Fala galera, segundo estudos, estima-se que 70% da popuçlação brasileira tenha algum grau de intolerâcia à lactose, sendo assim, dos 55 milhões dos clientes do i-Food, 38,5 milhões dos usuários do aplicativo são intolerantes e estima-se também que 60% desconheçam que tenham a intolerância, por isso coloquei abaixo os sintomas.
Como fazer o pedido com segurança?
Existe sinalização nos produtos ofertados na plataforma?
A intolerância à lactose é uma condição digestiva que ocorre quando o corpo não consegue digerir a lactose, o açúcar presente no leite, devido à falta da enzima lactase:
Os sintomas mais comuns são:
Náusea
Dores abdominais
Diarreia ácida e abundante
Gases
Desconforto
Distensão abdominal
Cólicas
A severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose ingerida e da quantidade que cada pessoa pode tolerar.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, teste do hidrogênio expirado, biópsia do intestino delgado ou testes genéticos.
O tratamento consiste em evitar o consumo de laticínios ou tomar um comprimido de lactase.
A intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite, que é uma reação do sistema imunológico desencadeada pelas proteínas do leite.
A intolerância à lactose é muito comum e pesquisas indicam que 70% dos brasileiros apresentam algum grau da condição.
Imagina o Noah que tem alergia a proteína do leite,desde dos 7 meses toma só de soja biscoito de polvilho e não pode comer nada que contenha vestígios de leite
O índice é muito alto de pessoas com intolerância à lactose, né? Já deve ser ruim ser intolerante, imagina ter a alergia…se eu não me engano, além do Noah, tem mais uma pessoa que tb tem APLV, acho que eu li em outra postagem.
Qd eu era adolescente, tomava muito leite, uns 4 copos por dia e minha vó dizia que o leite era só bom pro bezerro e não pra mim. Aí fui maneirando e hj passo dias sem tomar.
Eu tenho intolerância leve, poucas coisas me dão desconforto, mas minha filha mais nova tem e é alta, não chega ser intensa, mas ela sente um desconforto razoável, então anda com as pastilhas de enzima na bolsa.
O problema é que até na pastilha, tem lactose. Lactose é usada em diversas fórmulas, inclusive de medicamentos e aí vira uma roleta russa, você presta atenção nos lácteos e nem imagina que outros alimentos e medicamentos possam ter a lactose:
Pães brancos e integrais
Biscoitos
Embutidos e carnes processadas
Granola
Barrinha de cereais
Queijo de soja
Atum em conserva
Batatinhas tipo Ruffles
Molho para saladas
Temperos prontos
Medicamentos como antialérgicos, anti-inflamatórios, antidiarréicos e laxantes.
Em compensação, minha filha mais velha é uma bezerra, todo dia no mínimo dois copos longos de Toddy e não acontece nada.
Eu acho que deveria ter uma aba Intolerânciastiveumaideia para que a pessoa já entre em restaurantes com esta opção. É um mercado de 70% da população e ninguém tá nem aí pra isso e a explicação é que para ter eficiência no produto, precisa ter toda um parafernália, inclusive uma cozinha para produzir especificamente esses produtos, por causa da possibilidade de contaminação no preparo. Não à toda as embalagens de pão de forma por exemplo tem uma extensa lista de pode conter, porque na mesma cozinha são manipulados diversas receitas e para tirar o deles da reta eles colocam na embalagem o que pode conter, mas não diz o porque da sinalização, mas a resposta é esta.
verdade Luciano… e tem intolerâncias que são graves.
Tenho uma conhecida que quase não come fora, pois ela amamenta e a naném dela tem intolerancia e alergia severa, até alimentos que tem contato com leite prejudicam ela!
Ela ao usar o app, com certeza seria muito beneficiada se tiver uma categoria diferente, e etiquetas #freeforintolerantesalactose.
Eu tenho intolerancia em grau leve, mas quando estou com imunidade baixa sooofro. É uma realidade que é preciso dar atenção.
@LucianoRezende Muito interessante o tema e ainda descobri que podemos adquirir a Intolerância com o tempo, mesmo que seja momentânea devido a algum problema de saúde como Infecções intestinais que acabam ativando certa intolerância.
Sim @adrimco tem muita gente que inclusive atravessa anos na ignorância, sem saber que tem a intolerância e por um problema geralmente intestinal descobre, mas como não há como ter certeza de quando ou como essa pessoa se tornou intolerante, acredita-se no momento que foi adquirida, mas é um assunto sério e hoje já temos vários produtos destinados para esse público.
Na verdade não era investigado, hoje a medicina se especializou em várias áreas e desmembrou entre as especialidades, a intolerância é identificada pelos alergologistas que estudam as disfunções do sistema imunológicos, isso deu uma ampliada nas identificações que antes eram consideradas como outras patologias.