" Jamelão 🌿 uma fruta pequena mas poderosa em nutrição "

Poder visitar a família e amigos no interior é sempre enriquecedor, tanto pra matar a saudade, quanto encher a sacola com a fartura do que cultivam, se for em Minas então… :sweat_smile: como diz minha vó, é sair com o ‘emborná’ ( uma bolsa feita com pedaços de jeans surrado gente :face_with_hand_over_mouth:) cheio kkkk.
Todos por lá, ainda mantém viva a cultura de repartir o que tem no seu quintal :raised_hands:
Nesse fim de semana, visitei uma amiga e voltei com sacolas abarrotadas; trouxe milho verde, mamão e o “Jamelão” conhecido também como jambolão, ameixa roxa, azeitona preta… Conhecem?
É um fruto originário da Índia e típico no Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste.
A última vez que consumi essa fruta,foi nos tempos de escola, logo a nostalgia bateu forte; ficamos horas colhendo; chegando em casa, fui pesquisar mais a fundo sobre a fruta, origem e benefícios; me surpreendeu ler o quanto uma fruta tão pequena entrega em nutrientes , super rica em vitamina A e C, potássio, cálcio, ferro… auxilia no combate a doenças cardiovasculares, câncer , tem poder anti-inflamatório e ajuda no controle da diabetes :hushed:
Como eram muitas, não quis correr o risco de desperdiçar, deu trabalho separar a poupa da semente, pois são pequenas, mas consegui e congelei em porções; fiz suco gente, ficou tudo de bom; da pra fazer licor, doce, geleia etc… o que a vontade ou curiosidade mandar :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:
Já tratei de guardar umas sementes também, mais uma pra cultura aqui.
:white_check_mark: Vou deixar o link de um site onde se pode conhecer mais sobre a fruta e seus multiplos benefícios :+1:

Quem aqui também sempre volta pra casa com as mãos cheias depois de uma visita?, nem que seja uma mudinha de chá, grita ‘EU’ :grin:

20 curtidas

Nossa esta frutinha é ótima !!!

3 curtidas

Eu amo aí que nostalgia saudades do meu nordeste

3 curtidas

:yum::yum: muito saborosa, fora a cor que é um espetáculo :100:

Bem típico do Nordeste né @Moni2 :sparkles: o bom é que pega fácil a muda , vou plantar ligeiro aqui :blush:

2 curtidas

Que linda a cor mesmo… e parece ser mt saborosa, nunca vi pessoalmente, so vejo em fotos… aqui em sao paulo deve ser ouro pra conseguir achar…

4 curtidas

A cor é de encher os olhos @Miauzinhax :hugs:
Acho que não é mesmo fácil encontrar no mercado, começou a amadurecer perde rápido, por isso congelei tudo; super saborosa viu :yum:

4 curtidas

Boa ideia @JoiceCosta , oq for dificil de achar vou comecar a congelar td kkkkk

3 curtidas

Isso aí, suco natural e fresco por meses dessa forma viu :wink:

2 curtidas

Massa demais isso e é exatamente assim, se bobear as frutas voltam e você fica, porque não cabe no carro. :joy:

Agora, sacanagem @JoiceCosta, devolve a véia, pô! :joy:

4 curtidas

Pois é @LucianoRezende, se não ficar com vergonha leva quase a casa toda do pessoal embora :rofl::joy: tive que ir lá socorrer a mamãe tadinha kkkk, é mamão :woman_facepalming: Deus do céu kkkk não guento esse corretor aqui não :laughing:

3 curtidas

Ufa, fiquei preocupado do pessoal estar sentindo falta. :joy:

Teclar no celular é osso mesmo, mas sabe como é, a gente perde o amigo mas não perde a piada. :joy:

2 curtidas

E agora… sou do nordeste e nunca experimentei essa fruta, não sei nem onde encontrar por aqui…

4 curtidas

Que legal, Joice.
Me trouxe recordações da minha infância, na frente da casa da minha tia tinha um pé de Jamelão, eu me acabava nas frutinhas.
Ahhh, e o suco com água de coco é bonzão, ja tomou?

4 curtidas

Nunca vi dessa frutinha por aqui, fiquei com vontade

2 curtidas

Nossa, @JoiceCosta que gostinho de infância você trouxe agora!!! Comi demais jamelão! Tinha um pé dessa pertinho de casa. A gente fazia a festa…
Não sabia de todas essas prioridades que ela tem!
E esse suco aí ficou bom? Eu sempre consumi só a fruta…

3 curtidas

Essa não conheço e a cor linda do suco já me despertou a vontade de procurar :yum:

2 curtidas

Acho mais fácil encontrar no quintal de um conhecido do que no mercado viu @PaLuz :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:
Se minhas mudinhas vingarem aqui, te envio uma de presente viu :smile::facepunch:

2 curtidas

Essa é nostálgica mesmo né @Erikaa :smiling_face_with_three_hearts:
Com água de coco nunca tomei, como congelei um monte de frutas aqui, vou fazer dessa forma então, imagino que fique mais saborosa ainda :yum:

1 curtida

Muito saborosa @anaka :top::yum: se joga mesmo.se achar um pé por aí viu :face_with_hand_over_mouth:

Engraçado @Mirella , ela tem uma cor roxa bem leve, fora a casca, mas com o tempo e depois de congelada, vai ficando mais e mais escura, abre o apetite viu, um suco incrível :yum:

3 curtidas

Pois é @Luizfer267 , também sempre consumi só a fruta direto do pé, mas eu fiquei curiosa pra saber mais sobre ela e me surpreendi muito com tantos nutrientes, vou tentar fazer o licor também, deve ficar ótimo, estilo o de jabuticaba
:wink:

2 curtidas