Setembro: O Mês do Caruru de São Cosme e Damião!

Setembro é um mês especial na Bahia, marcado pela celebração do Caruru de São Cosme e Damião. Esta tradição, que mistura elementos do catolicismo e do candomblé, foi recentemente reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia.

:curry: O que é o Caruru de São Cosme e Damião?

O caruru é um prato típico feito com quiabo, camarão seco, azeite de dendê e temperos variados. Tradicionalmente, ele é servido primeiro às crianças, em uma celebração conhecida como “caruru de sete meninos”. Após as crianças, os adultos são convidados a participar da refeição.

:confetti_ball: A Celebração

Durante o mês de setembro, baianos de diversas localidades preparam e oferecem o caruru em homenagem a São Cosme e São Damião, santos gêmeos que, no sincretismo religioso, são associados aos Ibejis (Erês) do candomblé. A festa é uma oportunidade de reunir a família e a comunidade, celebrar a fé e compartilhar uma refeição deliciosa.

:mag: Curiosidades

• Patrimônio Imaterial: Em 2024, o Caruru de São Cosme e Damião foi oficialmente reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia, destacando sua importância cultural e histórica.
  • Quiabo Inteiro: Segundo a tradição, quem encontrar um quiabo inteiro no prato deve oferecer um caruru completo no próximo ano.

:thinking: Por que Participar?

Participar dessa celebração é uma maneira de vivenciar a rica cultura baiana, fortalecer os laços comunitários e desfrutar de uma culinária única e saborosa. Se você estiver na Bahia em setembro, não perca a oportunidade de experimentar o caruru e se envolver nessa tradição encantadora.

Você já participou de um Caruru de São Cosme e Damião?
Gostou de saber um pouco mais da cultura baiana?

14 curtidas

Que maneiro, não sabia disso
Aqui no RJ é destruição de doces,festas

4 curtidas

Gostei sim!!! Tradição encantadora.

2 curtidas

Que legal amo essas tradições :smiling_face_with_three_hearts: aqui em sp as pessoas destruiu doces para as crianças eu mesmo sempre aproveitava :yum:

4 curtidas

Interessante, não conhecia

4 curtidas

Adorava pegar doces no dia de São Cosme e Damião :laughing:

6 curtidas

Eu vou participar de um eu amoooooo

4 curtidas

É muito legal, adoro quando sou convidada para os carurus, só fico torcendo pra não pegar o quiabo inteiro, pq quem pega tem que dá um caruru no ano seguinte. kkkkk’

Aqui tb tem a distribuição de doces

5 curtidas

Minha mãe é evangélica, ai ela não deixava a gente comer quando era criança. kkkkk’ Eu fica cheia de inveja das crianças se acabando nos doces.

6 curtidas

É muito bem, né? Tenho um amigo que sempre dá, eu sempre vou pro dele. É muito bom, adoro.

2 curtidas

@Erikaa minha família tbm mas eu pegava assim mesmo tava nem aí :joy:

5 curtidas

kkkkkkk’ era mais esperto que eu

4 curtidas

O fora da lei da família :joy:

3 curtidas

Que legal, nunca participei, mas é muito comum por aqui, acho muito legal.

2 curtidas

Verdade, era a melhor época quando era criança rs pena que hoje em dia já está diferente.
Lembro de ter varias festinhas nas ruas, pessoas passando entregando Doce.
Aqui onde eu só tem uma rua que até hoje tem festa para as crianças.

1 curtida

Caramba, eu nao conhecia essa tradição, onde moro a tradição é a distribuição de doces, e que nos ultimos anos ela tem se enfraquecido bastante.
Bem triste, pq todo ano procuro por um docinho e nao encontro. (Docinho de sao cosme damiao tem um sabor especial de nostalgia kkk)

1 curtida

Amava pegar os doces que as vizinha davam quando criança rsrs agora não vejo mais

Eu adoro caruru!! Sempre que vou à Bahia não deixo de experimentar