Vocês sabiam que através da Lei Nº 6638 de 18 de Dezembro de 2013, foi instituído o Dia Estadual da Feijoada Carioca?
Pois é, o Governador na época tombou esse prato originário do século XIV e que foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro através dessa lei.
Todos nós sabemos que a feijoada é um prato que faz parte da gastronomia brasileira. Sendo que a sua versão carioca é uma das mais conhecidas e apreciadas e é vista como uma referência cultural local.
O prato é composto por feijão preto, com algumas partes da carne de boi e de porco, acompanhados por arroz, farofa, uma couvinha refogadinha e muitas das vezes acompanhada por caipirinha.
Receita da Feijoada Carioca
- 1 kg de feijão preto
- ½ kg de carne seca
- ½ kg de lombo de porco defumado
- ½ ponta de agulha fresca
- ½ kg de costela de porco
- língua de boi defumada
- 100g de paio, bacon
- 200g de linguíça portuguesa defumada
- orelha, rabo e pé de porco, salgados,
- 1 colher de sopa de banha ou óleo
- 2 cebolas
- 1 cabeça de alho
- sal se necessário
- 3 folhas de louro
- pimenta dedo de moça
- 2 laranjas
Deixar de molho na água, a carne seca e as outras carnes de porco salgadas, na geladeira, no mínimo por por 24 horas e o feijão de um dia para o outro. Trocar a água, à cada 6 horas. Lavar e escorrer bem as carnes para as dessalgar e aferventá-las, misturadas com o bacon, a língua e 2 laranjas com a casca cortadas ao meio, por 20 minutos. Jogar fora essa água gordurosa e as laranjas. Juntar o feijão, cobrir tudo com água limpa e cozinhar por tês horas. Acrescentar então, o paio, a linguiça, o lombo de porco defumado e as folhas de louro e os demais temperos e deixar cozinhar por mais uma hora.
Preparar o tempero da feijoada, em outra panela, fazendo um refogado com óleo, cebola e alho picado, juntar a pimenta picada. Adicionar uma concha de feijão e deixar cozinhar, até pegar gosto. Voltar com esse tempero para a panela da feijoada e cozinhar por mais alguns instantes apurando bem o tempero e se necessário, ajustar o sal.
Servir com arroz branco, couve à mineira, farinha de mandioca e molho de pimenta. Acompanha laranjas descascadas e caipirinha de cachaça e limao…
MOLHO de PIMENTA
Esmagar 1 pimenta – malagueta com sal, alho socado, cebolinha cortada em rodelas, caldo de limão e um pouco de caldo de feijão.
E vocês já se deliciaram com uma boa feijoada carioca?
Sabiam que ele é um patrimônio cultural do Rio de Janeiro?