Sim, a carambola pode fazer mal para os rins:
A carambola contém uma toxina chamada caramboxina, que pode ser prejudicial para quem tem problemas renais. Como os rins não filtram adequadamente, a caramboxina se acumula no organismo e pode causar crises de soluço, vômitos, convulsões ou até mesmo óbito.
A carambola é rica em oxalato, uma substância que pode levar à formação de pedras nos rins.
Por isso, pessoas com problemas renais, como insuficiência renal crônica, devem evitar o consumo de carambola.
O único tratamento efetivo para a intoxicação por carambola é a hemodiálise.
Mesmo para pessoas saudáveis, o consumo de carambola deve ser moderado, com uma porção por dia.
Ela é deliciosa e eu amo, porém é Um perigo, infelizmente sofro com pedras nos rins, não uso/consumo uma série de itens, tipo temperos industrializados, a própria carambola, tenho que tirar sementes do tomate, entre outros
Não sabia disso, muito bom saber, outra fruta que o consumo deve-se ter cuidado é a castanha do Pará , o consumo excessivo de castanha-do-pará pode causar intoxicação pelo selênio, com sintomas como falta de ar, febre, náuseas e problemas em órgãos como o fígado, rins e coração. Eu descobri isso depois de assistir um episódio de Dr House
Quando eu era criança ia na casa de uma amiga que tinha um pé gigante de carambola. Nessa época eu comia direto, mas hoje em dia já não consumo mais. Bom saber, obrigada por compartilhar!
siiiim!
aqui ainda tem um mercado que traz pelo menos uma vez por mês… mas as frutas lá parecem que são congeladas/descongeladas pq estragam em um dia! Por fora linda… por dentro passada…
imagina vc pagar 50 conto em 4 carambola e elas estarem estragadas?
Passo… hahah
Já comi muita carambola, pois em Minas somos abençoados com uma variedade de frutas e legumes. No entanto, ao descobrir os riscos que essa fruta pode trazer, fiquei em alerta. Minha mãe perdeu os dois rins devido a uma condição genética, mas, graças a Deus, conseguimos um doador, que foi meu tio. O médico nos alertou sobre os perigos da carambola, principalmente para quem já tem problemas renais.