: Leite Psicodélico (ou Leite Colorido Mágico)

Materiais:

• 1 prato fundo com leite
  • Corantes alimentícios
  • 1 gotinha de detergente
  • 1 cotonete

Como fazer:
Pingue gotas de corante no leite.
Molhe o cotonete no detergente e encoste em uma gota de corante… :collision: as cores dançam!

O que acontece:
O detergente quebra a gordura do leite, mudando a tensão superficial e fazendo o corante se espalhar.

:dashing_away: :three: Balão que Enche Sozinho

Materiais:

• 1 garrafa pequena
  • 1 balão
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato
  • ½ copo de vinagre

Como fazer:
Coloque o vinagre na garrafa.
Com funil, ponha o bicarbonato dentro do balão.
Encaixe o balão no gargalo e depois levante o balão para o bicarbonato cair dentro.
Ele vai encher sozinho :balloon:

O que acontece:
Mesma reação do vulcão — o gás carbônico produzido infla o balão!

:rainbow: :four: Água Colorida que Sobe (Capilaridade)

Materiais:

• 3 copos com água
  • Corantes alimentícios (azul, vermelho, amarelo)
  • 3 pedaços de papel-toalha

Como fazer:
Coloque cada copo com uma cor.
Dobre o papel e ligue os copos entre si.
Em poucas horas, a água sobe e mistura as cores, criando novas tonalidades! :artist_palette:

O que acontece:
A capilaridade faz a água subir pelos poros do papel.

:snowflake: :five: Neve de Mentira

Materiais:

• 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • Água aos poucos

Como fazer:
Misture tudo até virar uma massa fofa e fria, parecendo neve.
Dá pra moldar bonequinhos :snowman:

O que acontece:
O bicarbonato retém umidade e, com a água, cria uma textura semelhante à neve verdadeira.

:dizzy: :six: Ovo Saltitante

Materiais:

• 1 ovo cru
  • 1 copo de vinagre

Como fazer:
Deixe o ovo mergulhado no vinagre por 24 a 48 horas.
A casca desaparece e o ovo fica elástico, pulando como uma bolinha!

O que acontece:
O vinagre (ácido acético) reage com o carbonato de cálcio da casca, liberando CO₂ e deixando só a membrana.

:soap: :seven: Bolhas Gigantes

Materiais:

• 1 litro de água
  • ½ xícara de detergente
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Como fazer:
Misture tudo e deixe descansar por 1 hora.
Use um arame em formato de círculo ou um canudo cortado.
Assopre e veja bolhas enormes e resistentes!

O que acontece:
O açúcar fortalece a película de sabão, retardando a evaporação da água.

:crystal_ball: :eight: Garrafa que Fica Azul Sozinha

(Experimento para crianças maiores com supervisão)
Materiais:

• 1 garrafa de vidro
  • 200 ml de água oxigenada volume 10
  • 1 pitada de azul de metileno (vende em farmácia)
  • 1 colher (chá) de açúcar

Como fazer:
Misture tudo, feche e agite. O líquido fica azul, depois volta a ficar incolor.
Se agitar de novo, fica azul outra vez!

O que acontece:
É uma reação de oxirredução — o oxigênio “tira e devolve” elétrons ao corante.

(Usar luvas e supervisão adulta.)

:droplet: :nine: Arco-íris de Densidades

Materiais:

• Copo transparente
  • Mel, água colorida, óleo de cozinha
  • (Opcional: álcool, detergente, etc.)

Como fazer:
Coloque os líquidos lentamente em camadas (comece pelo mais pesado: mel).
Eles não se misturam, formando faixas coloridas! :rainbow:

O que acontece:
Cada líquido tem densidade diferente — os mais densos ficam embaixo.

:wind_face: :ten: “Mágica” da Vela e o Copo

Materiais:

• 1 vela pequena
  • 1 prato com um pouco de água
  • 1 copo de vidro

Como fazer:
Acenda a vela no prato e cubra com o copo.
A chama apaga e a água sobe para dentro!

O que acontece:
A chama consome o oxigênio e cria uma diferença de pressão, “puxando” a água pra dentro.

