📢 CLT para Trabalhadores de Apps: Impactos Econômicos e Sociais

E aí, você estava sabendo?

Em uma audiência pública no STF (Supremo Tribunal Federal), foram discutidos os impactos da adoção de um modelo de vínculo empregatício, nos moldes da CLT, para entregadores e motoristas de aplicativos. Estudos apresentados destacaram possíveis consequências dessa mudança.

Principais Pontos do Estudo da Consultoria Ecoa:

• Perda de Postos de Trabalho: A formalização pode levar à eliminação de 905 mil vagas, sendo 614 mil motoristas e 291 mil entregadores.
  • Impacto Econômico: Redução de até R$ 33,1 bilhões no PIB brasileiro e perda de arrecadação fiscal de R$ 2 bilhões.
  • Elevação de Preços: Aumento de até 25,9% no custo das entregas e de até 32,5% nas viagens, reduzindo a demanda.
  • Redução de Renda: Possível queda de até 49% na renda dos entregadores e 30% na dos motoristas.

Impactos no Trabalho e Experiências Internacionais

• Trabalho Flexível: 90% dos entregadores do iFood trabalharam menos de 90 horas por mês em 2023, demonstrando que muitos usam a plataforma como fonte complementar de renda.
  • Exemplo de Genebra (Suíça): Após mudanças de enquadramento, houve queda de 42% nos pedidos e 67% na ocupação de entregadores, com 79% permanecendo desempregados após seis meses.

Posicionamento do iFood e do Setor

• O iFood defende um modelo de regulação equilibrado que garanta geração de renda e proteção social, sem comprometer a sustentabilidade do setor.
  • A Amobitec, associação que representa as plataformas, reforça que a relação com os entregadores não caracteriza vínculo empregatício, conforme entendimento predominante no Judiciário.

Leia a Notícia Completa:

Acesse a íntegra no site institucional do iFood para mais detalhes:
:point_right: CLT para trabalhadores por aplicativo

#notícias #ImpactoEconômico #TrabalhoPorAplicativo #CLT #SustentabilidadeNoMercado

9 curtidas

Confesso que sabia, mas não tenho acompanhado o tema não. Vou entrar no link para me atualizar.

1 curtida

Inclusive o Ifood recebeu uma multa bem alta sobre isso, mas recoreu , vamos ver quem fim vai da

5 curtidas

Muito interessante :clap:

4 curtidas

caraca…
multinha “básica”

Nossa, eu não sabia disso:

Relator do processo, o desembargador do TRT2, Ricardo Nini Ballarini, apontou a existência de vínculo empregatício, alegando que os trabalhadores não possuem autonomia para definir o valor dos fretes nem a ordem das entregas .

@AndreSalla conta aqui pra nós, quem dita o valor do frete?

5 curtidas

Que interessante, obrigado pelo post

3 curtidas

@PriTrevizan , é o seguinte. O ifood paga R$1,50 por KM rodado, mas, ele tem uma taxa fixa de 6,50, ou seja, vc nao recebe por uma rota, menos do que 6,50, ex:
O app toca uma corrida, vc tem 3km pra chegar até a coleta, e mais 4 km da coleta até o cliente totalizando 7km. 7km x R$1,50 = R$10,50.
É isso que irei receber.
Agora. Vamos supor que toque e da onde estou até a coleta dê 500m (1/2km) e da coleta até o cliente dê 1,5km, totalizando 2km, eu irei receber R$6,50.
Nunca é pago menos que 6,50.
Em dias e horarios de alta demanda, ou dias de chuva, o app lança uma promoção, definido o valor dependendo da demanda, da região e do nivel de chuva, ex;
Se o ifood lança R$4,00 de promoção, então será o valor pago naturalmente pela rota + 4 reais.
De sexta feira as 18h até as 10h da manha de segunda feira, a taxa do km sobe para 2 reais. Por isso de fim de semana sempre tem mais motoca que na semana normal.
O Ifood é a plataforma de delivery que tem a taxa mais alta, outras plataformas, os valores são muito inferiores.
Agora vou dizer a minha opinião:
Acho uma grande injustiça o que fizeram cm ifood em relação a isso, eu nao apoio o ifood registrar os motocas, quem quiser ser registrado, que vá trabalhar em uma empresa, pizzaria, etc. O ifood te dá a autonomia de vc trabalhar o dia e a hora que vc quiser, vc trabalha vc ganha, vc nao trabalha , vc nao ganha simples assim. Se ele registrar, vai impor um horário pra vc trabalhar, e ai eu mesmo serei o primeiro a abandonar a plataforma, gosto de ser livre! O Ifood já oferece suporte acidente, seguro, cursos, ensino medio… Cmo ja citei aqui na comunidade. Eu trabalho sem me matar, tranquilamente e digo abertamente que faço entre 4 a 5 mil no mês. Nao sei mais o que querem, de verdade acho injusto e é aberto todas as formas e taxas que o ifood paga, entra quem quer, trabalha quem quer. Agora a pessoa entra, ganha dinheiro e ainda reclama? Que vai caçar outra fonte de renda então, eu estou mais do que satisfeito trabalhando sem horario, sem cobrança. Essa é a minha opinião.
Digamos que Deus me livre eu sofra um acidente que venha prejudicar meu trabalho temporariamente, vc manda os docs, laudos medicos, e o ifood calcula a base de grana que vc fez no mes e continua te pagando em seus dias de atestado ou afastamento. Agora se o problema for irreversível, ele te indeniza tambem cm valores altissimos. Querem mais o que? É uma plataforma livre, entra quem quer, quem nao quiser procure pizzaria. Qual outra plataforma oferece isso? A 99 paga 0,75 por km, nao tem taxa fixa. A uber, 0,90km tbm nao tem suporte de nada… A happy nem vou mencionar, nem sei cmo existe ainda… Enfim, Brasileiro sendo Brasileiro. Vá trabalhar de CLT e ganhar um salário mínimo no mês. Eu sou feliz fazendo mais de 1 salário mínimo na SEMANA e não tenho o que reclamar de nada. Nos tenta melhorar a plataforma, e nao prejudicar. Uff desabafei! (Edit: nao pense vcs que a taxa muda por ser shopping, por ser isso ou aquilo… nao! A taxa é 1,50 por km, e 6.50 o minimo! ).

