Paladar infantil 👅

Recentemente, assisti a um vídeo de uma moça avaliando algumas comidas, e o que me impressionou foram os diversos comentários dizendo que ela possuía um paladar infantil. Normalmente, essa expressão é usada para descrever adultos que preferem alimentos mais simples, suaves e com pouco amargor. Embora essa descrição em si não tenha nada de mais, muitas vezes é usada para diminuir a avaliação feita pela pessoa, talvez até como uma forma de insulto, uma espécie de bullying gastronômico.

E, obviamente, se esse termo só é usado quando alguém não gosta tanto de um prato que outra pessoa aprecia, isso ironicamente demonstra infantilidade por parte de quem o utiliza.

13 curtidas

@Famelico muito bom este tópico

1 curtida

Eu tenho o paladar infantil e sempre sou zoada por isso

1 curtida

Paladar infantil é pra quem gosta de coisa doce , eu sou assim uma criança eterna :raised_hands::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

2 curtidas

@Famelico foi vc que ganhou um celular no sorteio da Samsung?

1 curtida

Muito obrigado :grin: tava parado nas criações de típicos.

1 curtida

Acho que não, Ganhei? Não tô sabendo desse sorteio não :thinking:

1 curtida

Não posso dizer que não sou igual :grin: mas ninguém merece pessoas tentando desmerecer seus gostos.

1 curtida

Mas é mais em brincadeiras?

1 curtida

Por nada !!

1 curtida

Simm kk

Ah, então tá bom :grin:

1 curtida

Sempre me falaram isso, porque adoro doces e fast-foods. Mas, eu acho é graça, principalmente quando quem fala não consegue tomar o café sem açúcar que eu tomo :joy::joy::joy:

1 curtida

passo muito por isso, nem dá vontade de sair para comer com as pessoas.

1 curtida

Acredito que a definição do termo é mais ampla, geralmente associado aos adultos que não comem vegetais, verduras, grãos e etc simplesmente por “não gostar”, assim como uma criança fala, sem usar seu poder de raciciono e entender que existem maneiras de preparo que podem tornar esses alimentos saborosos e saudaveis.

Geralmente esta associado a “birra” que a criança faz, chorando e esperniando falando que não gosta de “cenoura”, e a critica quando adultos reproduzem esse tipo de comportamente geralmente esta acompanhado de falta de maturidade e entendimento que alimentos saudaveis e nutritivos são essenciais na alimentação e que devemos fazer um esforço extra para introduzir esses alimentos no dia a dia.

É muito simples de entender que Ruffles não é almoço, uma criança não entende isso, por isso o nome paladar infantil, onde a escolha deve ser feita não pelo SUPER SABOR dos alimentos, mas sim pelas suas propiedades e nutrientes que são necessarios para o ser humano.

Dado a complexidade da explicação, um adulto “deveria” saber dessas coisas e evitar, sempre que possivel, alimentos que possuem grande quantidades de ultraprocessados colocados de proposito pela industria para “viciar” o paladar. Aos que não conseguem, é colocado o termo " que tem paladar infantil".

Explicação feita pelo deepseek

1 curtida

Esse termo pode ter múltiplos significados, dependendo de quem o usa. No caso desse vídeo e de outros que vi, a discussão não era sobre alimentos ultraprocessados, mas sobre preferências alimentares específicas, como não gostar da carne de um peixe ou de alguma culinária regional ou estrangeira. Vi até um vídeo onde uma pessoa criticava restaurantes gourmet que cobram caro por pouca comida, e nos comentários, alguém sugeriu que os brasileiros não gostavam desses pratos por terem ‘paladar infantil’. Muitas vezes, o termo é usado de forma pejorativa para tentar invalidar ou desprezar o gosto pessoal de alguém, como se a única preferência aceitável fosse a de quem faz a crítica.

Que chato :pensive: tem pessoas que realmente Possuiem dificuldade de entender que cada um tem seu gosto.

1 curtida

poisé…e me perguntam : qual o seu problema com comida ?
O meu problema é que eu nao gosto da mesma coisa que você, simples.

1 curtida

O pior é que elas até se sentem atacadas por isso.

Eu não sou fã de rótulos, gosto é gosto e cada um tem suas preferências; imagino que o termo nasceu pra definir o comportamento infantil diante dos alimentos, mas aí elevar para os adultos é demais pra mim; pode parecer bobeira e muitos até levam na brincadeira, mas até brincadeira tem hora, então… :wink:

2 curtidas