😱 Muita gente está com medo do PIX - Vamos conversar sobre?

Tem uma galera com medo de ser multado ou taxado mensalmente por movimentações financeiras, principalmente com o uso do PIX

Tudo isso porque entrou em vigor a Instrução Normativa RFB nº 2219, de 17 de setembro de 2024

Mas será que é isso mesmo?

Vamos entender um pouco sobre o que realmente acontece com as movimentações acima de R$ 5.000 por mês, conforme as novas regras da Receita Federal.

Minha leitura da lei e o que vai rolar

Primeiro, é importante saber que você não será taxado automaticamente a cada transação. O monitoramento da Receita Federal existe para identificar inconsistências entre suas movimentações e os rendimentos declarados. Se tudo estiver devidamente registrado e alinhado com a sua realidade financeira, não há motivos para preocupação.

Agora, sobre o pagamento de impostos: eles são cobrados anualmente, no momento de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Se sua renda ultrapassar os limites de isenção (EDIT: atualmente R$ R$ 30.639,90 anuais para rendimentos tributáveis) ou você atenda algum dos outros requisitos válidos ( aqui tem um pouco de como funciona ), você precisará declarar todos os valores recebidos. As bases e limites podem mudar a cada ano, por isso é essencial acompanhar as atualizações da Receita.

No caso de movimentações financeiras, o mais importante é manter tudo documentado.

Se os valores que você movimenta vierem de fontes como salários, aluguéis ou venda de bens, eles devem ser informados no IRPF como rendimentos tributáveis ou ganhos de capital. Isso inclui ganhos eventuais, como prêmios ou doações acima do limite de isenção.

Para quem movimenta grandes valores com frequência, o segredo está na transparência.

Guarde comprovantes, organize suas finanças e conte com a ajuda de um contador. Assim, você poderá preencher sua declaração anual com segurança e evitar multas, que podem ser altíssimas se houver inconsistências.

No fim das contas, o que a Receita Federal quer é garantir que as movimentações sejam compatíveis com a sua renda.

Usar o PIX ou movimentar valores altos não é proibido, desde que tudo seja feito de forma legal e devidamente declarado no IRPF! O controle sempre existiu, o que mudou é que os bancos vão passar a informar numa declaração mais abrangente.

Temas do momento polêmicas

27 curtidas

Muito boa a explicação, mas os valores de R$ 5.000,00 ou acima, há anos são passados para o antigo COAF, com a intenção de pegar monetização suspeita.

4 curtidas

Exatamente amigo, por isso que nao tem muito motivos pra desespero … eles já sabem, só querem que a gente facilite o trabalho deles haha

2 curtidas

Prevejo sinalização,melhor editar esse treco.

1 curtida

Estou sem curtidas :confused: mas gostaria de dar uns coraçõezinhos nesse tópico. Sou consultora financeira e esse é o assunto do momento

7 curtidas

Ótima explicação! Ontem vi um vídeo falando que se eu recebo $2k500 e transfiro para outra conta minha, vai constar que movimentei 5k se for isso vai ser um roubo. Eu recebo meu salário e mando para uma conta remunerada, gasto tudo no crédito e no dia do vencimento eu pago como valor que ficou “aplicado” e neste caso não tem IR em cima do rendimento porque é como se estivesse emprestando dinheiro para está instituição. Sabe me dizer se seria isso mesmo?

3 curtidas

Muito bem esclarecido :clap:

3 curtidas

Nossa muito interessante esse tópico

2 curtidas

Eu uso só nota e moeda praticamente :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

3 curtidas

Eu não entendi muito bem até agora.

São movimentações dentro do mês somando 5k ou movimentações unitárias de 5k para cima ?

3 curtidas

Ótima explicação! Parabéns PriTrevizan.

3 curtidas

Entenda o que está acontecendo com o E-Financeiro
Recebi muitas mensagens sobre esse assunto, então vamos esclarecer! O E-Financeiro não é uma novidade. Ele já existe há tempos, mas agora o valor monitorado foi ajustado para R$ 5 mil por CPF.

O que a Receita Federal enxerga?
A Receita não acompanha cada transação, como uma compra de pão. O que ela vê é o montante informado pelas instituições financeiras. Assim, se a movimentação na sua conta não condiz com sua renda declarada, você pode cair na malha fina.

Por que tantas pessoas caem na malha fina?
Um dos motivos mais comuns é o uso do cartão de crédito. Exemplo: se você declara um ganho de R$ 30 mil, mas gasta R$ 50 mil, a Receita vai querer saber de onde saiu esse dinheiro. Nesse caso, o contribuinte pode receber uma carta para explicar a diferença.

Separar contas PF e PJ é essencial
Misturar contas de Pessoa Física com Pessoa Jurídica é um erro que pode gerar problemas. Essa prática preocupa muitos empresários, especialmente com a divulgação dessas mudanças. O ideal é manter as contas separadas para evitar dores de cabeça.

PIX será taxado?
Não! As notícias sobre taxação do PIX são fake news. Fiquem atentos e verifiquem informações antes de compartilhá-las.

Ostentar nas redes sociais pode ser um risco
Lembre-se: a Receita também está de olho no que é publicado nas redes sociais. Postar sobre bens e gastos incompatíveis com sua renda pode levantar suspeitas.

Dica final:
Fique atento às suas movimentações financeiras, declare sua renda corretamente e evite misturar finanças pessoais e empresariais. Isso não só evita problemas, como garante sua tranquilidade.

6 curtidas

Sua informação está incorreta. Houve uma atualização no valor de isenção do IRRF no ano passado, que passou para R$ 30.639,90. Neste ano, ainda não foi divulgado nada sobre o novo valor.

4 curtidas

Somatória de todas as transações, a receita nao tem condições de analisar uma por uma.

2 curtidas

Tudo que vc passa pelo banco como vc disse ali, é controlado, a receita esta querendo saber se vc recebe o que gasta, e isso sempre ocorreu na verdade. O que entendo é que se vc nao recebe nada frio, esta tudo certo independente do valor. O que muda é que a receita esta olhando para operações menores do que olhava antes, com mais atenção. Lembrando que compartilhei aqui meu entendimento do que pesquisei pra mim, nao uma verdade absoluta.

3 curtidas

https://www.instagram.com/p/DEpNxcju55q/?igsh=MXJ5dXF5eGUza2QzYQ==

Acabei de achar esse carrossel ótimo e muito explicativo sobre o tema.
Quem ainda está em dúvida, vejam.

4 curtidas

O Governo Federal não cobra e nem vai cobrar imposto sobre o PIX.
Uma aulinha com o GIL DO VIGOR (economista):

https://www.instagram.com/p/DEqP7RGssA1/

3 curtidas

Calma pessoal… o cupom do Ifood não será taxado!!

5 curtidas

Eu até vou me aprofundar no assunto, mas sempre foi R$ 5.000,00 ou acima.
Só pra ter uma ideia, em 23 de dezembro de 2024, o Pix registrou 252,1 milhões de transações em um dia, movimentando R$ 162,9 bilhões. Não tem processador no mundo que pautaria movimentações anuais de 36.000.000,00 que entregaram declaração em 2024, fora as que simplesmente nem entregam por ser isentas (em teoria).

5 curtidas