Festa do milho festa regional do interior de São Paulo 🌽

A festa acontece todo ano em Itapetininga

Já tradicional, dentro do calendário oficial do município de Itapetininga (Lei nº 6.076/2015), a 38ª Festa do Milho já tem data definida. Foi de 24 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024.

Durante a semana, as barracas abrem às 18h. Aos fins de semana, às 16h, exceto a sopa, que começa a ser servida às 18h. A festa é realizada ao lado da Paróquia São Roque, na rua Padre Carlos Regatieri, na Vila Rio Branco, em Itapetininga.

Os números são altos. Devem ser produzidos mais de 30 mil croquetes, 20 mil pamonhas, 10 mil sopas, 10 mil bolos e 8 mil bolinhos de frango.

Entre voluntários, desde os que vão na roça até quem atende nas barracas, aproximadamente 500 pessoas trabalham na Festa do Milho. E grande parte destas pessoas já começa a trabalhar dias antes na colheita do milho.

São utilizadas mais de 30 toneladas de milho. Todo o grão é plantado e doado pela família do Miguel Donizete de Barros, do bairro do Moquém.

Aos fins de semana, a programação ainda conta com música ao vivo e realização de bingo. Toda verba arrecadada é destinada para obras de evangelização da paróquia.

“A festa é um momento de confraternização entre os membros das pastorais e movimentos. Oportunidade de aprofundar nossos laços, aproximar das fragilidades uns dos outros e sobretudo enxergar as qualidades e dons. Que o outro oferece para Deus servindo em nossa festa. Você também é convidado a participar de nossa festa nos ajudando no trabalho e se deliciando com nossos produtos do milho, uma vez que a festa se tornou da cidade de Itapetininga conhecida em nossa região.” – Ivan Soares, pároco da Paróquia São Roque.

Tem alguma comida típica na sua região?

14 curtidas

Comida de milho é simplesmente perfeito. Amo todas!!
E que mesa linda e deliciosa essa do tópico.

Bati o olho neste prato aqui! Parece um enroladinho… Devia tá gostoso :yum:

Por cá gosto bastante de canjica doce, visse. Mas bolo de milho também não dispenso.

4 curtidas

Esse é o croquete de milho, feito com uma massa de milho e recheado com queijo :cheese:

5 curtidas

Meu Deus, tudo de bom este croquete, aliás, nunca experimentei um salgado assim, de milho. Olha, difícil de resistir a comer só um. Ele tá aparentemente muito bom. Amaria provar! :heart_eyes:

2 curtidas

Deve ser muiro bom, também nunca experimentei, só pela aparência :smiling_face_with_three_hearts:

3 curtidas

Tudo que der pra fazer com milho é fantástico! Sou vidrado em pipoca com manteiga :yum:

2 curtidas

Se eu tivesse chance de comer esse croquete @Julliana, não comeria só um, não. Tem que aproveitar né :sweat_smile::face_with_hand_over_mouth:

1 curtida

Já visitei essa festa, comidas maravilhosas, inclusive o bolinho de frango e o lanche de pernil. Quem tiver oportunidade de provar não se arrepende :hamburger:

3 curtidas

Tá aí uma coisa que eu não sabia, essa festa no interior de SP!

Tudo de bom, mesa farta! :clap::clap::clap::clap::clap:

2 curtidas

Cara, nunca comi croquete de milho, mas me passando a receita, vai que eu tento fazer por aqui, rsrs

2 curtidas

Que legal, eu ia adorar participar, amoooo milho, pra mim o milho assado é o melhor sempre, mas um mingau quentinho tb vai super bem.

2 curtidas

Nossa quantos pratos lindos :yum: essa festa deve ser maravilhosa :heart_eyes:

1 curtida

Num é, se eu tivesse nesta festa… iria aproveitar tanto, principalmente o croquete de milho e queijo, meu favorito entre estas delícias.

4 curtidas

Amo as variedades de pratos com milho, ia aproveitar :yum:

1 curtida

Daria tudo por um cural de milho agoraaa

1 curtida

Queria tudo que tiver com milho. Amo muito pamonha, canjica, milho verde, assado. Iria comer muito. rsrs

1 curtida

Nessa festa eu iria :smile: só para comer pamonha que eu adoro.

1 curtida

Infelizmente esse ano nem pude aproveitar por problemas de saúde

1 curtida

Hummm, deve ser muito bom esse festival. Amo milho de todas as formas.

1 curtida

Irresistível, viu?! Milho tá em quase tudo :yum:

1 curtida