Comunidade ifood - Ano II - E agora? :Food:

Fala galera, 2026 chegou trazendo aquele sentimento de “e agora?”. Olhando pra comunidade do ifood, muita gente entra no novo ano com expectativa de evolução, mais escuta e mais troca de verdade. A comunidade já mostrou que funciona quando vira espaço de ajuda real, quando as pessoas se sentem à vontade para compartilhar dúvidas, experiências, conquistas e até frustrações. Tem espaço pra tudo e pra todos aqui, pois é um reflexo do nosso dia à dia, reflexo da nossa sociedade, cabe dicas de livros, filmes, séries, jogos, passeios, shoppings, aplicativos diversos, viagens e claro, até sobre receitas, pedidos, temperos, melhores locais pra pedir e piores também, por que não?

Teve coisa que deu certo, sim. A proximidade entre pessoas com realidades parecidas, as dicas práticas do dia a dia, os relatos que ajudam quem está começando e as conversas que fogem do óbvio. Isso cria identificação e faz a comunidade ter vida própria.

Mas também teve o que não funcionou tão bem. Falta de retorno em alguns momentos, temas repetitivos, pouco estímulo à participação e aquela sensação de que só poucos falam enquanto muitos apenas observam. Quando não há interação, o espaço perde força e acaba parecendo mais um mural do que uma comunidade.

Para 2026, o desejo é de renovação (que já está em curso :shushing_face:). Mais integração, mais iniciativas que convidem as pessoas a participar de verdade. Enquetes, desafios, perguntas abertas, espaços para histórias reais, reconhecimento de quem contribui e ações que incentivem conversas, não só postagens soltas.

A ideia é simples: transformar a comunidade em um lugar vivo, onde todo mundo se sinta parte, não apenas espectador. Um espaço que informe, apoie, conecte e motive. Porque quando as pessoas se sentem ouvidas, a comunidade cresce junto com elas.

De cara teremos uma renovação bem grande, (sim já sabemos), novos embaixadores e novos foodlovers assumem com a missão de manter esse espaço informativo, colaborativo, dinâmico e interessante, com os mais variados assuntos sobre tudo, por que como disse Raul, “…eu prefiro ser, uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”.

E como diz o ditado, “Várias cabeças pensam melhor do que duas” (Sim, eu dei uma adaptada - licença poética) e então, convido toda galera que quer fazer da comunidade um point diário de informação, relaxamento, aprendizado, ensinamento… enfim, fazer novamente essa comunidade bombar; que deem ideias, sugiram modificações, atividades, para que possamos aumentar e manter a participação de mais membros. O óbvio, a equipe de Marketing, Desenvolvimento e de Engenharia de processos vai mandar, então certamente teremos os testes de usabilidade e do Ailo, só para citar dois exemplos.

Então galera, com mais de 160 mil inscritos, muitas ideias podem ajudar a nova equipe de retaguarda fazer a comunidade mais ativa e interessante para todos, então coloquem aí nos comentários o que você sugere para nossa comunidade para 2026 e não importa se alguém já disse, isso é até bom para mensurar a aceitação das ideias. E se for algo referente ao aplicativo, manda bala também, por que a ideia é realmente ampla, não tem certo ou errado, sugiram o que acharem que pode funcionar para melhorar esse espaço.

E então? Bora?

14 curtidas

Fala galera, eu tenho três ideias que acho que poderiam ser pensadas para 2026:

1. Quadro fixo: “A Voz da Comunidade”
Uma vez por semana, um tema central levantado pela própria comunidade.
As pessoas comentam, votam e os principais pontos viram um post de resumo feito pelo ifood.
:backhand_index_pointing_right: Valor: as pessoas se sentem ouvidas e representadas.

2. Desafio mensal de participação
Exemplos:

• Melhor dica do mês
  • História real que deu certo
  • Erro que virou aprendizado

Os mais engajados ganham destaque público (post fixado, selo simbólico ou menção).
:backhand_index_pointing_right: Valor: incentivo simples, mas poderoso para participação contínua.
Este modelo já tivemos e acho que funcionou muito bem quando era semanal e os premiados na primeira semana não concorria nas demais e assim até a última semana, dá a oportunidade de quem quer participar, mas não tem tanta interação para ficar entre os Tops.

3. Série: Antes e Depois
Pessoas contam como estavam antes de participar da comunidade e o que mudou depois.
Pode ser texto curto, print, depoimento simples.
:backhand_index_pointing_right: Valor: reforça o impacto real da comunidade.

São ideias simples e eu nem toquei no assunto de cupons ou caixas vermelhas, pois é patente que isso impulsiona, mas seria uma função dos foodlovers resolver se, quanto e quando essa modalidade seria interessante e factível.

Enfim, quanto mais ideias, mais novidades para implementar.

:wink: :wink: :wink:

11 curtidas

Além de voltar com o incentivo a participação (com regras justas), como já falado inumeras vezes, se os problemas com App forem continuar sendo direcionados para a Comunidade, é necessário um atendimento técnico do Ifood por aqui. Inclusive, como a comunidade é extensão do App, mantenho o apelo de atendimento humano por lá também.

