Oi, Comunidade! Com a chegada de janeiro, começa também um dos períodos mais especiais do ano: a época em que as nossas incríveis abelhas estão a todo vapor produzindo o mel que a gente tanto ama e usa no dia a dia. Além de ser um alimento natural e cheio de história, o mel é daqueles ingredientes coringa que combinam com praticamente tudo. Indo muito além de adoçar bebidas como chá, café ou sucos. Fica perfeito com frutas, iogurte e granola, transforma sobremesas simples em verdadeiras tentações quando vira calda ou cobertura, e ainda dá um toque especial em receitas doces e até salgadas. Sem falar que é uma alternativa mais natural ao açúcar refinado.
Os benefícios do mel vão desde ser uma fonte natural de energia; Auxilia na digestão; Alivia dor de garganta e tosse; Possui ação antioxidante; Contribui para a imunidade; Tem propriedades antibacterianas; Ajuda na cicatrização; Melhora a saúde intestinal; Substitui o açúcar refinado; Fornece vitaminas e minerais; Ajuda na hidratação da pele; Auxilia na recuperação pós-exercício e muito mais! Por isso, as abelhas que trabalham todos os dias são tão importantes para a nossa fauna e para o equilíbrio da natureza. Sempre que encontrar uma não precisa matar: se possível ajude-a devolvendo à natureza com segurança para ambos.
E você, gosta de mel? Costuma usar com qual combinação? Diferente dos outros anos, este ano a coleta de mel rendeu muito por aqui. A produção superou as expectativas e, por isso, estou conseguindo levar o mel para o pessoal da minha região, oferecendo um produto natural, fresco e cheio de sabor, direto da fonte. E o melhor de tudo: todo esse processo é feito sem causar qualquer dano às nossas queridas abelhinhas, que são essenciais para o equilíbrio do nosso ecossistema. Assim, elas seguem trabalhando livres na roça, garantindo não só a continuidade da produção, mas também que mais pessoas possam aproveitar um mel de ótima qualidade, feito com respeito à nossa queridíssima natureza principalmente.
Por aqui gosto de bolacha maisena com mel, como também o mel com algumas frutinhas bem geladinhas nessa época de calor. A experiência de tirar mel ouvindo aquele zumzumzum no ouvido das nossas queridinhas operárias é como som no ouvido.
Geralmente a gente não vende, só produz pra nós mesmo consumir quando vamos na roça, mas de uns anos pra cá a coleta tem sido tão boa que decidimos vender, por aqui o litro no mercado sai em torno de 25-30 reais. E na região de vocês? Lembrando que também tem mel disponível no App do iFood, mas pode variar de acordo com a região!
Inclusive, esse ano fiquei empolgado com a coleta que decidi fazer um detalhezinho imprimindo em adesivo e papel normal pra colocar nos vasos para os primeiros clientes que comprar, mas uma coisa bem simples porque não vendemos a ponto de ser uma empresa, mas achei interessante compartilhar essa experiência com a comunidade e quem sabe conhecer mais pessoas que amam mel para trocar dicas e receitas, mas acho que tosse não pego tão cedo!
Noss… um mel com banana amassada e aveia! Deu até ideia de fazer depois, preciso comprar aveia que acabou, daí posto aqui, um mel não tem erro, já experimentou no sorvete usando como cobertura? Esse ainda tenho curiosidade
Tá aí uma boa pergunta, uns dias atrás comi um sorvete de açaí com kiwi, morango, uva e várias frutas picadas, a cobertura era de limão, agora imagino se tivesse mel no lugar, a delícia que ia ser a mistura das frutas + açaí e mel.
Só assim pra eu gostar de açaí, porque puro não consigo, pelo o menos o mel acho que dá uma disfarçada, né?
Eu sou consumidor de mel contumaz, sempre compro aqui em casa, tenho várias receitas que levam mel e minha filha gosta bastante, então mel em casa não pode faltar.
Muitas pessoas tem dúvidas quanto à procedência do mel, se é puro ou se é glucose, então fica aqui uma dica de química pra galera, mas sem termos técnicos.
Para saber se o mel é verdadeiro ou falso, você pode fazer testes caseiros como o da água (o puro afunda e não se dissolve fácil), o do papel-toalha (o puro não é absorvido), o do fogo (o puro queima, o falso não) ou o do iodo (se escurecer, tem amido e é falso).
Tá certo que não dá pra fazer o teste no ponto de venda, mas ao menos você não é enganado duas vezes.
Ótimo tópico, @ranielreis, e qual é a classificação do mel que vocês produzem?
Monofloral ou multifloral? Aliás, vou marcar a @JoiceCosta aqui que é certeza que vai se interessar, pode ser uma boa ideia para a chácara dela, que já tem bastante pés de frutas e pode ajudar na floração.
Aqui a produção é multifatorial, como não é ambiente controlado ficam ao ar livre já que deixamos as caixas espalhadas, elas sai pegando da região, mas o sabor do doce do mel é fraquinho, não é um doce enjoativo
É uma ótima dica, felizmente aqui não temos essa preocupação porque mais puro que tirar direto da caixa impossível, só fazemos a peneira pra tirar qualquer impureza
Uma abelha que tenho MUITA curiosidade de provar o mel e de até ter em casa são as famosas abelhas sem ferrão, mas até hoje não achei por aqui, pelo menos quem cuida dessa não precisa de roupão… Porque pensa numa bichinha nervosa viu e são as mais comuns de se ver, se não usar roupão é direto pro hospital
Invejo quem chega e fala que gosta de sorvete de açaí puro, já provei uma vez e nem parecia que era sorvete de tão seco que achei, depois de um tempo dei uma chance a açaí de novo, só que com complementos pra disfarçar o açaí
Um dia terá essa chance e lembra de voltar aqui pra contar para a gente o que achou, viu! Apesar que até hoje nunca vi mel nas sorveterias como complemento, vou até oferecer se tem alguma sorveteria que queira comprar no precinho
Sou doido pra ter em casa, são tão fofinhas ver elas fazendo as coisas de abelha e sem ficar brava por você tá perto, faria uma questão de plantar flores só pra elas terem onde pegar alimento sem precisar ir pra tão longe
A gente acostuma a ver mel no dia a dia, mas nem paramos para pensar na trabalheira pra pegar, dessa vez fui junto pegar na roça com meu pai, a última vez fazia uns anos porque quando fui era criança e tem história, viu…
Vesti um macacão minúsculo e fui ajudar meu pai (tinha uns 12 a 14 anos), não lembro a idade exata, mas correu tudo bem e até certo ponto sem problema, óbvio que tava com medo com aquele bando de bichinho batendo a “bunda” na tela do macacão. Mas, cometi a besteira (não sabia né) de quando nos afastamos ir tirar o roupão sem sacudir antes, tinha uma escondida, o resto é só história e muito choro, bem no pescoço