-
Um cardápio intergaláctico? Sim!
Astronautas não podem comer pizza quentinha ou tomar refrigerante com gás como na Terra. No espaço, tudo muda: os alimentos vêm desidratados, embalados a vácuo ou em tubos parecidos com os de pasta de dente. Gases não se separam de líquidos em gravidade zero ou seja, nada de refrigerante, porque o arroto vem com “surpresa”. -
Paladar espacial é diferente!
Acredite: no espaço, a comida perde o gosto! Isso acontece porque o líquido corporal sobe para a cabeça, entupindo o nariz e sem olfato, o paladar vai junto. Resultado? Astronautas colocam MUITA pimenta e molho picante nas refeições. Alguns até se viciam em sabores que nunca curtiram na Terra. -
Comida flutuante = perigo real
No espaço, até um farelo de pão pode virar um problema: ele pode entrar no olho, ser inalado ou danificar equipamentos. Por isso, nada de comidas que esfarelam! Tortillas são o substituto do pão, e até elas são especialmente prensadas. -
Cultivar no espaço? Tá rolando!
Já existe alface cultivada na Estação Espacial Internacional. E ela é mais limpa do que qualquer uma na Terra livre de agrotóxicos, coliformes e sujeira. Astronautas testam plantar tomate, mostarda e até grãos. No futuro, Marte pode ter sua própria horta! -
Mistério: o “efeito nostalgia”
Astronautas relatam que certos sabores trazem memórias intensas da Terra. Alguns relatam até sonhos vívidos com comidas. O sabor ativa a emoção e a saudade um fenômeno pouco estudado, mas que pode impactar a saúde mental em missões longas. -
Futuro: comida impressa em 3D?
Pesquisas testam impressoras de comida que podem criar alimentos camada por camada, misturando nutrientes, texturas e sabores customizados ideal para viagens longas e adaptação ao gosto do tripulante. Pizza impressa em Marte? Talvez antes de 2050. -
Curiosidade Extra: O Brasil já mandou farofa pro espaço!
Sim! Quando o astronauta Marcos Pontes foi ao espaço, ele levou farofa, feijão e goiabada. Tudo adaptado em versão desidratada e à prova de gravidade. A comida brasileira entrou pra história espacial!
Poxa, aí já faz diminuir mais 50% da vontade de fazer uma viagem pelo espaço rs
Deus me livre ficar anos sem comer comida boa e verdadeira, o espaço não é para todos não kkkkkk tô fora
Heheeh adorei, esse é um assunto que muito me interessa. Porém acho que a única coisa que talvez fosse diferente ou estranho seria.
Mas mesmo assim iria provar sem dúvidas, porém os demais seria mais interessante.
Verdade amigo, o espaço é para mim. kkkkkkkk eu não tenho é sorte deles me chamarem super iria.
Meu nome é pronta, eu não tenho é sorte deles me chamarem. kkkkkkkkkkk
Uhuuuu
Eu passo a vez kkk
Também penso assim kkkkkkk uma coisa que eu não faria é abrir mão de comer bem
Que curiosidade interessante. Não sabia dessa.
Adoro saber essas coisas relacionadas ao espaço.
A @Josineide ia querer levar açaí, pudim e pizza
, né não ?!
hehhehehe amigo ai voce acertou viu, faltou espetinho e outro item que esse inclusive é o que voces estão querendo saber, esse não posso dizer. kkkkkkkkkkkkkkk
Eu acho que o @Vitorfp deve saber qual esse outro alimento que gosta.
Ajuda aí Vitor, o que a @Josineide gosta mais que açaí, pudim, pizza e espetinho? Kkkkkkkk
Acho que ele acerta mesmo viu, esse é bem dificil. hehhehehehe
inclusive tem até uma dica nesse tópico. kkkkkkkk
Eu sou apaixonado pelo espaço, pela lua, pelas estrelas e todo o universo, inclusive aquele sentimento de incertezas de estarmos sozinhos acho fascinante, eu adoro essa temática de filmes e series também. Mas eu não troco isso tudo por ficar anos e anos sem comer comida de verdade não kkkkkk me alimentar por comprimidos e pastas me deixaria completamente louco. Já tem jejum demais nessas expedições pro meu gosto
Rapaz uma das coisas que eu admiro muito na @Josineide é o mistério e essa parte indecifrável que ela faz, assim como o lado escuro da lua, ela tem alguns gostos escondidos a sete chaves, que um dia eu realmente descubra e consiga desvendar esse paladar apurado dela, o lado escuro da lua a gente nunca viu agora a Josineide atracada com uma panela do que ela gosta a humanidade ainda verá? Ficamos atentos aos próximos capítulos da série de mistério mais vista por esse canal. “O paladar de Josineide” também disponível na MAX.
Solitude, né @Josineide?! Hehehehhe
Essa foi ótima
Eu tô sem curtidas seus lindos depois eu volto curtir.
Meu deus que honra eu tô perto de acertar então? Eu sei que tem bom gosto né bonita isso eu já sei mesmo.
Vai ver você gosta tanto de alienígenas que escolheu lagosta pra gostar … Vamos combinar que lagosta parece muito um ser de outro planeta, eu acho que por esse motivo tantas séries já brincaram com ETs parecidos com lagostas.