O Conhecimento na Palma da Mão: Um Tesouro Desperdiçado?

Imagine se estivéssemos em 1800. Em uma época onde a ciência e o conhecimento eram tesouros raros, um ser enigmático – cuja origem poderíamos atribuir, com certa licença poética, à bruxaria – se aproximaria para nos oferecer algo extraordinário: a capacidade de acessar toda a informação do mundo. Em um simples toque, teríamos à disposição todos os idiomas, cada livro jamais escrito e infinitas possibilidades de aprendizado. Um estudioso daquela era, ao dispor de tal poder, mergulharia de cabeça em sua área de interesse, enquanto governantes e reis se dedicariam intensamente a dominar táticas e estratégias para aprimorar seus reinos.

Hoje, a modernidade nos brinda com essa mesma promessa: o conhecimento está literalmente na palma de nossas mãos. Porém, paradoxalmente, em meio a um oceano de dados e recursos, a oportunidade de expandir horizontes muitas vezes se perde em meio a distrações e trivialidades. Em vez de explorarmos profundamente as potencialidades do saber, muitos de nós acabamos se contentando com conteúdos efêmeros – como vídeos de gatinhos e cachorros –, que, embora encantadores, representam apenas uma pequena fração do que poderíamos alcançar.

Essa situação nos leva a uma reflexão importante: se a chave para um imenso tesouro de conhecimento está ao nosso alcance, por que não a usamos para transformar nossa realidade?

18 curtidas

Meio que passei por isso agora, lançou uma inteligencia artificial que e um agente, pode agir no seu proprio computador, criar codigos completos independente do tempo que leve, mas na hora de usar fiquei sem ideias doque criar, sendo que quando nao existia essa possibilidade me maravilhava pensar que um dia chegaria a esse ponto, eu pensaria em inumeros projetos e usos que eu poderia criar, mas agora na “hora do vamos ver” nao consigo pensar em nada, logo acabo deixando para la…

5 curtidas

A tecnologia veio com tudo mas não foi ensinado como fazer bom uso dela, é por isso que os livros expandem a nossa mente e enriquece o vocabulário.
Agora em relação a idéias, sempre ter um caderninho em mãos para anotar as ideias que vem sempre fora de hora, até em situações inusitadas.

5 curtidas

Eu acho @Alfred que o ser humano é adaptável, porém mal acostumado a se 'acomodar’a tecnologia é incrível, assim como tudo o que ela nos oferece; porém jamais vai substituir nossa mente e coração, precisamos compreender que nossa parte compete a nós mesmos e relembrar sempre das nossas origens, onde tudo ainda era simples, valorizar a boa conversa de rodas com os amigos, ligar pra jogar conversa fora ao invés de só digitar ou enviar emojis.
Se seguirmos crendo que o mais importante é a evolução humana e não das ‘coisas’ fica tudo bem.
Seu tópico é muito bacana, super reflexivo
topconteudo :wink:

11 curtidas

Que reflexão incrível!

8 curtidas

Nunca tinha pensado como temos tanto conhecimento ao nosso alcance…

9 curtidas

O difícil não é ter acesso, é saber aproveitar!

8 curtidas

Juntamente por isso me posicionei contrária a proibição dos celulares nas escolas…
Muito mais coerente e produtivo seria ensinar a forma e a hora correta de serem usados na busca por mais conhecimento e como facilitador de estudo.

3 curtidas

Nosso conhecimento está baseado na nossa capacidade de pensamento, quando nós seres humanos buscamos conhecimento e ideias baseadas no uso da IA eu penso que com o tempo pode prejudicar o cérebro e assim limitar a nosssa capacidade de pensar e criar colocando em risco nossas habilidades humanas.
Não digo que o uso da tecnologia é ruim mas eu prefiro buscar conhecimento no que é real.

2 curtidas

O conhecimento é usado, na medida da necessidade, você consulta qual o melhor restaurante para jantar porque é a sua opção de busca do momento, até quais as contra indicações de um medicamento que foi receitado, para ter a ciência global dos riscos e vantagens no consumo. Depende de como você encara o conhecimento e se aquilo te satisfaz, eu já visitei diversos museus pelo mundo, tudo virtualmente e sempre me atualizo pela internet. Eu considero que usamos sim a tecnologia, até para ver vídeo de cachorrinhos e gatinhos em um momento de descontração.

1 curtida

profundo kkkkk, vc esta usando bem, vou levar um tempo a mais para digerir oque vc falou kkkkk

1 curtida