O Sabor das Estrelas: Como a Comida Afeta os Astronautas no Espaço 🪐

1. Um cardápio intergaláctico? Sim!
    Astronautas não podem comer pizza quentinha ou tomar refrigerante com gás como na Terra. No espaço, tudo muda: os alimentos vêm desidratados, embalados a vácuo ou em tubos parecidos com os de pasta de dente. Gases não se separam de líquidos em gravidade zero ou seja, nada de refrigerante, porque o arroto vem com “surpresa”.

2. Paladar espacial é diferente!
    Acredite: no espaço, a comida perde o gosto! Isso acontece porque o líquido corporal sobe para a cabeça, entupindo o nariz e sem olfato, o paladar vai junto. Resultado? Astronautas colocam MUITA pimenta e molho picante nas refeições. Alguns até se viciam em sabores que nunca curtiram na Terra.

3. Comida flutuante = perigo real
    No espaço, até um farelo de pão pode virar um problema: ele pode entrar no olho, ser inalado ou danificar equipamentos. Por isso, nada de comidas que esfarelam! Tortillas são o substituto do pão, e até elas são especialmente prensadas.

4. Cultivar no espaço? Tá rolando!
    Já existe alface cultivada na Estação Espacial Internacional. E ela é mais limpa do que qualquer uma na Terra livre de agrotóxicos, coliformes e sujeira. Astronautas testam plantar tomate, mostarda e até grãos. No futuro, Marte pode ter sua própria horta!

5. Mistério: o “efeito nostalgia”
    Astronautas relatam que certos sabores trazem memórias intensas da Terra. Alguns relatam até sonhos vívidos com comidas. O sabor ativa a emoção e a saudade um fenômeno pouco estudado, mas que pode impactar a saúde mental em missões longas.

6. Futuro: comida impressa em 3D?
    Pesquisas testam impressoras de comida que podem criar alimentos camada por camada, misturando nutrientes, texturas e sabores customizados ideal para viagens longas e adaptação ao gosto do tripulante. Pizza impressa em Marte? Talvez antes de 2050.

7. Curiosidade Extra: O Brasil já mandou farofa pro espaço!
    Sim! Quando o astronauta Marcos Pontes foi ao espaço, ele levou farofa, feijão e goiabada. Tudo adaptado em versão desidratada e à prova de gravidade. A comida brasileira entrou pra história espacial!

15 curtidas

Poxa, aí já faz diminuir mais 50% da vontade de fazer uma viagem pelo espaço rs

5 curtidas

Deus me livre ficar anos sem comer comida boa e verdadeira, o espaço não é para todos não kkkkkk tô fora

6 curtidas

Heheeh adorei, esse é um assunto que muito me interessa. Porém acho que a única coisa que talvez fosse diferente ou estranho seria.

Mas mesmo assim iria provar sem dúvidas, porém os demais seria mais interessante. :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::rofl::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

4 curtidas

Verdade amigo, o espaço é para mim. kkkkkkkk :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::smiling_face_with_sunglasses::face_with_hand_over_mouth: eu não tenho é sorte deles me chamarem super iria.

2 curtidas

Meu nome é pronta, eu não tenho é sorte deles me chamarem. kkkkkkkkkkk :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

3 curtidas

Uhuuuu :clap:t2::clap:t2::clap:t2:

3 curtidas

Eu passo a vez kkk

3 curtidas

Também penso assim kkkkkkk uma coisa que eu não faria é abrir mão de comer bem

2 curtidas

Que curiosidade interessante. Não sabia dessa.

Adoro saber essas coisas relacionadas ao espaço.

2 curtidas

A @Josineide ia querer levar açaí, pudim :custard: e pizza :pizza: , né não ?! :eyes:

2 curtidas

hehhehehe amigo ai voce acertou viu, faltou espetinho e outro item que esse inclusive é o que voces estão querendo saber, esse não posso dizer. kkkkkkkkkkkkkkk :rofl: :rofl:

3 curtidas

Eu acho que o @Vitorfp deve saber qual esse outro alimento que gosta.

Ajuda aí Vitor, o que a @Josineide gosta mais que açaí, pudim, pizza e espetinho? Kkkkkkkk

2 curtidas

Acho que ele acerta mesmo viu, esse é bem dificil. hehhehehehe :rofl: :laughing: :rofl: inclusive tem até uma dica nesse tópico. kkkkkkkk

3 curtidas

Eu sou apaixonado pelo espaço, pela lua, pelas estrelas e todo o universo, inclusive aquele sentimento de incertezas de estarmos sozinhos acho fascinante, eu adoro essa temática de filmes e series também. Mas eu não troco isso tudo por ficar anos e anos sem comer comida de verdade não kkkkkk me alimentar por comprimidos e pastas me deixaria completamente louco. Já tem jejum demais nessas expedições pro meu gosto :joy::joy::joy::joy:

3 curtidas

Algo mais ou menos assim né?!

4 curtidas

Rapaz uma das coisas que eu admiro muito na @Josineide é o mistério e essa parte indecifrável que ela faz, assim como o lado escuro da lua, ela tem alguns gostos escondidos a sete chaves, que um dia eu realmente descubra e consiga desvendar esse paladar apurado dela, o lado escuro da lua a gente nunca viu agora a Josineide atracada com uma panela do que ela gosta a humanidade ainda verá? Ficamos atentos aos próximos capítulos da série de mistério mais vista por esse canal. “O paladar de Josineide” também disponível na MAX.

3 curtidas

Solitude, né @Josineide?! Hehehehhe

2 curtidas

Essa foi ótima :rofl::joy::sweat_smile:

2 curtidas

Eu tô sem curtidas seus lindos depois eu volto curtir.

Meu deus que honra :heart_eyes: eu tô perto de acertar então? Eu sei que tem bom gosto né bonita isso eu já sei mesmo.

Vai ver você gosta tanto de alienígenas que escolheu lagosta pra gostar … Vamos combinar que lagosta parece muito um ser de outro planeta, eu acho que por esse motivo tantas séries já brincaram com ETs parecidos com lagostas.

1 curtida