Consumo excessivo de refrigerante e café X Ossos

Fala chataaaaa…

Sabendo do amor de muitos por refrigerantes de Cola ou por café, trago aqui uma POLÊMICA! :thinking:

Hoje em dia, vejo muitos posts e informações pela metade sobre a famosa Coquinha Zero. Sempre usam como desculpa que não tem açúcar, e por consequência , não possui calorias - como se o único malefício da bichinha fosse o açúcar.

O buraco é mais embaixo. Segue pesquisa da Unicamp (de 2014). Mas já me alertaram para isso na faculdade de nutrição. :smiling_face:

** O consumo frequente de café e de refrigerante à base de cola (Coca-Cola) promove alterações ósseas e pode aumentar o risco de fraturas, principalmente no sexo feminino. A conclusão é da tese de doutorado do cirurgião-dentista Amaro Ilídio Vespasiano Silva, defendida recentemente, no programa de Pós-Graduação em Radiologia Odontológica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), sob a orientação do professor Lourenço Correr Sobrinho. Embora a pesquisa tenha sido feita em modelo animal (ratos), sustenta o autor, seus resultados podem ser extrapolados para os seres humanos. “Estudos encontrados em literatura específica acompanharam populações (homens e mulheres) que consumiram refrigerante à base de cola e chegaram a resultados semelhantes aos encontrados na minha tese”, afirma o pesquisador.

Em seu trabalho, que teve a coorientação do professor Francisco Haiter Neto, Amaro Silva também analisou os efeitos do consumo de refrigerante à base de guaraná (Antárctica) sobre os tecidos ósseos. De acordo com ele, a bebida causa igualmente alterações na estrutura óssea, mas os resultados não foram determinantes a ponto de reduzir a resistência do osso, assim como ocorreu com o café e o refrigerante à base de cola. A grande responsável por esse efeito deletério, informa o pesquisador, é a cafeína, presente nas três bebidas consideradas, em proporções diferentes.**

No fim de tudo, estou passando para falar isso para movimentar a comunidade e a título de informação. Cada um tem seus gostos e faz o que quer, mas fazer algo sabendo do que pode acontecer (com o consumo desregrado), é melhor! :heart:

15 curtidas

Eu que tomo refrigerante todo dia lendo isso :clown_face::clown_face::clown_face::clown_face::clown_face::clown_face:

2 curtidas

Sem julgamentos. A gente pode melhorar muita coisa, caso seja da nossa vontade. São informações que nem todos têm. Por isso, quis trazer. :smiling_face_with_three_hearts:

3 curtidas

Simm,estou chocada com essas informações, vou até tentar parar de tomar

3 curtidas

Oque tem mais na Internet e o pessoal indicando parar de tomar suco natural e trocar pela coca zero para emagrecer.

2 curtidas

Sempre trazendo ótimas informações

4 curtidas

Juliana, eu fico no chão com isso! A indústria é podre! Compra vários “profissionais” e mascaram informações valiosas. Se não formos atrás, nos prejudicamos de várias maneiras.

3 curtidas

Que interessante, obrigada por compartilhar.

3 curtidas

Conhecimento é sempre bom!!!

1 curtida

Eu sabia disso, mas infelizmente parar de tomar, pra mim é dificil. Primeiro que já tá errado beber junto da refeição, né? Qualquer líquido deveria ser consumido hora antes ou meia hora depois.

5 curtidas

Ultimamente eu tenho bebido muito refrigerante :grimacing:

3 curtidas

É que se torna um vício, né?! Vícios são complicados de largar. O ideal seria dessa forma ou consumir alguma fruta após a refeição.

2 curtidas

Eu sei como é. Eu gosto muito de água com gás pq o que acho bom no refrigerante é o frescor. Aí quando posso, tomo. Mas sei que tem quem não suporte. Também gosto de sucos mas nem sou de tomar muito.

2 curtidas

Vou falar que refrigerante é meu vício. Mas não curto os do tipo cola. Curto uma fanta ou guaraná. Preciso parar urgente :pensive:

3 curtidas

Realmente é muito fácil viciar. Açúcar demais, cafeína… Tudo colabora. Já que é da sua vontade, vai diminuindo aos poucos que fica mais fácil. :blush:

2 curtidas

Vixiii, to ferrada. haha
Obrigada por compartilhar

2 curtidas

Parei de tomar refrigerante em 2012 e não sinto falta nenhuma a melhor coisa que fiz na vida.

3 curtidas

Ainda bem que minha preferência é a cerveja :beer::wink::joy:

:face_with_peeking_eye:

3 curtidas

Ao menos está informada agora. Hahahahah

1 curtida

Hahahahhaha… Tudo com moderação é válido.

2 curtidas