E aí, gostaram das brincadeiras? Já tinham feito ou já sabiam de alguma? Bora então fazer todas e depois coloquem nos comentários a reação das crianças, se tiver foto então, a gente vai pra galera.
:100:

20 curtidas

Faz aí com seus pimpolhos @FernandaEste, depois me diz se gostaram.
:rofl: :rofl: :rofl:

6 curtidas

Tenho certeza que meu menino vai gostar :joy::heart:

Até eu tô empolgada pra testar kkkk

7 curtidas

A do ovo é bem impactante e serve também como dica na hora de cozinhar o ovo, tem gente que coloca sal na água pra ferver mais rápido, o que na verdade é ao contrário, a presença do sal faz com que a energia para ferver seja maior, pela presença do sal, então o ponto de ebulição aumenta, já o vinagre adicionado na água, ajuda a evitar que a casca rache e a facilita na hora de descascar, porque o ácido do vinagre acelera a coagulação da clara, selando qualquer rachadura e impedindo que o conteúdo se espalhe na água. Ele também age sobre o cálcio da casca, tornando-a mais frágil e soltando-a mais facilmente após o cozimento.

7 curtidas

Já estou ansiosa esperando minha priminha vir me visitar para fazer com ela kkkkk acho que vou me divertir mais que ela :joy::joy::joy: obrigadas por essas receitas experimentais, é sempre bom algo assim para tirar as crianças um pouco da internet

8 curtidas

Por nada, @mirita depois me conta qual foi a reação dela.
:rofl: :rofl: :rofl:

6 curtidas

Vou passar pra sobrinha que ama esses “efeitos”. Ela ficou encantada com a Soda Italiana que tomamos em um restaurante, acredito que com gelo seco pra fazer “mágica” :sweat_smile:

6 curtidas

Já quero fazer com as crianças… adorei :smiling_face::smiling_face::smiling_face:

6 curtidas

Oi @Mirella o vídeo é muito curto, mas em regra não se usa gelo seco direto na alimentação por ser extremamente perigoso o contato ou a ingestão, acredito que as bolhas seja uma reação natural devido a diferença de densidade entre o xarope e a água gaseificada. Quando passar ad experiências pra ela, me diz qual foi a reação
:joy::joy::joy:

6 curtidas

Ah, que legal…
Quando criança eu adorava fazer essas experiências em casa, eu tinha o Manual do Professor Pardal que tinha algumas e eu gostava de fazer mensagens escritas com sumo do limão ou criptografadas.
Certamente vão gostar.
:face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

6 curtidas

Boa tarde.
Gostei da publicação.
topconteudo .
Abraço @LucianoRezende .
:smiling_face_with_sunglasses:

3 curtidas

Obrigado, @Andreia007

2 curtidas

Sempre coloquei vinagre na água para cozer ovos sem saber o motivo, apenas seguindo dicas da minha vó, agora tá explicado! (Sobre o sal eu sabia) :rofl::rofl::see_no_evil_monkey:

Adorei as experiências,vou testar algumas aqui em casa

Essa semana vi uma notícia triste de uma experiência de vulcão que explodiu numa escola na Argentina. Algumas pessoas ficaram feridas, acho que usaram enxofre, se não me falha a memória . Você viu?

6 curtidas

Nossa eu passei por essa fase com as crianças kkk

Agora só a filha faz essas artes mas no laboratório da escola kkk

3 curtidas

Amei!

E não importa a idade, a gente se surpreende com esses experimentos kkkkk

5 curtidas

Vi sim, mas foi um tremendo descuido do professor, os alunos misturaram salitre, ou nitrato de potássio, enxofre e o carvão que é nada mais, nada menos que a composição da pólvora, uma imprudência sem tamanho.

1 curtida

Que bom, @Mariia. Se fizer alguma, posta aqui.

2 curtidas

Legal, hoje em dia é difícil ver as escolas com aula de laboratório.

1 curtida

Vdd

Na escola da minha pequena está rolando essas aulas e ela está adorando pq estão fazendo estudos dos órgãos

1 curtida

Olha que legal!

1 curtida