Fim da escala 6x1: Um passo para mais qualidade de vida? 💼

64% dos brasileiros defendem o fim da escala de trabalho 6x1, aponta pesquisa Datafolha!

O estudo também traz outros recortes importantes do tema:

• 68% dos homens são a favor de reduzir a jornada e, entre as mulheres, 70%

• entre os que ganham até 2 salários mínimos (68% aprovam), entre 2 a 5 salários mínimos (64%) e entre os que ganham mais de 5 salários mínimos (56%)

Também tem diferença na aprovação por faixa etária:

• entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 48% são contrários à redução

• já entre as pessoas de 16 a 24 anos, 81% são favoráveis à mudança

É um tema que deve ser bem discutido em 2025. Por muitos anos, eu trabalhei em escalas que chegavam a 12x1 (sim, muitos jornalistas trabalham 12 dias seguidos para folgar 1 :open_mouth:).

Só sei que precisamos pensar mais na saúde mental e na qualidade de vida das pessoas. E acredito que a tecnologia está aí para ajudar na produtividade e não substituir os profissionais, se bem usada, claro!

E você, o que acha? Bora conversar sobre isso? :speech_balloon::sparkles:

20 curtidas

Em tese vai ser bom . Pode acabar gerando maiz vagas , mad sempre tem dorma de daf uma burlada… contratro de trabalho via PJ (pessoa juridica, com cnpj) é um exemplo

5 curtidas

Realmente, a primeira coisa nas nossas vidas tem que ser a familia, lazer, esportes e etc, trabalho tem que ser algo secundario para que possamos consumir e etc Eu super acredito que no futuro o trabalho vai ocupar apenas 4 horas do nosso dia, assim como esta acontecendo na Europa

5 curtidas

Concordo muito com você. A busca por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial, e acredito que o futuro está caminhando para essa mudança, onde o trabalho será mais focado em produtividade e qualidade de vida, ao invés de longas jornadas. Isso permite que possamos aproveitar mais os momentos com a família, praticar esportes e cuidar de nossa saúde mental.

4 curtidas

Sou a favor de reduzir a jornada! Todos merecem um descanso ,um momento de lazer

3 curtidas

Pra min ia ser bom,se a galera trabalhar 4x3 ou 5x2 ,pq ai eu como Free Lancer ganharia mais :rocket:

3 curtidas

A polêmica do momento né?
Trabalhei muitos anos como Gestora de RH de uma empresa, e foi aderido essa escala para um setor. Sempre tivemos dificuldades em fechar a turma, fechávamos um desistia… fechava de novo, mais desistência… Eu sempre achei muito pesado essa escala!
E no setor de saúde por exemplo que é um dos mais citados para o não ao fim da escala 6x1, é o mais cansativo, eu acho que chega ser insalubre e perigoso pq imagina o cansaço de um profissional dessa área!

SOU TOTALMENTE À FAVOR DO FIM DA ESCALA 6X1!

Mas infelizmente acho que o projeto que foi levado mais à frente está muito cru, mal elaborado e irrisório. Chega a doer o que está escrito ali, de tamanha falta de cuidado…

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela Deputada Erika Hilton visa alterar o inciso XIII do artigo 7º da Constituição Federal para reduzir a jornada de trabalho no Brasil. Os principais pontos da proposta são:

• Redução da Jornada Semanal: A jornada de trabalho passaria de 44 para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias por semana.
  • Manutenção da Jornada Diária: A duração máxima do trabalho diário permaneceria em oito horas.
  • Flexibilidade Mediante Acordo: Seria permitida a compensação de horários e a redução de jornada por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
  • Prazo para Implementação: A emenda entraria em vigor 360 dias após sua publicação.

:thinking: quem tiver curiosidade de ler segue aqui PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO da Sra. Erika Hilton :interrobang:

como por exemplo esse erro:

Distribuição da Jornada Semanal:

• A PEC propõe a distribuição da nova jornada em quatro dias por semana.
  • Se dividirmos as 36 horas por 4 dias, isso resulta em 9 horas diárias, o que excede as 8 horas diárias permitidas pela Constituição.
  • Para manter a legalidade, seria necessário um ajuste, como:
    • Limitar a jornada diária a 8 horas (resultando em 32 horas semanais em 4 dias) ou;
    • Manter 36 horas, distribuídas em mais dias.

OU AINDA:
Distribuição da Jornada Semanal: A emenda entraria em vigor 360 dias após sua publicação.

Gente, a maioria dos empregadores vão mesmo se preocupar em ir mudar e manter os funcionários, ou vai renovar o quadro?

Tá, mas pelo menos alguém tentou

mas será mesmo que o motivo dessa tentativa é legitima ou é para ganhar espaço público? (fica aí pra refletir)

TENTAR é muito importante, mas levar ao plenário um projeto tão superficial vai mesmo ajudar o trabalhador?

Responda pra si mesmo: quanto tempo demora um processo bem estabelecido? ANOS!!! E um que tem tantas lacunas, demora o mesmo tempo? (EU PARTICULARMENTE CREIO QUE MUITO MAIS TEMPO)

Sei lá… é complicado…
Eu realmente quero que isso acabe (a escala 6x1 é desumana)… Mas tenho muitas dúvidas em até onde isso vai, e o que realmente vai ser adotado EM BENEFÍCIO DO REAL PREJUDICADO, QUE É O TRABALHADOR

9 curtidas

A escala 6x1 é desumana, especialmente em setores como saúde, onde o cansaço pode comprometer a segurança. Embora a PEC da deputada Erika Hilton busque reduzir a jornada semanal para 36 horas em 4 dias, apresenta falhas, como a incompatibilidade com o limite de 8 horas diárias, exigindo ajustes para viabilidade.

A tentativa é válida, mas a proposta parece superficial e mal elaborada, o que pode prejudicar os trabalhadores em vez de beneficiá-los. O debate precisa ser mais profundo e cuidadoso para garantir mudanças reais e positivas para quem enfrenta jornadas exaustivas.

4 curtidas

Sim espero que esse projeto seja aprovado

3 curtidas

Vamos torcer para ser aprovado!

3 curtidas

Eu acho que não rola, não vai criar mais empregos e isso é coisa de político afundando nas pesquisas e levantando pautas para aparecer.

4 curtidas

Espero que seja aprovado

3 curtidas

Na vdd onde eu trabalho vamos ser as cobaias para essa escala partir do dia 11 vamos ser os testes mas não acho justo aumentar a carga horária

3 curtidas

Já trabalhei em escala 6x1 e sei muito bem como é, mais tempo dentro do trabalho do que em casa isso não é vida.
Sou favorável ao fim dessa escala.

1 curtida

Precisamos ver como será,pq trabalho em Farmácia sou balconista escala 6/1 trabalho 7 horas e 20 min ao dia,e nessa nova escala vou ter que trabalhar bem mais já não tenho mais saúde mental então não sei se compensa mas voltarei para dar meu feedback final depois que iniciar

2 curtidas

Poxa @Moni2 é complicado vou aguardar seu feedback.

1 curtida

Totalmente a favor do fim da escala 6x1.

Só quem já trabalhou assim sabe como é sofrido.
E quem não trabalhou deveria respeitar a necessidade e direito do descanso alheio e de todos.

3 curtidas

Eu trabalho nessa escala e é horrível. O Burnout é real. Junta tudo isso com o combo de quão é difícil e angustiante a minha demanda

(Trabalhar com metas e atendimento ao público :skull::skull::skull:)

3 curtidas

Concerteza pode deixar

1 curtida

2 curtidas