Fala galera, chegou a época dos pinhões ou pinha, conforme a região é chamado de um jeito, mas o que importa é que chegou a época dessa delícia. Não são todos os Estados que tem essa tradição de consumo, minha filha está com dificuldades de encontrar em Minas e está tendo que explicar o que é e como como, daí veio a curiosidade de vir aqui peguntar, vocês tem esse hábito e de onde vocês são, pra gente poder saber o quanto esse alimento é difundido e quais são as receitas, o que é o melhor.
Eu, prefiro ele só cozido na casca com sal e com as pontinhas cortadas para facilitar na hora de descascar para comer, o que eu faço com a ajuda de uma faquinha. Minha esposa morde os fundos do pinhão, descasca mais rápido, mas não é a melhor maneira de descobrir que o pinão “não tá legal”.
Pra quem não conhece ou não tem o hábito de comer pinhão, vai aí algumas informações e dicas:
O pinhão é a semente da araucária, árvore nativa do sul do Brasil, muito apreciada na alimentação por seu sabor e valor nutricional. É um alimento típico da região, especialmente durante o inverno, e pode ser consumido cozido, assado ou adicionado em diversas preparações.
Características do pinhão:
Origem: Semente da araucária (Araucaria angustifolia), árvore típica do sul do Brasil.
Consumo: Cozido, assado ou adicionado em receitas, como farofas, sopas e doces.
Valor nutricional: Rico em carboidratos complexos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Saúde: Contribui para a redução da pressão arterial, ajuda no sistema digestivo e pode ser um alimento benéfico para a saúde cardiovascular.
Cultura: Tem uma forte conexão com tribos indígenas e é um alimento tradicional do sul do Brasil, especialmente durante o inverno.
Curiosidades:
A pinha, que é o fruto da araucária, contém os pinhões.
O pinhão pode ser armazenado por cerca de 30 dias na geladeira e até três anos congelado.
Existem diferentes formas de preparar e consumir o pinhão, como cozido, assado, em farofas, sopas e doces.
É importante saber identificar o ponto de maturação dos pinhões para garantir que sejam colhidos no momento certo.
Amo pinhão, melhor parte do inverno curitibano aqui pra mim
Gosto de várias formas de preparo, dá até pra jogar nas brasas da fogueira quando tem alguma em festa junina
Ingredientes:
300 g de pinhão;
100 g de lombo suíno;
100 g de alcatra;
100 g de peito de frango;
100 g de bacon;
1 linguiça calabresa;
1 pimentão verde;
1 pimentão amarelo;
1 pimentão vermelho;
2 cebolas médias;
2 cenouras médias;
2 tomates italianos;
1 cabeça de brócolis;
Pão francês para servir.
Modo de Preparo:
Preparação inicial
Corte todos os ingredientes em cubos pequenos para facilitar o cozimento e a distribuição uniforme dos sabores.
Cozinhar o pinhão
Comece pelo pinhão, já que este é o ingrediente que leva mais tempo para ficar pronto. Cozinhe em água fervente até que esteja macio, depois descasque e reserve.
Fritar as carnes
Frite o bacon e a calabresa primeiro. A gordura liberada por eles será usada para fritar os demais tipos de carne;
Frite o lombo, a alcatra e o peito de frango em sequência. É importante fritar cada tipo de carne separadamente para garantir o ponto ideal de cada uma;
Tempere cada tipo de carne à medida que as coloca na panela;
Após fritá-las, reserve as carnes já prontas em uma travessa.
Refogar os vegetais
Na mesma panela, adicione os vegetais picados: pimentões, cebolas, cenouras, tomates e brócolis;
Volte as carnes para a panela e adicione o pinhão;
Refogue tudo junto, permitindo que os vegetais cozinhem com a água liberada. Se necessário, adicione um pouco de água para evitar que seque antes dos vegetais estarem cozidos.
Ajustar temperos
Prove e ajuste o tempero conforme necessário, adicionando condimentos de sua preferência.
Servir
Sirva o entrevero de pinhão quente, acompanhado de pão francês, ideal para absorver os sucos e sabores ricos do prato.
Este prato é uma excelente escolha para um almoço ou jantar especial, trazendo um pouco da culinária tradicional do Brasil diretamente para sua mesa.
Em Minas raridade encontrar ou mesmo conhecer quem já experimentou, eu sou uma delas nunca nem vi.
Imagino mesmo a dificuldade da sua filha nessa busca por aqui.
Seria tipo uma castanha de caju em termos de sabor?