O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto instituído pela Lei nº 7.352/1985. É uma data especial para reconhecer e valorizar todos aqueles que dedicam parte de seu tempo, talento e energia para ajudar o próximo e transformar a sociedade.
O voluntariado é um gesto de solidariedade que vai além da doação de horas de trabalho: é a entrega de amor, cuidado, afeto e esperança. Cada ação, por menor que pareça, tem o poder de gerar mudanças significativas, fortalecer comunidades e inspirar outras pessoas a também se engajarem.
Sua importância está no fortalecimento dos laços humanos, na empatia e na construção de um futuro mais justo e solidário. Além disso, ser voluntário traz crescimento pessoal, novas aprendizagens e descobre novas formas de enxergar a vida.
Neste 28 de agosto, celebramos todos os voluntários que fazem a diferença e lembramos que cada um de nós pode ser e fazer parte da transformação. Afinal, juntos, podemos tornar o mundo um lugar melhor e mais bonito para todos. 

Você costuma participar de algum projeto voluntário? Se sim, o que mais te motiva ou te dá prazer em ajudar?
Caso não participe, você tem vontade de fazer algum trabalho voluntário? Em que área ou causa gostaria de ajudar?
imagem da Internet
22 curtidas
Não sabia desse dia, só fico tendo essas informações através da comunidade. Já fiz trabalho voluntário em uma creche pública na cozinha auxiliando a fazer merenda para os bebês e te digo que foi gratificante pra mim. Ultimamente o trabalho e estudos não me permitem mais, mas gostaria de voltar a fazer algum que se encaixasse na minha disponibilidade mas tbm não queria aos finais de semana.
7 curtidas
Tema importantíssimo!
Como trabalhei por 2 anos no Fundo de Solidariedade aqui de São Bernardo posso atestar o quanto o voluntariado é um fator de destaque nas ações em prol dos que mais precisam!
9 curtidas
E como transforma né minha amiga, se voluntariar é ato de amor e desprendimento
como o mundo carece de mais empatia e doação, não só de recursos mas de nosso tempo.
Eu tenho vontade de ajudar algum orfanato/ abrigo infantil com meu tempo, há tantas crianças esperando por um lar, enquanto não acontece , o carinho que podemos dar a elas certamente faz uma diferença incrível.
8 curtidas
Já participei de alguns trabalhos voluntários voltados a crianças e adolescentes carentes. Acredito que além da oportunidades para aprender e desenvolver novas habilidades, a maior motivação para um trabalho voluntário é o sentimento de gratificação e pertencimento.
10 curtidas
Bom dia.
Gostei da publicação.

5 curtidas
fui voluntário em duas instituições, umas creche para crianças de baixa renda no Campo Belo em SP e mais recentemente numa ONG de proteção animal na minha cidade. A creche em SP se chamava Grupo Gema, não sei se continua operando. Fiz contato com as gestoras e propus dar aulas de xadrez para as crianças. Apesar da dificuldade de organizar e conseguir ensinar o jogo para 12 crianças sozinho, era muito bom ver o entusiasmo de cada uma delas e como se interessavam pelo jogo.
Já na ONG de proteção animal, cuidávamos de um abrigo com 80 cães. É uma realidade dura onde falta recurso pra tudo, remédios, vacinas, tratamento veterinário adequado. O abandono é constante, vc com frequência lida com casos de maus tratos e é tudo na base do sacrifício. É muito frustrante e desgastante querer dar uma vida digna aos bichos e não poder pq vivemos num país pobre e falta dinheiro pra tudo. É triste porque vc se apega aos cachorros e se sente impotente. Já tive cachorros de raça, um dachshund, um pastor alemão e hoje nem cogito comprar outro depois do trabalho na ONG. Guardei muitas fotos e vídeos do abrigo e até hoje quando vejo e lembro das histórias, não consigo segurar o choro. Mas ganhei um presente, hoje tenho um casal de vira latas que trouxe do abrigo, só me dão alegria e a satisfação de saber que os dois não vão mais ter que passar pelo sofrimento que passaram não tem preço. É uma experiência difícil mas que te transforma, traz consciência e muda a maneira de enxergar as coisas. Meus dois bagunceiros não troco por nada e sou grato por nossos caminhos terem se cruzado.
8 curtidas
Que legal @marylove o importante é que em algum momento você já ajudou a melhorar o dia a dia de alguém 

5 curtidas
Saí ganhando também, aprendi a fazer sucos com talos de beterraba, reaproveitar cascas e talos do que jogamos fora, o aprendizado fica. Mas sinto falta de fazer um trabalho voluntário atualmente.
5 curtidas
Com certeza @JoiceCosta eu já fui em orfanatos e te falo eles amam quando tem pessoas lá, o duro é na hora de ir embora… o coração fica apertado… 
Transforma demais como enxergamos a vida e as pessoas e passamos a valorizar mais nossa família.
6 curtidas
Nossa @lufepeper que sorte esses cãezinhos tiveram, encontram amor verdadeiro, muito cuidado e proteção. Parabéns por ser voluntário e por fazer a diferença, atitudes assim enchem nosso coração com esperança de dias melhores para todos. Se cada um ajudar com um pouquinho, podemos transformar muitas vidas por aí:folded_hands:
6 curtidas
O conhecimento fica e o bom é que você pode repassá-lo adiante… Nem sempre conseguimos participar de programas de voluntariados, mas ajudar o próximo com pequenos gestos já faz a diferença enorme. Feliz por ver tantos bons exemplos de bondade e afeto aqui na comunidade. 
5 curtidas
Verdade Má, muita gente boa por aqui 
5 curtidas
obrigado, Marcela. Acho que tive tanta sorte quanto eles. Só me dão alegria e é muito bom vê-los com saúde, bem cuidados e felizes.
É difícil medir mas arrisco a dizer que sem o trabalho do voluntariado o BR desandaria de vez. É muita gente trabalhando em silêncio, sem receber nada, pelo contrário, às vezes tirando $ do próprio bolso pra manter a coisa funcionando pq o caixa tá vazio. É gente que ajuda pessoas desamparadas, doentes, idosos, dão oportunidade e perspectiva de um futuro melhor para crianças e adolescentes que já sentem e precisam conviver com a omissão do Estado desde cedo. ONGs maiores, criadas por gente reconhecida como o Instituto do Flávio Canto que treinou e formou a Rafaela Silva, medalhista olímpica, têm mais facilidade de atrair recursos e patrocínios. Mas as pequenas sobrevivem no sufoco, na base da iniciativa e suor dos voluntários e da generosidade dos doadores (pessoa física) que na maioria das vezes custeiam 90-100% das despesas da ONG. Do Estado e do mundo corporativo não entra 1 centavo. No final das contas, quem mais ajuda o povo é o próprio povo.
6 curtidas
Tópico lindo, Ma!!!
E essa comunidade heim!? Só pessoas com coração gigante!!! 

5 curtidas
@ViviSawada muita gente com o coração maravilhoso e disposto a ajudar ao próximo, isso nos traz mais esperança 
5 curtidas