Vamos falar sobre comunicação?


Fala galera, o papo de hoje é sobre comunicação e claro que um assunto como esse merece a presença sempre fundamental de especialistas no assunto, por isso vou chamar o @Ale90 que é um especialista em comunicação em massa e @JuCast uma copywriter (redatora) especialista em textos para divulgação de produtos, serviços, ideias e marcas, para que eles contribuam aqui com a experiência de quem faz da comunicação sua atividade profissional. Um bom comunicador deve transcender ao vocabulário, precisa necessariamente conhecer leis que atuam no setor, entre elas o CDC (Código de defesa do Consumidor) e usar textos claros, objetivos e inteligíveis por qualquer um e não apenas para para um seleto grupo. Evitar o uso de palavras rebuscadas, estrangeirismos e que em sua maioria está sendo usada erroneamente. Exemplos?

Assertividade!

Em 90% dos textos que leio ela vem com a intenção de passar a impressão estar “sserto”(SIC), e NÃO, NÃO E NÂO!!!, assertividade significa NÂO ESTAR EM CIMA DO MURO, significa a habilidade de passar mensagens claras, objetivamente, sem ofensas, esclarecedoras e não que as dezenas X, Y e Z tem maior chance de acertos, até porque se fosse assim, acerto seria escrito com dois esses, sserto?

Existe um universo de cacoetes de linguagem, terríveis e irritantes que nem sempre agrega, só enche de linguiça e por isso a extrema dificuldade em pontuar nas redações do ENEM, só para ilustrar a necessidade de um bom vocabulário.

À nivel de… um modismo sem sentido, com erros ortográficos usadíssimo nas décadas de 80 e 90 para dar um ar intelectual na opinião emitida, inspirada na expressão em inglês “the level off meaning” (nivelar) e em caso de uso, o correto seria em nível de (este assunto é para ser tratado em nível de diretoria).

**Venho por meio dessa (além de ser chavão o correto seria DESTA), por tanto evite, seja assertivo; solicito ao departamento pessoal meu desligamento a partir desta data.

Feed back (alimentar de volta na tradução literal), feed back não é opinião, mas o retorno ao autor com avaliações e sugestões para melhorar sua performance (desempenho)

Estrangeirismos em uma reunião com a diretoria de uma empresa, usei na expressão formatar um processo mais adequado, fui interrompido com sorriso irônico com o questionamento se minha sugestão seria apagar todo processo. Fui obrigado devolver a irônia com outra, dizendo que naquele momento não, mas em um próximo eu iria sugerir a ele a leitura de um dicionário e como sugestão o termo formatar. (*Formatar, dar um novo formato. E não, formatar o disco rígido não tem a função de apagar, mas de re-organizar as trilhas e setores para corrigir erros no disco e por consequência no sistema. Portanto apagar foi consequência e não o objetivo.

Vou encerrar aqui um exemplo interno da confusão que uma comunicação não assertiva causa:

O Doofi nós compramos? Não, nós adquirimos.

Qual a diferença em adquirir e comprar? Comprar subtende transação monetária, gripe você não compra, mas adquire.

Alguém comunicou que a premiação em assistir um vídeo de 20 segundos no Doofi, agora seria bilhetes da sorte sorteados pela roleta para participar da promoção? Não, por isso esse monte de gente dizendo que não deveria ser obrigado comprar algo que não deseja.

Enfim, aguardando ansiosamente a participação de todos e principalmente dos experts (especialistas) no assunto, @Ale90 e @JuCast, bora?

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Ótimo tópico meu amigo

Ótimas referências

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Que honra ser citado para falar de um assunto que eu tanto amo, a comunicação e a forma como a nossa linguagem é interpretada pelas outras pessoas. Como alguém que adora linguística, diria que mais importante do que falar “bem”, é ter a sua mensagem compreendida, sem gerar ruídos ou interpretações dúbias sobre o que foi dito.

Se comunicar é se fazer entender, não importando o nível da linguagem utilizado, pelo contrário, quanto mais simples e direta for a mensagem, mais ela será entendida.

Infelizmente, o iFood tem falhado constantemente nos recados dados, principalmente no que se refere às regras das premiações e a forma como serão distribuídos esses prêmios. Como não faço parte do Doofi, não vi essa última polêmica, mas imagino que mais uma vez a comunicação não foi clara e nem objetiva, como bem pontoou o @LucianoRezende ao longo desse tópico.

Não vou ter a arrogância de dizer que o time da comunicação do iFood é ruim, seria muito pretencioso, mas está claro que precisa haver um alinhamento de como essa comunicação é feita, pois não é bom para a comunidade tantos ruídos, queixas e reclamações todas as semanas, sobre os mais diversos assuntos.

