Mfranca
Janeiro 28, 2025, 11:56pm
1
Fui fazer pipoca agora e destravei uma lembrança da infância deliciosa, e quero compartilhar com vocês.
Quando eu era criança minha vó reunia os netos ao redor do fogão e enquanto fazia pipoca repetia os versos “ESTOURA PIPOCA, MARIA SOROROCA” e estalava os dedos na tampa da panela. Dizia que era pra estourar todas as pipoquinhas e não deixar sobrar nenhum grão.
Fui na Alexa pesquisar e a louca mandou um “quem foi Maria da Europa” kkkk então recorri ao nosso querido Google :
“Muita gente acredita que um divertido ritual em volta do fogão, ajuda os grãos a incharem e pularem mais rápido, e a não sobrar piruá no fundo. É só bater a colher de pau na panela e repetir: “Estoura pipoca, Maria Sororoca”. Em algumas casas, a versão é um pouco diferente e a Maria Sororoca vira Maria Pororoca.
A palavra pipoca, como tantas outras da nossa lĂngua, tem origem indĂgena, tupi-guarani. Pipoka Ă© combinação das palavras pira (pele) e poka (estourar), ou seja, “estourar a pele”.”
Também é chamada de pororoca, que tem o sentido de produzir um estrondo.
Em algumas casas é “Maria Sororoca” ou “Maria
Pororoca”
Alguém aqui conhecia, fazia ?
( SIM, eu cantei hoje e a pipoca estourou todinha salve a ancestralidade popular )
18 curtidas
Muito legal @Mfranca . Parabéns
2 curtidas
Era Maria Sororoca… coisas da Mooca, bela.
2 curtidas
PaLuz
Janeiro 29, 2025, 12:50am
4
NĂŁo conhecia mas achei muito legal a histĂłria!
3 curtidas
NĂŁo conhecia essa! Sera que funciona pra nĂŁo queimar tbm? Sou mestre em queimar pipoca
2 curtidas
Não conhecia a música, mas minha mãe sempre dava umas batidas na tampa da panela pra pipoca estourar mais rápido
2 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 10:24am
7
coisas de vĂł italiana kkkkk
Ă© nada, veio do tupi.
2 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 10:25am
8
foi engraçado…até eu lembrar de onde estava tirando aquela musiquinha a memoria teve que puxar lá do fundo ! rs
2 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 10:26am
9
tenta e me fala @Francianedias kkkkk
Eu tmb sou rainha de queimar tudo
2 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 10:26am
10
opa entao faz sentido ! kkk
eu sempre tiro do fogo e dou umas chacoalhadas tambem rs
3 curtidas
Ale90
Janeiro 29, 2025, 11:20am
11
Que demaisssssssssss! Amo conhecer histĂłrias da ancestralidade popular, a nossa cultura Ă© riquĂssima nesse sentido e traz oportunidades de nos aprofundarmos nos nossos antepassados.
Na próxima vez eu que fizer pipoca, vou cantar, confesso que eu não conhecia, mas agora vou adotar como ritual, heheheheheh…
3 curtidas
Não conhecia …
Mas adorei que compartilhou uma lembrança tão legal da infância
3 curtidas
Marcelagobi:
Não conhecia …
@Mfranca não é só um rostinho bonito é também é cultura…
Não é gozação não, viu Mariana?
5 curtidas
Meu Deus, nunca tinha ouvido falar! Vou fazer isso agora pra ver se minha pipoca para de estourar sĂł metade
3 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 12:33pm
15
Muito legal né @Ale90 ?? Canta e me diz se estoraram todos os milhos ! kkkkk
1 curtida
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 12:34pm
16
Tem memorias afetivas que voltam assim do nada né? coisas que nem lembrávamos mais… tão incrivel isso !
3 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 12:34pm
17
depois me conta se o ritual funcionou @mavirilhosa !
2 curtidas
Vou tentar mais na de microondas kkkk tomara que de certo
2 curtidas
Mfranca
Janeiro 29, 2025, 1:24pm
19
haahahahah a modernidade chegou nas cantigas de vovĂł
3 curtidas
E que bom que voltam pois Ă© parte da nossa essĂŞncia
3 curtidas