Transformando sobras em Sabor

Começou mais uma temporada de Masterchef :heart: e a prova que mais gosto e acho importante ter é a caixa misteriosa de sobras dos alimentos. Então vim falar sobre :relieved_face:
Aproveitar integralmente os ingredientes contribui para reduzir o impacto ambiental, diminuir o lixo orgânico e promover uma cozinha mais sustentável e consciente. Além disso, muitas partes dos alimentos que normalmente são descartadas como talos de couve, cascas de banana e de maça ou sementes de abóbora são ricas em fibras, vitaminas e minerais e podem ser transformadas em pratos gostosos e nutritivos.
Sabemos que a criatividade na cozinha é infinita, e pequenas mudanças podem transformar um ingrediente “sem graça” em uma refeição deliciosa e surpreendente. :sparkles: E o melhor: ainda ajuda no bolso e evita desperdícios desnecessários no dia a dia.
Alguns exemplos:
:red_apple: Cascas de maçã e banana podem virar doces e geleias deliciosos :face_savoring_food:
:carrot: Cascas de verduras podem virar um petisco crocante
:bread: Sobras de pão podem virar farinha de rosca, e até mesmo um belo pudim :drooling_face:
:herb: Talos e cascas das verduras podem ser adicionados em sopas, refogados ou até mesmo em uma torta bem temperadinha

Outra dica legal é aproveitar a água do cozimento dos legumes como base para caldos e risotos — além de saborosa, ela é cheia de nutrientes!

Você já criou algum prato com sobras de alimentos? Tem alguma dica boa para armazenar as frutas e verduras pra durar mais tempo? Vamos trocar ideias e receitas sustentáveis por aqui! :seedling::green_heart:

Ah, e no blog do iFood tem várias dicas interessantes sobre esse assunto também:

56 curtidas

Parabéns pela ideia e iniciativa incrível de tópico, viu! Optar por reaproveitar é mais do que economia, é ter criatividade pura dentro da cozinha, além de ser sustentável e o planeta agradece muito! :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth::smiling_face::globe_showing_americas:

Por aqui quando sobra muito pão e sabemos que tem uma grande chance de perder cortamos em rodelas, colocamos recheio como queijos, presuntos, orégano, manteiga e leva pro forno para não desperdiçar o pão, junto qualquer outro ingrediente que esteja vencendo.

Fica bem gostoso e não dura nem uma tarde porque como quase tudo e o pessoal em casa também, meu pai é quem mais incentiva a fazermos isso sempre.

31 curtidas

Vê sô, @Pauloandre @imthehell @Lidyy @Edla.Lima @Erikaa @Vivi @Macsp @Kelen @Fernandadlimaa @b_riib

34 curtidas

Nossa que delícia :drooling_face: por aqui coloco presunto também fica maravilhoso
Uma receita ótima afinal pão é fácil das pessoas jogar fora facilmente

16 curtidas

Difícil é não comer todos os pães já que até os que era para usar no dia a dia também vai junto de tão bom que fica, céu é o limite :joy:

16 curtidas

Quando as bananas estão bem madurinha
Faço panqueca, fica perfeita

Vou deixar a receita para quem quiser testar :grinning_face_with_smiling_eyes:
1 banana madura amassada
1 ovo
2 colheres de sopa de aveia ou farinha de trigo
Canela a gosto

13 curtidas

Bom que não enjoa, sempre pode mudar o recheio :drooling_face::joy:

11 curtidas

Óia vou fazer!! Tem umas 5 bananas aqui em casa que estão maduras até demais e ninguém tá comendo, coloquei até na geladeira pra não perder :writing_hand:t4:

13 curtidas

Bem fácil essa em :drooling_face:
Meu filho ama panqueca vou fazer pra ele depois posto a foto
Se der certo kkkk

11 curtidas

Obrigada por marcar @ranielreis :star_struck::raising_hands:t4:

8 curtidas

Que tópico lindo e gostoso @FernandaEste :smiling_face_with_three_hearts::face_savoring_food:
Eu tento aproveitar o maximo que posso e pode dos alimentos
Levo isso p/ minha família :smiling_face_with_three_hearts:

10 curtidas

Posta sim :blush:

5 curtidas

Eu faço essa tb
Eu adoro :face_savoring_food::face_savoring_food:

8 curtidas

Tem que postar as falhas também kkkkkkkkkkk

9 curtidas

Nada melhor que passar esses ensinamentos pro próximo, o mundo agradece sempre :globe_showing_americas::relieved_face: (minhas curtidas acabaram logo cedo)

9 curtidas

Um recheio que um dia quero experimentar é carne moída se fica bom, mas provavelmente fica :drooling_face:

8 curtidas

Verdade em , ficavo aprendizado :joy:

6 curtidas

Sou sempre a favor do movimento postar dando certo ou até errado, pelo menos quem tá vendo vai saber como não fazer e evitar erro :joy::joy:

7 curtidas

Só esse tópico mesmo para eu escrever.

Perfeitooooo!!!

O pão “dormiu”? Faz torrada.

O arroz tá na geladeira? Faz uma “arrozada” com frango, e por aí vai. O que não dá pra fazer é jogar fora, isso não.

O tomate amadureceu, não dá para usar na salada? Usa no tempero da comida!

topconteudo

Não recebi meu cupom de ontem. @arianeq @Are

13 curtidas

Sempre faço isso! Adoro talo de salsinha na sopa, sempre deixo congelado pra depois usar :heart:

15 curtidas