Fala chataaaaa…
Sabendo do amor de muitos por refrigerantes de Cola ou por café, trago aqui uma POLÊMICA!
Hoje em dia, vejo muitos posts e informações pela metade sobre a famosa Coquinha Zero. Sempre usam como desculpa que não tem açúcar, e por consequência , não possui calorias - como se o único malefício da bichinha fosse o açúcar.
O buraco é mais embaixo. Segue pesquisa da Unicamp (de 2014). Mas já me alertaram para isso na faculdade de nutrição.
** O consumo frequente de café e de refrigerante à base de cola (Coca-Cola) promove alterações ósseas e pode aumentar o risco de fraturas, principalmente no sexo feminino. A conclusão é da tese de doutorado do cirurgião-dentista Amaro Ilídio Vespasiano Silva, defendida recentemente, no programa de Pós-Graduação em Radiologia Odontológica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), sob a orientação do professor Lourenço Correr Sobrinho. Embora a pesquisa tenha sido feita em modelo animal (ratos), sustenta o autor, seus resultados podem ser extrapolados para os seres humanos. “Estudos encontrados em literatura específica acompanharam populações (homens e mulheres) que consumiram refrigerante à base de cola e chegaram a resultados semelhantes aos encontrados na minha tese”, afirma o pesquisador.
Em seu trabalho, que teve a coorientação do professor Francisco Haiter Neto, Amaro Silva também analisou os efeitos do consumo de refrigerante à base de guaraná (Antárctica) sobre os tecidos ósseos. De acordo com ele, a bebida causa igualmente alterações na estrutura óssea, mas os resultados não foram determinantes a ponto de reduzir a resistência do osso, assim como ocorreu com o café e o refrigerante à base de cola. A grande responsável por esse efeito deletério, informa o pesquisador, é a cafeína, presente nas três bebidas consideradas, em proporções diferentes.**
No fim de tudo, estou passando para falar isso para movimentar a comunidade e a título de informação. Cada um tem seus gostos e faz o que quer, mas fazer algo sabendo do que pode acontecer (com o consumo desregrado), é melhor!