Poder visitar a família e amigos no interior é sempre enriquecedor, tanto pra matar a saudade, quanto encher a sacola com a fartura do que cultivam, se for em Minas então… como diz minha vó, é sair com o ‘emborná’ ( uma bolsa feita com pedaços de jeans surrado gente ) cheio kkkk.
Todos por lá, ainda mantém viva a cultura de repartir o que tem no seu quintal
Nesse fim de semana, visitei uma amiga e voltei com sacolas abarrotadas; trouxe milho verde, mamão e o “Jamelão” conhecido também como jambolão, ameixa roxa, azeitona preta… Conhecem?
É um fruto originário da Índia e típico no Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste.
A última vez que consumi essa fruta,foi nos tempos de escola, logo a nostalgia bateu forte; ficamos horas colhendo; chegando em casa, fui pesquisar mais a fundo sobre a fruta, origem e benefícios; me surpreendeu ler o quanto uma fruta tão pequena entrega em nutrientes , super rica em vitamina A e C, potássio, cálcio, ferro… auxilia no combate a doenças cardiovasculares, câncer , tem poder anti-inflamatório e ajuda no controle da diabetes
Como eram muitas, não quis correr o risco de desperdiçar, deu trabalho separar a poupa da semente, pois são pequenas, mas consegui e congelei em porções; fiz suco gente, ficou tudo de bom; da pra fazer licor, doce, geleia etc… o que a vontade ou curiosidade mandar
Já tratei de guardar umas sementes também, mais uma pra cultura aqui. Vou deixar o link de um site onde se pode conhecer mais sobre a fruta e seus multiplos benefícios
Quem aqui também sempre volta pra casa com as mãos cheias depois de uma visita?, nem que seja uma mudinha de chá, grita ‘EU’
A cor é de encher os olhos @Miauzinhax
Acho que não é mesmo fácil encontrar no mercado, começou a amadurecer perde rápido, por isso congelei tudo; super saborosa viu
Pois é @LucianoRezende, se não ficar com vergonha leva quase a casa toda do pessoal embora tive que ir lá socorrer a mamãe tadinha kkkk, é mamão Deus do céu kkkk não guento esse corretor aqui não
Que legal, Joice.
Me trouxe recordações da minha infância, na frente da casa da minha tia tinha um pé de Jamelão, eu me acabava nas frutinhas.
Ahhh, e o suco com água de coco é bonzão, ja tomou?
Nossa, @JoiceCosta que gostinho de infância você trouxe agora!!! Comi demais jamelão! Tinha um pé dessa pertinho de casa. A gente fazia a festa…
Não sabia de todas essas prioridades que ela tem!
E esse suco aí ficou bom? Eu sempre consumi só a fruta…
Essa é nostálgica mesmo né @Erikaa
Com água de coco nunca tomei, como congelei um monte de frutas aqui, vou fazer dessa forma então, imagino que fique mais saborosa ainda
Muito saborosa @anaka se joga mesmo.se achar um pé por aí viu
Engraçado @Mirella , ela tem uma cor roxa bem leve, fora a casca, mas com o tempo e depois de congelada, vai ficando mais e mais escura, abre o apetite viu, um suco incrível
Pois é @Luizfer267 , também sempre consumi só a fruta direto do pé, mas eu fiquei curiosa pra saber mais sobre ela e me surpreendi muito com tantos nutrientes, vou tentar fazer o licor também, deve ficar ótimo, estilo o de jabuticaba