Começou mais uma temporada de Masterchef e a prova que mais gosto e acho importante ter é a caixa misteriosa de sobras dos alimentos. Então vim falar sobre
Aproveitar integralmente os ingredientes contribui para reduzir o impacto ambiental, diminuir o lixo orgânico e promover uma cozinha mais sustentável e consciente. Além disso, muitas partes dos alimentos que normalmente são descartadas como talos de couve, cascas de banana e de maça ou sementes de abóbora são ricas em fibras, vitaminas e minerais e podem ser transformadas em pratos gostosos e nutritivos.
Sabemos que a criatividade na cozinha é infinita, e pequenas mudanças podem transformar um ingrediente “sem graça” em uma refeição deliciosa e surpreendente. E o melhor: ainda ajuda no bolso e evita desperdícios desnecessários no dia a dia.
Alguns exemplos:
Cascas de maçã e banana podem virar doces e geleias deliciosos
Cascas de verduras podem virar um petisco crocante
Sobras de pão podem virar farinha de rosca, e até mesmo um belo pudim
Talos e cascas das verduras podem ser adicionados em sopas, refogados ou até mesmo em uma torta bem temperadinha
Outra dica legal é aproveitar a água do cozimento dos legumes como base para caldos e risotos — além de saborosa, ela é cheia de nutrientes!
Você já criou algum prato com sobras de alimentos? Tem alguma dica boa para armazenar as frutas e verduras pra durar mais tempo? Vamos trocar ideias e receitas sustentáveis por aqui!
Ah, e no blog do iFood tem várias dicas interessantes sobre esse assunto também: