Cálculo da Média da nota do restaurante

Olá comunidade, gostaria de sugerir uma mudança da nota dada aos restaurantes e outros fornecedores, notas estas que aparecem ao lado do restaurante no app.
Acontece que a nota não reflete a mudança na qualidade do restaurante ao longo do tempo, eu sugiro que a media reflita os últimos 4 meses, ou que exista duas notas uma global e outra que reflita 4 meses. E que se o restaurante deixar a media cair abaixo de um certo percentual, que perca a oportunidade de ter seu serviço postado no ifood.
O que vcs acham, comentem por favor :grinning_face: !

5 curtidas

Dê exemplos em números para que eu consiga entender…

Por favor

2 curtidas

Interessante… de acordo!

1 curtida

Sim claro , vou dar um exemplo. Hoje fui fazer um pedido no ifood aqui em Cabo Frio e vi primeiro qual era a media do restaurante, só olhei o numero, 4,5 , nota alta, então… fiz o pedido, quando chegou o pedido me decepcionei , horrível e paguei caro. Claro parti para fazer meu relato no App, ao terminar e postar, tive a curiosidade de entender o que estava errado com aquela nota média (4,5), lendo os relatos do último mês percebi que muitos clientes antigos do restaurante estavam chateados a maioria alegando que a qualidade caíra bastante. Ai percebi que a nota média “faz uma fotografia do todo” o que não reflete necessariamente o que está acontecendo em um passado recente, ou seja, se existisse uma média dos últimos 3 ou 4 meses a nota não seria 4,5 mas talvez 2,9 ou 3,5, não fiz o levantamento desse restaurante em específico mas acredito que a nota iria cair.
Outro fator que sugeri é um tipo de selo do ifood para incentivar os restaurantes a se manterem com qualidade e respeitarem o cliente, algo parecido o que faz o site Reclame aqui.
Não dei exemplos claro de numeros pois nao tive tempo mas a ideia é essa.

2 curtidas

Boa noite.
Eu não sobre esses detalhes, então prefiro não comentar.
Boa semana.

1 curtida

Sobre o selo, existe o selo de super restaurantes, eles são dados aos restaurantes que possuem nota superior a 4,7 que quase não existem reclamações, atrasos e/ou cancelamentos.

*levando em conta os últimos 90 dias.

Sobre a nota 4,5 que você viu, para mim já é algo “mediano”, e sim, eu sempre antes de pedir vou olhar as observações dadas por outros clientes, principalmente as dos últimos dias, que reflete na condição principal.

1 curtida

Entao aquibem Cabo Frio ninguem ainda recebeu esse selo, pelo menos eu nunca vi. O problema de ver as ultimas avaliacoes é subjetiva , ja que eu poderia ler as ultimas cinco e ralvez nao reflita a queda de qualidade do restaurante, alem d que essa avaliacao deveria e poderia ser proporcionada pela ifood.
Ao contrario da venda de um produto onde sua qualidade é mais estavel durante o tempo, o mesmo nao ocorre com serviços, basta uma mudança no gerente ou no cozinheiro de um restaurante para que imediatamente a qualidade seja notada pelo cliente.
Bem essa é minha contribuição para que o ifood se torne um app melhor.

1 curtida

Oi @Ghost66 bem muito vindo a comunidade :waving_hand:
Já chegou trazendo ideias pra melhorias no app e isso é muito bom mesmo :top_arrow:
Sua sugestão em notas pra avaliação mais ampla dos restaurantes é interessante, mas tenho certas ressalvas, nessa questão principalmente :backhand_index_pointing_down:

Sugeri dia desses, que o próprio @ifood 'internamente ’ com seus recursos e dados, fixasse ao lado de cada estabelecimento, dados como taxa de atendimento concluído, taxa de resposta no chat etc… como o Reclame aqui fixa com as marcas.
Seria uma bela forma de medir essa avaliação se baseando em todos os aspectos; olhar apenas a avaliação do consumidor pode não ser justo numa eventual exclusão do estabelecimento na plataforma, pois infelizmente muita gente reclama por nada, li uma reclamação de alguém uma vez, que queria ser reembolsado por que o sanduíche estava quente demais e queimou a boca :roll_eyes: pode isso? Difícil demais né, por isso é preciso mais cautela nesse quesito, mas de modo geral, mudanças precisam ocorrer sim.
Bora interagir muito por aqui viu :handshake:

1 curtida

As pessoas que respondem negativamente e indistintamente , são faceis de serem filtradas pelo ifood, pois só elas possuem os dados dessa interação. Veja, discordo que não procede a reclamação da comida quente , muitas vezes a comida já pronta é armazenada, e ao surgir o pedido o atendente do restaurante a coloca no forno de microondas, basta o atendente errar a realação prato/tempo do microondas para causar um acidente, acontece que o microondas aquece a comida de dentro para fora, ou seja, a temperatura interna pode estar 80 graus e a externa uns 30. A pessoa entao da uma boa mordida naquele aparentemente saboroso e aquecido prato, mas ele acaba queimando a boca por causa da temperatura em seu interior.
Toda e qualquer reclamacao é bem vinda em um provedor de serviço que cuida bem de seus clientes.

Não entendo mesmo essa questão de diferença em temperatura por micro-ondas ou até onde ela de fato pode ser perigoso pra consumo, a reclamação que citei foi pro Bobs, então acho impossível receber em casa um lanche de fast food e queimar minha boca com ele, chega megamente frio.
Enfim, a ideia tem potencial, mas se não deixada pra geral, o ifood tem as ferramentas pra fixar todos os dados, mais justo e até mesmo seguro pra confiar nas avaliações sinceras pega em conjunto e não individual.

Joice no link um acidente apos um alimento ser aquecido no microondas https://x.com/portoalegre24h/status/1869201753079492619?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1869201753079492619|twgr^6a937925738162ab2cd07ae4c4b93204cc80488a|twcon^s1_&ref_url=https%3A%2F%2Frevistagalileu.globo.com%2Fciencia%2Fnoticia%2F2024%2F12%2F3-alimentos-que-podem-explodir-ou-criar-faiscas-se-aquecidos-no-micro-ondas.ghtml . Como fornecedor nao cabe ao restaurante duvidar se o cliente se queimou ou não, por respeito ele deveria tentar entender como isso pode ter acontecido, eh particularmente suspeito do micro-ondas pois eu mesmo ja me queimei, suponho que o restaurante ficava perto deste cliente. Outra coisa nunca se descuide ao aquecer leite no microondas , pesquise e veja que é possivel que ele também “exploda”