🥚 Ovo: o Pequeno Gigante da Nutrição

1. Versatilidade Infinita

O ovo pode ser cozido, frito, mexido, pochê, omelete, assado, em conserva… e até cru (na maionese caseira ou em receitas fitness).

Em muitas cozinhas, é chamado de “coringa culinário”, porque se adapta a qualquer receita.

2. Benefícios Nutricionais

Riquíssimo em proteína completa, contendo todos os aminoácidos essenciais.

Fonte de colina, substância importante para o cérebro e a memória.

Contém vitamina D, rara em alimentos naturais.

Possui antioxidantes como luteína e zeaxantina, que protegem a visão.

3. Segredos da Casca

A cor da casca (branca ou marrom) não altera o sabor nem os nutrientes: depende apenas da raça da galinha.

Existe até ovo azul ou esverdeado, de galinhas de raças exóticas, como a Araucana.

4. Curiosidades de Preparos

Cozido: se for cozido por 7 minutos, fica com a gema cremosa; mais de 10 minutos pode formar aquela borda esverdeada (enxofre reagindo com ferro).

Frito: gema mole é paixão mundial, mas em alguns países é quase “crime” comer a gema dura.

Mexido: os chefs dizem que o segredo é fogo baixo e mexer devagar para ficar cremoso.

5. História e Cultura

O ovo é símbolo de vida e renascimento em várias culturas.

Na Páscoa, virou tradição pintá-los e, depois, surgiu a versão de chocolate.

No Japão, existe o ovo preto de Owakudani, cozido em águas termais vulcânicas — acredita-se que comer um aumenta a vida em 7 anos!

6. Curiosidades Científicas

Um ovo médio tem cerca de 6 a 7g de proteína.

A gema concentra quase todas as vitaminas e minerais, enquanto a clara é pura proteína.

Guardar ovo na porta da geladeira faz ele estragar mais rápido — o ideal é dentro da prateleira, com a parte pontuda para baixo.

7. Segredos de Chef

Para saber se o ovo está fresco: coloque-o em um copo com água.

Fundo = fresquinho.

Meio = ainda dá pra comer.

Boia = jogue fora.

O ovo mexido de hotéis 5 estrelas é feito com manteiga clarificada e creme de leite fresco.

8. Benefícios para o Corpo

Ajuda no ganho de massa muscular.

Contribui para pele e cabelos saudáveis (graças à biotina).

Dá saciedade, sendo aliado em dietas de emagrecimento.

Melhora a memória e a saúde mental.

-–

:backhand_index_pointing_right: Resumindo: o ovo pode ser simples no prato, mas é um superalimento cheio de história, ciência e segredos de cozinha. Seja cozido, frito ou mexido, ele nunca perde o posto de “estrela da nutrição”. :glowing_star:

21 curtidas

Boa tarde.
Gostei da publicação.
Bom jantar.

7 curtidas

Adorei essas informações e dicas, afinal esta diariamente em nossas casas :clap:t4::clap:t4:

8 curtidas

Dicas boas :star_struck: gostei

9 curtidas

como praticamente todo dia rs
frito, mexido e às vezes meu café da manhã é um omeletão com muito queijo e café preto. Muito bom :rocket: :rocket:

muito legal @Secrety , não conhecia todos os benefícios

7 curtidas

Amoo!! Como de 4 a 6 por dia para me ajudar a bater minha meta diária de proteína :star_struck:

O lanche da tarde de hoje tinha que ter ele, sendo em forma de patê.

9 curtidas

Meu MAIOR desafio é cozinhar deixando a gema mole e a clara firme

Não é nada mole de se conseguir :rofl:

7 curtidas

Esse não pode faltar em casa

6 curtidas

Uma das melhores fontes de proteínas muito aliado em dietas de emagrecimento.

4 curtidas

@Secrety Achei demais as informações, pena que eu não gosto e não como OVO!:grimacing: Mas para quem curte ne é muito bom!!!:hugs: :smiling_face_with_three_hearts:

5 curtidas

Aqui em casa não falta!!

3 curtidas

Difícil resistir a ele :heart_eyes:

1 curtida

Pudinzinho, um bolinho, ovo é muito bom.

3 curtidas