Hoje, dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade!!
Segundo o dicionário, Felicidade é um estado de espírito que se caracteriza por sentimentos de alegria, contentamento, bem-estar e satisfação.
Ao longo da História, vários filósofos formaram sua própria definição:
Para Epicuro, a felicidade ocorria através da satisfação dos desejos.
Para Pirro de Élia, acontecia através da tranquilidade.
Para o filósofo indiano Mahavira, a não violência era um importante aliado para atingir a felicidade plena.
Para o filósofo chinês Lao Tsé, a felicidade poderia ser atingida tendo como modelo a natureza.
Já Confúcio acreditava na felicidade devido a harmonia entre as pessoas.
No budismo, a felicidade ocorre através da liberação do sofrimento e pela superação do desejo, através do treinamento mental.
Para Immanuel Kant, a felicidade é a condição do ser racional no mundo, para quem, ao longo da vida, tudo acontece de acordo com o seu desejo e vontade.
Para Friedrich Nietzsche a felicidade é frágil e volátil.
Segundo Albert Einstein, uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca do sucesso combinada com uma constante inquietação.
Por outro lado, Hannah Arendt introduziu o conceito de felicidade pública com a participação pública nas questões políticas, da possibilidade de reunião, da alegria do discurso, da possibilidade de persuadir e ser persuadido, a liberdade pública de agir em conjunto.
O psiquiatra Sigmund Freud defendia que todo indivíduo é movido pela busca da felicidade, mas essa busca seria uma coisa utópica, uma vez que para ela existir, não poderia depender do mundo real, onde a pessoa pode ter experiências como o fracasso, portanto, o máximo que o ser humano poderia conseguir, seria uma felicidade parcial…
Ufa! Diante tantos conceitos diferentes, qual seria o seu?
@Tupolev Acho que ninguém é Feliz 100% do tempo .. e Sim, Ela está ou não Feliz .. é mais uma questão de Estar do que Ser … Felicidades são momentos… no mesmo dia as vezes passo de Feliz a Triste em minutos… e nem sou Bipolar … rsss … mas concordo com esta parte de que No Mundo Real não dá para ser totalmente Feliz …
Boa noite.
Você sempre me surpreende com suas publicações, e essa está maravilhosa, gosto muito da maiaria das pessoas que você citou, e eaprendi ainda mais sobre felicidade.
E, em meu conceito pessoal, felicidade é se sentir bem, e o caminho para alcançá-la é amar nossa fam´ília e amigos, e sermos amados, a paz, e o aprendizado util para viver a vida com significado, e aprender a valorizar o que realmente importa, a vida com Deus, a família, os amigos, o crescimento pessoal, ou seja a vida. Viva a vida, Viva Jesus.
Feliz dia internacional da felicidade.
Uma vez eu ouvi de uma amiga , que não existe felicidade e sim momentos felizes, até questionei o porque dela pensar assim e apesar dessa conversa ter rolado lá na adolescência nos tempos de escola, nunca esqueço disso .
A felicidade passa a sensação de plenitude né, mas na verdade não é algo tão duradouro, porque a realidade muda a cada instante, as vezes tendo a concordar com ela, temos bons momentos felizes, o quanto dura, aí é incerto.
Estou feliz qdo estou em paz qdo estou com a minha família, com meu marido e meus filhos, qdo estou com meus amigos, qdo estou bem alimentada - de buchinho cheio!
Qdo NÃO estou com sono, qdo estou no pagode e
qdo a cerveja está beeeem gelada!
São pequenos momentos e pessoas especiais que tornam nossos momentos felizes.
Felicidade para mim é sentido de estar bem , felicidade está nas coisas simples da vida.
Na vida nem sempre é possível ser feliz o tempo todo, tem dias que são de sorrir outros são de chorar seja de tristeza ou mesmo de felicidade mas tudo isso faz parte da vida. Mesmo assim eu sou feliz sim não me permito e não há motivos para dizer que não sou feliz.
Eu acho que é difícil o “ser feliz”, mas não o “estar feliz”. E essa felicidade pra mim está em momentos, como aquela viagem planejada, aquele bolo que desenformou bonitinho, aquele sorriso que você vê no rosto da criança que você deu um doce, enfim, nos momentos simples e prazerosos da vida.
Pra mim felicidade é reconhecer as pequenas vitórias e aprender com os desafios. Como Aristóteles disse: “A felicidade depende de nós mesmos.” adorei sua mensagem
E não é isso? O ser humano, infelizmente, gosta de complicar o que por si só já não é fácil…
Sentir e vicer pequenos prazeres é tão importante quanto as grandes conquistas
Eu acho que felicidade é quando estamos bem, leve e queremos “curtir”. Não digo curtir de festas, mas sim das coisas, sejam as mais simples ou não.
Sim, eu sou feliz nos momentos.
Como eu aprendi, ninguém é feliz o tempo todo. Por exemplo, quando estamos com uma dor de cabeça, ou nervosos, não estamos felizes…
Mas quando é pra ter felicidade, nós ficamos e não devemos deixar ela ir.
Então quero dizer uma coisa aqui pra vocês da comunidade: UM FELIZ DIA DA FELICIDADE!
Que a felicidade seja presente na sua vida, que a felicidade ande junto com todos da comunidade.
E se você não está feliz agora, ela vai chegar, mesmo que você não perceba, ela vai chegar ou busque ela, chame ela e seja feliz.