6 curtidas

Obrigada por compartilhar, muito interessante

2 curtidas

Vou apenas fazer um adendo e não me estender no assunto para não infrigir as regras, quem quer o registro são os políticos para fazer uma média com a população, esse assunto deve ser tratado por vocês, que fazem o corre.
E fechei meu comentário.

1 curtida

@PriTrevizan Eu acho que isso não irá muito adiante uma vez que os próprios trabalhadores deste segmento preferem a informalidade, creio que este “Regime Obrigatório de Formalização de vínculo” não é benéfico não , nem para os Trabalhadores e nem pro Setor.

2 curtidas

A discussão sobre a formalização dos trabalhadores de aplicativos é complexa, acredito que o repasse vá para o cliente final se houver custos, mas vamos ver com o tempo

2 curtidas

Por esses dias estava lendo uma reportagem sobre o assunto

Nossa @AndreSalla legal vc ver assim… às vezes o que eu penso sobre essas coisas é que o Brasil vive em retrocesso sabe?
Ser independente, autônomo, fazer seu próprio horário é sempre um “erro” para o governo que está sempre querendo uma fatia. Então quanto mais dentro dos “moldes” deles mais fácil o controle. E isso acontece com os motocas :motorcycle: … com os motoras de app :oncoming_automobile: … com várias categorias de profissionais liberais.

Nada a ver querer que tudo seja CLT. Deixa as pessoas fazerem os rolês delas! Nem todo mundo quer ter um chefe.

Como a @adrimco disse:

2 curtidas

eu também @Maria_Helena , e ai fui pesquisar sobre e encontrei essa matéria legal no ifood.

1 curtida

Sim meu amigo @LucianoRezende , mas ja vi nas ruas muitos motocar reclamando do ifood, qiie paga poco que isso e aquilo. Eu acho muito justo o qie o ifood paga e gosto da forma que ele é,as muitos motocas não, principalmente os OL. mas cao dar tudo certo tenhamos fé

E vcs, acham justo ou nao o qie o ifood paga? Principalmente comparado a outras plataformas

Olha @AndreSalla motoca não é mais do que um taxista, só que ao invés de levar pessoas, levam comida e outros trecos que o i-Food negocia e ninguém nunca questionou isso, mas quando veio o Uber, foi a mesma coisa que estão fazendo agora com vocês. Eu acho coerente o que você falou

2 curtidas

Muito interessante esse tópico.

1 curtida

Vou fazer mais um comentário encima deste meu.
Entendo que o governo quer fazer isso pra tirar a fatia deles e ganhar milhões… E consequentemente, o preço do delivery vai subir e a taxa do motoboy vai diminuir. Mas existem muitos motoboys que apoiam essa ideia, por isso escrevi acima falando mais dos motocas do que do governo. Apoiam porque terá um salario fixo, fds livre ou escalado, enfim… Eu prefiro ser livre e ganhar o tanto que eu trabalho!

1 curtida

nesse caso é como vc disse, é de se pensar se esse trabalho é ou não pra vc, assim como vc fez.

1 curtida