Estoura pipoca, Maria Sororoca ! 🍿

Fui fazer pipoca agora e destravei uma lembrança da infância deliciosa, e quero compartilhar com vocês.

Quando eu era criança minha vó reunia os netos ao redor do fogão e enquanto fazia pipoca repetia os versos “ESTOURA PIPOCA, MARIA SOROROCA” e estalava os dedos na tampa da panela. Dizia que era pra estourar todas as pipoquinhas e não deixar sobrar nenhum grão.

Fui na Alexa pesquisar e a louca mandou um “quem foi Maria da Europa” kkkk então recorri ao nosso querido Google :

“Muita gente acredita que um divertido ritual em volta do fogão, ajuda os grãos a incharem e pularem mais rápido, e a não sobrar piruá no fundo. É só bater a colher de pau na panela e repetir: “Estoura pipoca, Maria Sororoca”. Em algumas casas, a versão é um pouco diferente e a Maria Sororoca vira Maria Pororoca.

A palavra pipoca, como tantas outras da nossa língua, tem origem indígena, tupi-guarani. Pipoka é combinação das palavras pira (pele) e poka (estourar), ou seja, “estourar a pele”.”
Também é chamada de pororoca, que tem o sentido de produzir um estrondo.
Em algumas casas é “Maria Sororoca” ou “Maria
Pororoca”

Alguém aqui conhecia, fazia ?
( SIM, eu cantei hoje e a pipoca estourou todinha salve a ancestralidade popular :heart: )

18 curtidas

Muito legal @Mfranca . Parabéns

2 curtidas

Era Maria Sororoca… coisas da Mooca, bela.

2 curtidas

NĂŁo conhecia mas achei muito legal a histĂłria!

3 curtidas

NĂŁo conhecia essa! Sera que funciona pra nĂŁo queimar tbm? Sou mestre em queimar pipoca

2 curtidas

Não conhecia a música, mas minha mãe sempre dava umas batidas na tampa da panela pra pipoca estourar mais rápido :sweat_smile:

2 curtidas

coisas de vĂł italiana kkkkk
Ă© nada, veio do tupi.

2 curtidas

foi engraçado…até eu lembrar de onde estava tirando aquela musiquinha a memoria teve que puxar lá do fundo ! rs

2 curtidas

tenta e me fala @Francianedias kkkkk
Eu tmb sou rainha de queimar tudo

2 curtidas

opa entao faz sentido ! kkk

eu sempre tiro do fogo e dou umas chacoalhadas tambem rs

3 curtidas

Que demaisssssssssss! Amo conhecer histĂłrias da ancestralidade popular, a nossa cultura Ă© riquĂ­ssima nesse sentido e traz oportunidades de nos aprofundarmos nos nossos antepassados.

Na próxima vez eu que fizer pipoca, vou cantar, confesso que eu não conhecia, mas agora vou adotar como ritual, heheheheheh…

3 curtidas

Não conhecia …
Mas adorei que compartilhou uma lembrança tão legal da infância :smiling_face_with_three_hearts:

3 curtidas

@Mfranca não é só um rostinho bonito é também é cultura…
Não é gozação não, viu Mariana?

5 curtidas

Meu Deus, nunca tinha ouvido falar! Vou fazer isso agora pra ver se minha pipoca para de estourar sĂł metade :clown_face:

3 curtidas

Muito legal né @Ale90 ?? Canta e me diz se estoraram todos os milhos ! kkkkk

1 curtida

Tem memorias afetivas que voltam assim do nada né? coisas que nem lembrávamos mais… tão incrivel isso !

3 curtidas

depois me conta se o ritual funcionou @mavirilhosa ! :heart:

2 curtidas

Vou tentar mais na de microondas kkkk tomara que de certo

2 curtidas

haahahahah a modernidade chegou nas cantigas de vovĂł

3 curtidas

E que bom que voltam pois Ă© parte da nossa essĂŞncia :heart:

3 curtidas