Por fim, concordo com tudo o que foi dito nesse tópico, usar estrangeirismos e palavras rebuscadas, sem saber o real significado delas, só torna o texto arrogante e chato, um processo do Direito, com todo o respeito para quem é advogado, hehehehehehhe…

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Mas é pura verdade,

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Comentário certeiro, e, sério não ofende os Advogados. Texto no Brasil tem que ser redigido em Português, e, tem ató um vicio de linguagem que é exatamente o estrangeirismo , mas usa-se lacuna para em não sabendo o termo em Português se valer do uso da palavra em outro idioma

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Caso típico do menos é mais, né @Ale90?

Sendo breve, há três atividades para receber doofis, entre elas assitir um vídeo de 30 segundos para receber 30 Doofis que representa um crédito de R$ 0,30, mas agora a premiação é uma roleta que premia com até 03 bilhetes para participar de sorteios semanais, concorrendo ao prêmio R$ 500,00 e um ao final da etapa de R$ 40.000,00, detalhe que os bilhetes são comprados por R$ 0,50 cada, o que na prática então aumentou o valor da premiação do vídeo em no mínimo R$ 0,20.

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Até onde eu sei, o Doofi segue em fase de testes, tanto que ainda não foi liberado para todos…
Assim sendo, não vejo o porque de a cada modificação ser emitida comunicação a respeito…
O que aconteceu foi a simples troca do prêmio oferecido na aba assistir videos, ou seja, ao invés de doofis, bilhetes… as outras duas continuam disponibilizando os doofis…
Não gostaram da troca? Ok, não deixa de ser um direito mas, entendo que a escolha dos prêmios é uma prerrogativa do responsável pela funcionalidade, uma ação absolutamente normal, assim como quem escolhe os mimos que vêm nas caixinhas é o setor responsável por elas…
Por fim, poderia se falar em compra obrigatória se você continuasse a receber os doofis mas não pudesse mais resgatá-los, só sendo possível trocá-los pelos bilhetes…

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Uma mudança simples é,se tem 6 espaços para prêmios é só reservar 3 pro bilhete e os outros 3 ficam com moedas Doofi, assim seria mais na sorte,pq quando se ve a roleta é óbvio que vc vai ganhar bilhete,ou era mais fácil deixar só bilhete então né ja que seria um incentivo pra galera participar e concorrer aos prêmios.

Outra coisa e deixar como estava,e abrir mais uma missão diária de girar a roleta e assim girar a roleta 1 vez por dia.

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Ok

Mas com esta mudança no caso espefico nos videos … a roleta se tornou obrigatória. Pode ganhar moeda ou ticket…

Capaz até na opção de 30 moedas ganhar um bilhete… Não sei se já ocorreu isso, mas tudo é possível.

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Ninguém comunicou.

Ah, mas o Doofi está em fases de testes desde setembro, sei lá quando foi colocado, rsrs. Mas essa funcionalidade foi colocada agora, sem aviso algum para os clientes…

Ah, mas é um “ganho a mais”, certo, mas custa informar ou pelo menos dar a opção de querer ou não?!

É mais ou menos por aí, e o @ifood infelizmente não vê por esse lado, aliás: nunca viu.

Já falei das gamificações, vou nem citar novamente, eu sou crítico… Mas crítico pq quero ver a melhora.


E pior: lançaram cheio de bugs.

Pessoas que ganharam 3 cupons, a princípio, mas que só chegou realmente no sistema, apenas 1.

Então antes de lançar algo, tem que haver o teste, quem garante que as pessoas que tiraram 2 ou 3 bilhetes irão ganhar depois esses bilhetes?!

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Dar uma satisfação ao cliente não fere ou altera a prerrogativa, mas é uma questão de respeito ao consumidor.

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Mas amigo, os doofis, no caso, então, eram obrigatórios?
Eles não pode mudar a categoria de prêmios? É sobre isso que estou falando

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Limite de crédito em cartão é da liberalidade da instituição financeira, pode a qualquer momento aumentar ou reduzir. Se reduzissem seu limite sem prévio aviso, iria achar isso normal, afinal é uma questão prerrogativa do banco?

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Podee mudar somente mediante aviso

Doofis era certo, já os prêmios no sorteio não são

A forma como foi feita foi totalmente errada

Muitos vão acabar não assistimdo o video

O doofi teria como finalidade juntar moedas e não o sorteio

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Se fosse uma coisa definitiva, concordo plenamente…mas não é…
Depois, não vejo prejuízo ao consumidor, pois ele continua sendo recompensado, apenas de forma diferente…
O desenvolvimento de uma funcionalidade ou aplicativa demanda muitas etapas e teste…se tudo for consultado acaba ficando inviável ao meu ver

Onde está dizendo que a finalidade dele é essa?? Ele está em teste…
Aviso seria bem vindo se fosse definitivo

Concordo, o que também seria um ato meio esquisito, uma forma de protesto esvaziada e a perda da chance de capitalizar um pêmio mínimo de R$ 500,00 ou até a chance de levantar R$ 40.000,00.

Acho normal sim! Inclusive já aconteceu comigo!

Pois é…