Termos & Condições de Uso da Comunidade iFood

Olá, Cliente!

Neste documento, são estabelecidos os termos e as condições gerais para a utilização da Comunidade iFood por você, que é nosso usuário.

A Comunidade iFood é a plataforma que melhor conecta as pessoas com aquilo que as alimenta através de informação, colaboração e experiência. E nosso maior objetivo com ela é estar mais perto de milhares de clientes no dia a dia, sinta-se à vontade, afinal, esse espaço também é seu!

Chega mais e vem conferir como funciona a Comunidade iFood! :slight_smile:

Para Começar:

Vamos alimentar nossa Comunidade iFood com respeito

Esperamos de você uma comunicação respeitosa e não agressiva com os membros da Comunidade trazendo seus feedbacks, ideias e anseios de maneira leve, sempre zelando pela ética e integridade.

Lembramos que #NãoToleramosNoiFood qualquer forma de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência. As condutas que envolverem homofobia, racismo, intolerância religiosa e/ou política, machismo, capacitismo ou qualquer ação que tenha por objetivo diminuir e/ou ofender alguém, estão sujeitas à suspensão ou cancelamento da sua Conta de Usuário em nossa Comunidade iFood, sem aviso prévio e sem prejuízo da adoção de medidas judiciais cabíveis.

Queremos promover um ambiente digno, íntegro, inclusivo e de respeito, não admitindo condutas violentas, independente de qualquer situação, dentro da nossa plataforma.

Além das regras previstas nestes Termos e Condições de Uso, adicionalmente, se aplicam todas as regras previstas na Política de Combate à Discriminação e Violência.

A Política de combate a discriminação e violência define regras equânimes para sanção dentro da plataforma iFood e também da Comunidade iFood para todos agentes do ecossistema que cometam qualquer tipo de conduta criminosa, garantindo que quaisquer condutas que violem a segurança e integridade, sejam direcionadas para os canais necessários e que sejam garantidas as penalidades dentro e fora da nossa plataforma.

Quem pode usar a Comunidade iFood

Os serviços prestados pela Comunidade iFood estão disponíveis para maiores de 18 anos.

Sobre a sua Conta de Usuário

Ao criar uma conta na Comunidade iFood (a “Conta de Usuário”), nós poderemos coletar algumas informações importantes sobre você.

A conta de Usuário é criada por meio do seu email pessoal e no momento do cadastro são solicitados os seguintes dados:

  • Email que utiliza no iFood
  • Nome de Usuário
  • Nome Completo
  • CPF
  • Data de Nascimento
  • Telefone que utiliza no iFood
  • Comida Favorita
  • Instagram
  • TikTok

Solicitamos esses dados para garantir a integridade do seu cadastro e é sua responsabilidade fornecer os dados corretos e verídicos. A inconsistência destes dados pode acarretar desclassificação nas ações realizadas na Comunidade iFood como: gamificação, ações de incentivo, participação de eventos, etc. e até mesmo a desativação do usuário da Comunidade iFood.

São suas responsabilidades

  1. Manter a confidencialidade e a segurança dos dispositivos utilizados para acesso à sua Conta de Usuário e/ou Comunidade iFood, incluindo seu usuário e senha - essas informações são pessoais e intransferíveis!
  2. Todas as atividades ou ações que ocorram ou sejam tomadas em sua Conta de Usuário;
  3. Manter uma comunicação respeitosa e não agressiva com os membros da Comunidade iFood, sempre zelando pela ética e integridade;
  4. Prestar as informações exigidas com veracidade e exatidão, assumindo a responsabilidade pelo que é fornecido por você durante o uso da Comunidade iFood.

A utilização da Comunidade iFood pressupõe a sua aceitação, compreensão e vinculação a estes Termos. Assim, sempre que você fizer uso de quaisquer serviços, ações e ativações da Comunidade iFood, estará ciente da necessidade de respeitar e seguir todas as regras e obrigações disponíveis nestes Termos.

Caso você não concorde com alguma disposição destes Termos, é recomendado a suspensão imediata do uso da Comunidade iFood e o cancelamento da sua Conta de Usuário na referida plataforma. Você pode realizar essa solicitação diretamente na Comunidade iFood, por meio do passo a passo disponível no tópico 12 (doze) da nossa Declaração de Privacidade dos Usuários.

Informações sobre suspensão e cancelamento da sua Conta de Usuário

O iFood poderá impedir seu cadastramento como Usuário, suspender ou cancelar sua Conta de Usuário em caso de descumprimento dos presentes termos e condições, bem como nas hipóteses previstas nos Termos e Condições de Uso da Plataforma iFood para os usuários. Portanto:

Boas práticas de uso da Comunidade iFood:

  • Evite criar tópicos duplicados: antes de iniciar um novo tópico, verifique se o tema que você deseja discutir já está sendo abordado em outro tópico. Isso mantém a comunidade mais organizada e ajuda as pessoas a encontrar respostas rapidamente. Se for um assunto novo, sinta-se à vontade para iniciar uma nova conversa.
  • Informe qualquer atividade suspeita à equipe iFood: sua colaboração é essencial para manter a ordem e a organização da nossa comunidade. Se você notar qualquer atividade suspeita ou postagem que viole nossas regras, clique no ícone de bandeira “Sinalizar” para reportar o conteúdo. Nossa equipe avaliará a situação e tomará as medidas apropriadas.
  • Não compartilhe dados pessoais: as informações divulgadas na comunidade são acessíveis a outros membros. Portanto, para preservar sua segurança, evite compartilhar dados pessoais, incluindo informações de cartões, renda, endereço, número de telefone, entre outros.

