Pedido mínimo é ilegal - artigo 39, inciso I do CDC

Outro dia alguém postou irritado com razão que o pedido mínimo era R$ 20,00 e a promoção era de R$ 19,99. Fiquei de pesquisar a legalidade disso e acabei esquecendo, mas agora fui fazer um pedido e de novo a pegadinha do malandro.

Pois bem, há pouco mais de dois meses o i-Food foi multado em Varginha em R$ 400.000,00 por essa prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor

E o que diz o CDC?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a imposição de um pedido mínimo para compras no iFood é considerada ilegal, abusiva e imoral:

• O artigo 39, inciso I do CDC proíbe que os fornecedores imponham limites quantitativos na venda de produtos e serviços.
  • O artigo 38, inciso I do CDC proíbe a venda casada, que é a prática de condicionar o fornecimento de um produto ou serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço.
  • Exigir um pedido mínimo gera vantagem excessiva ao fornecedor, pois obriga o consumidor a consumir mais do que precisa para realizar o pedido.
  • A exigência de pedido mínimo para aproveitar ofertas é considerada venda casada.

Caso o consumidor se depare com uma situação de pedido mínimo, pode tentar um diálogo amigável com o estabelecimento e denunciar a prática no Procon

Link da reportagem sobre a autuação de R$ 400.000,00:

20 curtidas

Pois é isso ai é para o PROCON
Quem dá a multa é a defesa do consumidor.

3 curtidas

Exato e pelo porte da empresa já tascaram logo 400 contos.

1 curtida

De umas 30 lojas no ifood aqui na minha cidade 25 tem pedido mínimo :person_facepalming:
Supermercados só acima de R$80

2 curtidas

Me lembro sim desse comentário falando da promoção e do pedido mínimo. E, às vezes, temos que pagar uma taxa de 0,99 por ser menos do que um valor X.

3 curtidas

Caramba. Aqui no Rio os mercados operam com pedido mimo de 30 Reais.

1 curtida

entao a pratica errada e da parte do restaurante nao do ifood? mercados por exemplo pelo menos aqui sempre tem pedido minimos de 200 reais pra cima se for coisas basicas nem da ( e se for do estabelecimento pq o ifood permite estabelecer valor minimo?)

3 curtidas

Era pra ter uma aba no ifood para denunciar igual tem aqui na comunidade

2 curtidas

Algumas lojas agem de má fé

1 curtida

Concordo, o aplicativo não pode permitir ações ilegais, promoções enganosas.

Tem até um botão para denunciar item, mas é sobre produtos ilegais.

3 curtidas

Então, depois de uma multa de R$ 400.000,00, não dá pra dizer que nãosabem e não viram, né?

1 curtida

Isso mesmo! Já deveriam ter revisto isso então, né?

1 curtida

Já deixei de comprar em várias lojas que tem essa palhaçada, pedido mínimo 40 e o produto 39,99 ódio

2 curtidas

ent kkkkk, vc viu tbm a outra recente agora aonde o ifood esta sendo multado em 10 milhoes?

3 curtidas

Também aconteceu comigo algumas vezes, aí tenho que comprar o" guaraná natural ". Kkkkkk

1 curtida

Senão me engano o valor de R$ 0,99 é para ser pago em pedidos abaixo de R$ 35,00 reais. (Isso se não aumentou)*

Todas as lojas que vejo, tem pedido mínimo. É raríssimo, nos dias de hoje, um estabelecimento sem pedido mínimo!

2 curtidas

Sim e não foi só essa condenação, jogando a expressão no Google tem várias condenações.

Eu também não compro, me nego.

Essa não vi não.

Eu não compro, acho uma sacanagem.

Então, o jeito é printar e abrir um protocolo no PROCON.

1 curtida

Tomara que acabe isso de vez, tds as lojas aqui perto tem esse valor minimo, e é sempre mt alto, tem loja que o minimo chega a ser 50, é um absurdo, nunca vi uma loja sem minimo

2 curtidas

esse e meio contraditorio e ainda ta em tramite kkkkkk, resumindo e por nao reconhecer o vínculo empregatício dos entregadores da plataforma mas acho que o ifood nesse caso esta certo, e ele vai recorrer tambem, ja que nenhuma outra empresa faz isso e digamos doidera pedir isso apenas do ifood

Cabe à nós fazer as denúncias no PROCON.

1 curtida