Dependência emocional

Dependência emocional é um padrão de comportamento em que uma pessoa se torna excessivamente dependente de outra para se sentir completa, feliz e segura. Essa dependência pode afetar diversos tipos de relacionamentos, como românticos, familiares e amigáveis.
Por que a dependência emocional acontece?
As causas da dependência emocional são complexas e podem variar de pessoa para pessoa. Alguns fatores que contribuem para esse padrão incluem:
Baixa autoestima : Pessoas com baixa autoestima tendem a buscar validação e aprovação externas, dependendo da opinião dos outros para se sentirem bem consigo mesmas.
Medo da rejeição : O medo de ser abandonado ou rejeitado pode levar a pessoa a se apegar excessivamente a outra, temendo perdê-la.
Experiências passadas : Traumas na infância, como a perda de um ente querido ou abusos, podem desencadear a dependência emocional na vida adulta.
Padrões familiares : Observar relações familiares disfuncionais, onde um dos membros se torna o centro das atenções, pode influenciar o desenvolvimento desse padrão.
Quais são os sinais da dependência emocional?
Reconhecer os sinais da dependência emocional é o primeiro passo para buscar ajuda. Alguns dos indicadores mais comuns incluem:
Necessidade constante de aprovação : A pessoa busca constantemente a aprovação e validação da outra pessoa em todas as suas ações.
Medo de ficar sozinha : A ideia de ficar sozinha causa grande ansiedade e medo.
Dificuldade em tomar decisões : A pessoa tem dificuldade em tomar decisões independentes, sempre buscando a opinião do outro.
Negação das próprias necessidades : As necessidades e desejos próprios são frequentemente negligenciados em prol dos desejos da outra pessoa.
Ciúmes excessivos : A pessoa apresenta ciúmes excessivos e possessivos em relação ao parceiro.
Como lidar com a dependência emocional?
Lidar com a dependência emocional exige tempo, esforço e, muitas vezes, ajuda profissional. Algumas estratégias que podem auxiliar nesse processo incluem:

• Terapia: A terapia é uma ferramenta fundamental para trabalhar as causas da dependência emocional e desenvolver habilidades de autoconhecimento e autonomia.
  • Fortalecimento da autoestima: É importante desenvolver a autoestima para se sentir mais segura e confiante.
  • Estabelecimento de limites: É essencial aprender a estabelecer limites saudáveis nos relacionamentos.
  • Cultivo de relacionamentos saudáveis: Buscar relacionamentos baseados no respeito mútuo e na individualidade é fundamental.
  • Auto cuidado: Cuidar da saúde física e mental é essencial para o bem-estar emocional.
    Lembre-se: A dependência emocional é um problema que pode ser superado com o apoio adequado.
    Se você se identifica com alguns desses procure ajuda , seja de alguém do seu convívio ou ajuda profissional , tô aberta a conversar também
    Pequeno resumo do porque esse tema hoje
    Passei 7 anos dependendo de outra pessoa pra ser feliz , precisando que alguém me achasse bonita (porque eu não me achava) tendo medo de ser abandonada (e isso me fazia aceitar coisas inaceitáveis da outra pessoa ) , e ser ciumenta, controladora … E hoje faz 1 ano que tô fazendo tratamento ,me cuidando e me amando :heart:
37 curtidas

Caramba dependência emocional é muito difícil mesmo, assim como voce tenho amigas que passaram muito por isso de ser dependente de alguém, e via como elas sofriam demais por isso , fico feliz em saber que você conseguiu sair dessa e procurou ajuda para melhorar, não são todos que conseguem procurar ajuda e melhorar, parabéns :confetti_ball:

8 curtidas

Linda amiga @FernandaEste … como já te falei quem perdeu foi ele . Vc deve ser uma pessoa legal e para ótimas conversas alêm de ser uma super companheira.

topconteudo

7 curtidas

Pois comemore mesmo, a libertação foi sua.
Prabéns pela opção e mais ainda, por expor a ferida e poder ser exemplo para muitas pessoas que assim como você já foi um dia, tem medo de abandonar um relacionamento, se eu já te admirava por seu temperamento sempre brincalhão e alegre, agora admiro ainda mais pela força de vontade em querer mudar e mudou.
Happy Birthday

7 curtidas

Obrigada por trazer esse conteúdo para nós, muitas das vezes é difícil sair desse ciclo. E que bom que você está dando a volta por cima, se amando e se cuidando. Deus te abençoe. Você é uma moça muito bonita e legal. topconteudo

7 curtidas

É muito importante ter amigas que dêem apoio e até mesmo fala umas verdades na cara , demorei muito pra aceitar, graças as amizades que comecei o tratamento

10 curtidas

Amizades verdadeiras sao assim mesmo! É uma raridade achar hoje em dia viu

5 curtidas

Hoje vejo assim amigo mais foi difícil 2 relacionamentos que sofri muito, me rebaixando para ficar na vida de alguém que não tava nem aí pra mim
Obrigada pelas palavras amigo :heart:

6 curtidas

Muito bem !!! Volta por cima !!

4 curtidas

Conte sempre comigo, mesmo de longe

4 curtidas

@FernandaEste Acho que o mais difícil na Dependência Emocional é aceitar que ela está acontecendo, somente ao aceitá-la a pessoa consegue entender como ela afeta a sua vida e encontrar soluções viáveis para ela … Você conseguiu e está superando tudo isso, expondo inclusive sua história para ajudar outras pessoas. Parabéns por sua luta e conquista :hugs:

6 curtidas

Caiu um cisco aqui no meu olho :face_holding_back_tears:kk
Obrigada pelas palavras :heart:, e obrigada pela companhia nessas minhas brincadeiras , pelas ajudas desde que entrei aqui :heart::smiling_face:
Espero muito que meu tópico ajude alguém
Não é fácil passar por isso , mais com ajuda fica mais fácil

7 curtidas

Graças a Deus tô conseguindo quebra esse ciclo
Obrigada :smiling_face: Deus abençoe você também :pray:

3 curtidas

Foi sempre um prazer, sou muito sincero em tudo que digo e sempre achei você uma menina centrada e com falas suaves, acho que faz toda a diferença e até explique como foi que se meteu nessa enrascada, às vezes o não é necessário ser dito, inclusive pra nós mesmos.

3 curtidas

Amém!!!
Sempre tenha em mente, você é mais forte do que imagina e mais capaz do que acredita :heart:

4 curtidas

Parabéns pela jornada de autoconhecimento e superação! É inspirador ver como você transformou a sua experiência em força e auto-cuidado. Que continue evoluindo sempre, fico feliz e conta comigo sempre, sabe disso, mesmo com as nossas mil brincadeiras! :clap::heart:

6 curtidas

Gosto muito de você , te acho uma pessoa incrível :heart:
É muito difícil falar disso , dessa época mais acho muito necessário , assim como eu tive pessoas para me ajudar, também quero ajudar alguém

4 curtidas

Desabafar faz bem minha linda amiga @FernandaEste

2 curtidas

Obrigada de verdade :face_holding_back_tears::heart:aos poucos vou melhorando cada vez mais

Conte comigo também, seja pra qualquer coisa tô aqui :heart:

3 curtidas

Faz sim amigo :heart::heart:alivia um pouco a dor

3 curtidas