Dia de São Cosme e Damião: Celebrando a Saúde e a Comunidade!

Hoje, 26 de setembro, celebramos o Dia de São Cosme e Damião, os gêmeos padroeiros dos médicos e da saúde.
Originários do século III, esses irmãos são venerados por sua dedicação ao cuidado e à cura dos doentes, realizando milagres de compaixão e generosidade.

A História dos Santos:

São Cosme e Damião nasceram na Cilícia (atual Turquia) e se tornaram médicos, praticando a medicina sem cobrar por seus serviços. Eles acreditavam que a saúde era um direito de todos, independentemente de condições financeiras. Sua vida de altruísmo e serviço ao próximo os tornou símbolos da solidariedade e do amor ao próximo.

Celebrações e Tradições:

Em várias comunidades, especialmente no Brasil, o Dia de São Cosme e Damião é marcado por festas vibrantes. É comum a distribuição de doces, como balas, pirulitos e, em algumas regiões, até mesmo bolos, simbolizando a partilha e a união entre amigos e familiares. Essas celebrações reúnem pessoas de todas as idades, promovendo um espírito de confraternização e alegria.

Reflexão e Conscientização:

Além de ser uma data de festividade, o dia nos convida a refletir sobre a importância da saúde e do cuidado com os outros. É uma oportunidade para nos inspirarmos no exemplo dos santos e adotarmos atitudes solidárias em nosso cotidiano. Que possamos valorizar a saúde, o bem-estar e a empatia, buscando sempre ajudar aqueles que nos rodeiam.

Neste Dia de São Cosme e Damião, vamos celebrar não apenas a saúde física, mas também a saúde emocional e espiritual, promovendo um ambiente de carinho e respeito em nossas comunidades.

29 curtidas

Quando criança era muito comum ver a distribuição de doces, eu pegava vários. Hoje praticamente não vejo mais a distribuição .

8 curtidas

Eu amooooo, quando era pequena achava que o mundo comemorava meu aniversario, pq eu saia na rua e ganhava doces de um monte de gente kkkkkkk! Melhor coisa fazer aniversario no mesmo dia que comemora Cosme e Damião, até hoje pego todos os doces, meus vizinhos até vem me trazer. Não sou de religião que acredita em santos e nem da que comemora, mas respeito todas!

10 curtidas

@Vanessahq nossa, aqui no meu bairro tem distribuição no dia 26 e 27, eu amo.

7 curtidas

Aaaa parabéns pelo seu dia. Muita saúde , paz e docinhos 🫶🏻🫶🏻

5 curtidas

Como vivi muito bem essa tradição deles, certamente o o meu eu anterior estaria mais tarde pelas ruas da vizinhança indo pegar os pacotes de doces com os amigos. Aliás, minha tia distribuí os pacotinhos com guloseimas mais algumas coisas a mais pro pessoal.

Amém e viva São Cosme e Damião :tada:🫶🏽

6 curtidas

Uma curiosidade na tradição católica a festa de São Cosme e Damião é celebrada todos os anos no dia 27 de setembro. É a data em que, segundo a igreja católica, morreram os irmãos gêmeos.

9 curtidas

Muito obrigadaaaaa :heart_eyes: :heart_eyes:

6 curtidas

Eu gostava de ir as ruas atrás dos doces, como eu sempre fui a mais velha acabava ficando responsável em olhar os pequenos então volta vamos cheias de doces para casa. Ao ponto da minha mãe @Neusimar separar vasilhas para guardar os doces que eu e minha irmã @Francianedias pegava rs

8 curtidas

E parabéns pelo seu dia de hoje :bouquet:

5 curtidas

Por cá também, tem pessoas que distribuem nestes dois dias. Ainda vejo algumas fazendo está ação. Ainda bem que elas mantém a tradição viva.

4 curtidas

Muito Obrigadaaaa @rafadias :smiling_face_with_three_hearts:

5 curtidas

Aqui no bairro tem muito idoso, eu acho fofo eles mantendo a tradição, antes saiam de carro distribuindo, hoje muitos ficam no portão entregando pras crianças que passam indo pra escola.

6 curtidas

São duas datas que movimentam mesmo as ruas dos bairros, é um tumulto de pais e crianças querendo pegar os brindes. Aqui a distribuição ocorreram nas portas mesmo, formam aquela fila nas casas e vão pegando. Mais tarde vou ficar atento nas ruas pra ver se encontro algum ponto da tradição, só por curiosidade kkkkk. Por sinal, se tiver por aí, algum vizinho já vai dar o seu presente sem saber, hahaha.

5 curtidas

Vdd eu sempre pegava doces hj em dia não vejo tanto igual antes mas ainda tem pessoal que distribui acho lindo :heart_eyes:

6 curtidas

Ja peguei muito doce com as minhas primas quando criança, era super divertido, saudades dessa epoca. Antigamente davam muito, eu toda hora parava pra pegar, hoje em dia quase não vejo mais distribuição de doces.

5 curtidas

Quando vejo esse dia me lembro das balas que distribuiam antigamente, mas nunca mais vi :smiling_face_with_tear:

5 curtidas

Que saudade desse tempo, pegávamos muitos doces, infelizmente hoje nao tem mais

4 curtidas

Quando criança aproveitava pra pegar os saquinhos :heart_eyes:

4 curtidas

Verdade está .mudando. aqui no bairro ainda tem gente passando para dar doce, mas nem se compara eu saia para rua e voltava para casa cheia de doce, varios vizinhao por perto davam doce, lembro que tinha até filas em algumas casas.

5 curtidas