1. Como funciona a compra de medicamentos agonistas GLP-1 pelo iFood?
A dispensação desses medicamentos é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alterou o processo para venda de medicamentos agonistas GLP-1.
A partir de 23 de junho de 2025, a compra só será permitida com a retenção da receita médica pela farmácia.
No iFood, a venda é realizada por uma farmácia parceira e intermediada pelo aplicativo. Para confirmação da compra via marketplace iFood, será necessário:
-
Possuir uma receita médica digital válida;
-
Informar os dados da receita médica digital no app iFood.
Os dados serão encaminhados à farmácia parceira, que fará a validação por meio do farmacêutico responsável.
O iFood esclarece que atua apenas como intermediador da compra e não tem acesso a quaisquer dados da receita médica digital. Seu papel é unicamente disponibilizar a tecnologia para que a farmácia parceira responsável possa acessar a receita médica digital e realizar a validação por meio do farmacêutico responsável, de acordo com as normas estabelecidas pela Anvisa.
2. Quais são os dados necessários para validação da receita digital? Posso anexar a receita médica como imagem ou usar uma receita física?
Para validação da receita digital pelo farmacêutico, será necessário informar:
-
Nome completo;
-
Data de nascimento;
-
Código da receita;
-
Nome do médico que prescreveu a medicação;
-
Número de registro profissional do Conselho Regional de Medicina (CRM);
-
Senha de acesso (se houver).
Dada a necessidade desses dados, somente receitas digitais com código de validação são aceitas.
Não é possível submeter imagens ou documentos no app para compra do item — o processo é feito apenas por meio do preenchimento manual dos dados no app iFood.
3. O que acontece se eu preencher os dados incorretamente?
A farmácia parceira validará a receita digital com base nos dados informados pelo cliente.
-
Caso os dados não permitam a validação da receita pelo farmacêutico, o pedido será cancelado.
-
Se houver erro em apenas um item, apenas esse item será cancelado e os demais serão entregues normalmente.
-
Se o problema afetar todo o pedido (por exemplo, quando uma única receita é utilizada para todos os itens), o cancelamento será total.
Em qualquer situação, o cliente será avisado.
4. Quanto tempo leva para validar minha receita?
Assim que a farmácia parceira recebe o pedido, o farmacêutico responsável iniciará a validação da receita digital.
O prazo pode variar conforme a farmácia parceira, e o cliente será notificado pelo iFood em caso de aceite ou cancelamento.
5. E se meu pedido for cancelado, recebo o reembolso? Como será feito?
Sim. Caso o pedido seja cancelado por divergência na receita, o valor pago será estornado.
O estorno será realizado de acordo com a forma de pagamento utilizada. Se você tiver saldo iFood ativo, o valor poderá ser devolvido diretamente nele.
6. Tenho dúvidas sobre a receita médica digital. Com quem posso falar?
As dúvidas sobre a prescrição devem ser esclarecidas com o profissional de saúde que emitiu a receita.
O iFood não pode oferecer orientações sobre o conteúdo médico.
7. Por que não encontro o medicamento em todas as farmácias no iFood?
Apenas farmácias parceiras habilitadas para vender medicamentos com receita digital podem disponibilizar esse produto no marketplace.