Canjica, pamonha, fubá, maisena. Todos feitos de milho! Esse alimento nutritivo e energético, rico em carboidratos, é celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Milho! O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. Entre a produção agrícola nacional, o milho é o segundo grão mais cultivado no território brasileiro.
De acordo com estudos arqueológicos, o milho é nativo da América Central, mais precisamente do México, e surgiu há mais de sete mil anos. Os povos maias, astecas, incas e olmecas tinham esse cereal como a principal fonte de alimento. Alguns povos originários também utilizavam o milho em rituais sagrados.
Na tradição indígena, há várias histórias sobre a origem do milho. Na América Central, reza a lenda que o deus Quetzalcóatl se transformou em uma formiga vermelha para percorrer uma montanha e conseguir uma amostra do milho para os astecas. No Brasil, em tempo de escassez, o cacique Tabajara disse que, após a sua morte, nasceria em cima de sua cova uma planta com lindas espigas para alimentar toda a tribo.
O milho é alimento e energia, e é absolutamente necessário na vida da sociedade moderna, notadamente concentrada no ambiente urbano (no mundo, cerca de 60%, e no Brasil, cerca de 85% da população vivem nas cidades), via utilização direta e na produção de proteína animal: bovinos – carne e leite, aves – carne e ovos, suínos, peixes, dentre outros. O milho é um cereal rico em carboidratos. O segundo grão mais produzido no território brasileiro. É um alimento nutritivo, energético, rico em fibras e em compostos bioativos, que faz parte da culinária nacional.
Milho-verde, milho-doce, milho-pipoca, grãos secos para alimentos, bebidas e usos industriais, para bioetanol de amido, silagem e corte e pastejo: esses usos mostram a versatilidade dos diferentes tipos de milho cultivados no Brasil. Em um país continental como o nosso, com cerca de 215 milhões de habitantes, tem-se obtido safras recordes de grãos, sobretudo pela performance do binômio soja e milho.
Fontes: Agência Brasil e Embrapa