História Hoje: Dia Nacional do Milho

Canjica, pamonha, fubá, maisena. Todos feitos de milho! Esse alimento nutritivo e energético, rico em carboidratos, é celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Milho! O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. Entre a produção agrícola nacional, o milho é o segundo grão mais cultivado no território brasileiro.

De acordo com estudos arqueológicos, o milho é nativo da América Central, mais precisamente do México, e surgiu há mais de sete mil anos. Os povos maias, astecas, incas e olmecas tinham esse cereal como a principal fonte de alimento. Alguns povos originários também utilizavam o milho em rituais sagrados.

Na tradição indígena, há várias histórias sobre a origem do milho. Na América Central, reza a lenda que o deus Quetzalcóatl se transformou em uma formiga vermelha para percorrer uma montanha e conseguir uma amostra do milho para os astecas. No Brasil, em tempo de escassez, o cacique Tabajara disse que, após a sua morte, nasceria em cima de sua cova uma planta com lindas espigas para alimentar toda a tribo.
O milho é alimento e energia, e é absolutamente necessário na vida da sociedade moderna, notadamente concentrada no ambiente urbano (no mundo, cerca de 60%, e no Brasil, cerca de 85% da população vivem nas cidades), via utilização direta e na produção de proteína animal: bovinos – carne e leite, aves – carne e ovos, suínos, peixes, dentre outros. O milho é um cereal rico em carboidratos. O segundo grão mais produzido no território brasileiro. É um alimento nutritivo, energético, rico em fibras e em compostos bioativos, que faz parte da culinária nacional.

Milho-verde, milho-doce, milho-pipoca, grãos secos para alimentos, bebidas e usos industriais, para bioetanol de amido, silagem e corte e pastejo: esses usos mostram a versatilidade dos diferentes tipos de milho cultivados no Brasil. Em um país continental como o nosso, com cerca de 215 milhões de habitantes, tem-se obtido safras recordes de grãos, sobretudo pela performance do binômio soja e milho.
Fontes: Agência Brasil e Embrapa

17 curtidas

Amo milho :ear_of_corn::heart_eyes:

Amo canjica doce, pamonha, bolo de milho, TUDO FEITO DE MILHO é delicioso :face_savoring_food:

7 curtidas

:heart:
:clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

5 curtidas

Não sabia,mas comemorei sem querer :face_with_hand_over_mouth::rofl::rofl:

10 curtidas

Adoro milho, especialmente bolo de pamonha :face_savoring_food::smiling_face_with_three_hearts:

4 curtidas

Quando era criança e ia à praia já chegava procurando o carrinho de milho :sweat_smile:
Milho na espiga com muito sal e manteiga, bom d+

7 curtidas

Eu adoro milho! Mas doces dele eu não curto muito. Bolo mesmo, há pouco tempo comecei a gostar. :woman_tipping_hand:t2:

2 curtidas

Boa noite.
Gosto muito de milho, faço pipoca, como cozido, e tantas outras receitas saborosas.
Bom domingo.

4 curtidas

Hummmm…milho :ear_of_corn: na pizza é tutipom! Rs…

2 curtidas

Olha…esse eu nunca provei.

1 curtida

Ah…que lembrança boa! Eu tb! Sempre queria milho na praia. E qdo começaram a vender no pratinho, foi sucesso! :blush:

3 curtidas

Eu tb, @Andreia007 ! E hj vou aproveitar pra assistir uma série com pipoca! Tô assistindo “Pablo e Luisão”. Sobre a família do Paulo Vieira. Vc assistiu? As histórias são bem engraçadas!

4 curtidas

Sou igual você Caíque amo tudo com milho. Heeheheh :ear_of_corn: é vida. Heheheh você sabe. :face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food::hugs:

2 curtidas

Boa noite.
Que bom que você vai ter uma noite especial de filme com pipoca, é muito bom mesmo, e esse filme acho que eu ainda não assistir.
Bom filme.

3 curtidas

Eita que já adorei essa data, dia nacional do café e do milho :face_savoring_food:

3 curtidas

É uma série, tá no Globoplay.:smiling_face:

2 curtidas

Tb pensei isso: "Eita,que dia bom!":grin::grin:

3 curtidas

Boa noite.
Ainda não assisti essa série também, mais agradeço a dica. :blush:
Boa semana.

2 curtidas