O que é permitido postar:

  • Relatos de experiências vividas com o iFood
  • Recomendação de lojas parceiras
  • Dicas sobre a melhor utilização da plataforma
  • Opinião respeitosa sobre determinado produto ou funcionalidade
  • Sempre cite a fonte original: se você usar conteúdo de outro site (incluindo nossos meios oficiais, como redes sociais e blog), forneça o link de onde encontrou a informação. Isso ajuda a garantir que todos conheçam a origem do conteúdo e evita a propagação de fake news.

O que é NÃO é permitido postar:

  • Postagens comerciais: não é permitido compartilhar promoções, vendas de convites, concursos, spam, anúncios ou propagandas de produtos ou serviços comerciais, bem como direcionar tráfego para outros sites.
  • Postagens que exponham a integridade de outras pessoas
  • Postagens desrespeitosas e/ou criminosas
  • Notícias falsas e informações não verídicas sobre qualquer tema
  • A equipe do iFood reserva-se o direito de deletar qualquer postagem que não cumpra as regras mencionadas ou que considere prejudicial à Comunidade iFood. Em casos extremos, os membros podem ser suspensos ou ter seu nível de engajamento congelado, temporária ou permanentemente, na plataforma.

Benefícios da Comunidade iFood

Para reconhecer e engajar ainda mais nossos clientes, a Comunidade iFood possui uma lógica de gamificação onde as interações e participações valem pontos e emblemas.

Há várias maneiras de aumentar sua pontuação e coleção de emblemas e você pode acompanhar a Tabela de Classificação da Comunidade através da aba “Ranking”. Você pode ganhar pontos por:

  • Indicando e trazendo novas contas de amigos e conhecidos através do seu link para criar contas e interagir conosco

  • Participações em pesquisas da aba “Laboratório”

  • Participações de eventos online e presenciais da aba “Experiências”

  • Por engajamento através de comentários, compartilhamentos e favoritando publicações

  • Acessando todos os dias a Comunidade iFood

  • Por meio dos emblemas que ganha. Você pode conferir seus emblemas na aba “Emblemas”

  • Você também pode ganhar pontos subindo seu perfil de nível. Há 4 níveis de perfis:

  • Nível 1 (critérios)

  • Nível 2 - (critérios)

  • Nível 3 - (critérios)

  • Nível 4 - (critérios)

O que você precisa saber:

A Comunidade iFood NÃO é um canal de atendimento ao cliente para a resolução de problemas decorrentes de compras e pedidos realizados na Plataforma iFood. Por isso sugerimos que utilize nossos canais oficiais de atendimento indicados no site www.ifood.com.br ou no próprio app do iFood, na seção “Ajuda”, para solicitar suporte.

O iFood conta com uma equipe de suporte disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre pronta para atender todos os usuários em qualquer eventualidade que possa ocorrer durante o uso da plataforma. Nosso objetivo é não apenas resolver problemas de maneira rápida e eficiente, mas também oferecer soluções amigáveis. Por esse motivo, demandas encaminhadas na comunidade não serão avaliadas.

Diante disso, Você se compromete a utilizar as ferramentas de suporte disponibilizadas pelo iFood como primeiro meio para a solução de eventuais conflitos em decorrência do uso da Plataforma iFood.

Você também poderá buscar atendimento por meio das plataformas Reclame Aqui e Consumidor.Gov, as quais são disponibilizadas gratuitamente aos consumidores de todo o país com o objetivo de prevenir e reduzir a quantidade de contratempos judicializados.

Código de Ética e Conduta

O iFood está comprometido com a ética e integridade em todos os seus negócios, por isso, te convidamos a acessar nosso Código de Ética e Conduta.

Nele você encontrará informações de como são norteadas as tomadas de decisões do iFood, além de encontrar informações sobre respeito com nossos colaboradores e terceiros, incluindo você, usuário.

Caso você tenha conhecimento de alguma prática que não condiz com os pressupostos listados em nosso Código de Ética e Conduta, Você pode realizar uma denúncia em nosso Canal de Integridade.

Legislação aplicável e Resolução de Conflitos

Estes Termos são regidos e interpretados de acordo com a legislação da República Federativa do Brasil.

O iFood trabalha constantemente para oferecer o melhor serviço possível a Você, fazendo milhares de pessoas felizes. Por isso, em caso de divergências ou conflitos entre Você e o iFood, sugerimos que entre em contato com nossos canais de atendimento existentes em nossa Plataforma iFood para solucionarmos a demanda de forma consensual e amigável. Fica eleito o foro da Comarca do Estado de São Paulo como competente para dirimir eventuais dúvidas, controvérsias e conflitos decorrentes da interpretação e cumprimento destes Termos.

Validade dos Termos e Condições

Caso seja do seu interesse, fica eleito como foro da Comarca e Estado de São Paulo como competente para dirimir eventuais dúvidas, controvérsias e conflitos decorrentes da interpretação e cumprimento destes Termos.

Estes termos poderão sofrer alterações periódicas, seja por questões legais ou estratégicas do iFood, sendo que a versão em vigor será sempre a mais recente.

Fique tranquilo, sempre que estes Termos forem atualizados o iFood informará a você por meio de avisos através da Comunidade iFood.

Se você continuar utilizando a Comunidade iFood após a atualização, entende-se que Você concorda integralmente com os novos Termos para todos os fins legais. Note que a recusa destes Termos e/ou suas atualizações impedirá que você faça uso da Plataforma iFood.