Fala galera, o papo de hoje é sobre comunicação e claro que um assunto como esse merece a presença sempre fundamental de especialistas no assunto, por isso vou chamar o @Ale90 que é um especialista em comunicação em massa e @JuCast uma copywriter (redatora) especialista em textos para divulgação de produtos, serviços, ideias e marcas, para que eles contribuam aqui com a experiência de quem faz da comunicação sua atividade profissional. Um bom comunicador deve transcender ao vocabulário, precisa necessariamente conhecer leis que atuam no setor, entre elas o CDC (Código de defesa do Consumidor) e usar textos claros, objetivos e inteligíveis por qualquer um e não apenas para para um seleto grupo. Evitar o uso de palavras rebuscadas, estrangeirismos e que em sua maioria está sendo usada erroneamente. Exemplos?
Assertividade!
Em 90% dos textos que leio ela vem com a intenção de passar a impressão estar “sserto”(SIC), e NÃO, NÃO E NÂO!!!, assertividade significa NÂO ESTAR EM CIMA DO MURO, significa a habilidade de passar mensagens claras, objetivamente, sem ofensas, esclarecedoras e não que as dezenas X, Y e Z tem maior chance de acertos, até porque se fosse assim, acerto seria escrito com dois esses, sserto?
Existe um universo de cacoetes de linguagem, terríveis e irritantes que nem sempre agrega, só enche de linguiça e por isso a extrema dificuldade em pontuar nas redações do ENEM, só para ilustrar a necessidade de um bom vocabulário.
À nivel de… um modismo sem sentido, com erros ortográficos usadíssimo nas décadas de 80 e 90 para dar um ar intelectual na opinião emitida, inspirada na expressão em inglês “the level off meaning” (nivelar) e em caso de uso, o correto seria em nível de (este assunto é para ser tratado em nível de diretoria).
**Venho por meio dessa (além de ser chavão o correto seria DESTA), por tanto evite, seja assertivo; solicito ao departamento pessoal meu desligamento a partir desta data.
Feed back (alimentar de volta na tradução literal), feed back não é opinião, mas o retorno ao autor com avaliações e sugestões para melhorar sua performance (desempenho)
Estrangeirismos em uma reunião com a diretoria de uma empresa, usei na expressão formatar um processo mais adequado, fui interrompido com sorriso irônico com o questionamento se minha sugestão seria apagar todo processo. Fui obrigado devolver a irônia com outra, dizendo que naquele momento não, mas em um próximo eu iria sugerir a ele a leitura de um dicionário e como sugestão o termo formatar. (*Formatar, dar um novo formato. E não, formatar o disco rígido não tem a função de apagar, mas de re-organizar as trilhas e setores para corrigir erros no disco e por consequência no sistema. Portanto apagar foi consequência e não o objetivo.
Vou encerrar aqui um exemplo interno da confusão que uma comunicação não assertiva causa:
O Doofi nós compramos? Não, nós adquirimos.
Qual a diferença em adquirir e comprar? Comprar subtende transação monetária, gripe você não compra, mas adquire.
Alguém comunicou que a premiação em assistir um vídeo de 20 segundos no Doofi, agora seria bilhetes da sorte sorteados pela roleta para participar da promoção? Não, por isso esse monte de gente dizendo que não deveria ser obrigado comprar algo que não deseja.
Enfim, aguardando ansiosamente a participação de todos e principalmente dos experts (especialistas) no assunto, @Ale90 e @JuCast, bora?