11 curtidas

Bem pontuado, @Mirella. Eu me sinto frustrado quando entro e vejo que não há tópicos para participar, apenas uma avalanche de reclamações e poucos membros se dão ao trabalho de responder e auxiliar, você é uma que sempre responde as reclamações, então sabe bem do que estou falando.

:face_with_hand_over_mouth: :face_with_hand_over_mouth: :face_with_hand_over_mouth:

7 curtidas

Gostei dessas ideias, tomarem que vejam esse post.

9 curtidas

Obrigado, @Xeique… também espero que vejam e que as pessoas participem, pois a hora de sugerir é agora, depois não adinta reclamar.

:wink:

6 curtidas

Boa tarde.
Oi @LucianoRezende , gostei da sua publicação.
Bom sábado.
:sunflower:

7 curtidas

Como você escreve bem meu amigo! Concordo plenamente com todo exposto. Que venham as tão sonhadas mudanças para tornar essa Comunidade cada vez melhor!

4 curtidas

Obrigado, @TomTom
As mudanças precisam ser implantadas e principalmante mantidas, para valorizar inclusive o tempo de quem aqui entra para postar um assunto, votar uma mudança, opinar sobre uma nova interface e também tricotar sobre diversos outros assuntos, afinal aqui é um lazer também, uma momento de descontração.

3 curtidas

Arrassou, sugestões plausíveis @LucianoRezende , que venham renovações se não estas sugeridas, aos menos baseadas nelas!!!

6 curtidas

Mas um tópico ótimo em amigo :clap:t2::clap:t2::star_struck:

Uma coisa que tem que ser mudada é as sinalizao, parece botão em mão de criança mimada , e mais estimulo para todos voltar

Meio que é difícil porque tem gente aqui que estraga a comunidade se achando a dona daqui que só ela ama o Ifood

Amar também é mostrar erros e acertos :face_with_hand_over_mouth: parece que entender isso é difícil para alguns

5 curtidas

Obrigado @Zil, e se você tiver sugestões para ser apresentada, sugira,quanto mais ideias, maiores são as chances de aproveitamento, eu até tenho mais sugestões, mas para não deixar este tópico um monólogo autoritário, espero que as pessoas opinem, até para que os novos quem chegarão para empurrar o piano, sintam que temos sim vontade de transformar este local em algo agradável de frequentar.

:wink: :wink: :wink:

4 curtidas

Perfeito, @FernandaEste… você é mãe, tem a responsabilidade de educar e portanto sabe a importância do não e da repreensão ao que não está legal ou que não é conveniente. Provavelmente seus filhos vão saber lidar com o contraditório e quem não cria os filhos assim, acaba tendo filhos mimados e ninizentos que não aceitam a contrariedade ou apelam para as pautas sociais. O mesmo ocorre com as empresas, se não houver abertura para críticas e para reclamações, os erros continuam sendo cometidos. E novamernte, exemplificando pelo fato de ser mãe, você sabe que o sim é fácil de ser dito, mas o não às vezes dói mais em você hoje, mas amanhã terá filhos adultos mais responsáveis e verdadeiros.

Agora bora para as sugestões, se tiver alguma, sinta-se à vontade para expor.

3 curtidas

Curiosa para ver o novo time de foodlover e as mudanças :face_with_hand_over_mouth:

5 curtidas

Somos dois… aliás já devem estar sintonizados aqui pra ter noção do abacaxi que terão que descascar.

:joy: :joy: :joy:

3 curtidas

Um outro ponto que eu queria abordar é sobre a trava da palavra assistida, que já impediu a @JoiceCosta, o @Eduardo7.7 e hoje mesmo a @Marcelagobi de finalizar o comentário. Eu tenho um post há dois meses aguardando a liberação da moderação. Mas no caso da Joice e da Marcela, são nível quatro de confiança e o Eduardo é veterano. Gente, se uma embaixadora e um veterano não tem autonomia e a confiança para fazer um texto, alguma coisa está errada, então seria uma outra sugestão de adaptação na calibragem das autorizações, fica aqui mais uma sugestão.

:see_no_evil_monkey::hear_no_evil_monkey::speak_no_evil_monkey:

6 curtidas

Um ponto bem chato o bloqueio de comentários e postagens com certas palavras bloqueadas pelo sistema aqui, compreendo a ferramenta no tocante a ordem na comunicação porém a tal moderação pra liberar ou não, parece não funcionar, levando em conta o tempo que você e muitos outros esperam, eu mesma quando fica retido algum comentário meu, excluo na hora e procuro palavras alternativas, não tenho tempo sobrando e paciência na verdade pra tanto :face_with_hand_over_mouth:
Seria tão bom se tais palavras já aparecessem em negrito ou na cor vermelha, antes mesmo da publicação, pra gente automaticamente mudar, já nos pouparia esse tempo.

:oncoming_fist: O desejo de todos certamente, não tem como sonhar e abordar o diferente, mantendo a mesmice.
Minha percepção: nunca vi nenhuma marca que tenha se tornado uma grande potência, se guiar por bajulação, ser fã de uma marca é saudável até certo ponto, mas as mudanças e melhorias ocorrem com as críticas e dedo na ferida, não precisa nem ser CEO pra saber disso, ainda bem que aqui há diversidade :folded_hands:
Ótimas sugestões as suas @LucianoRezende :clap: com o tempo, outras mais brotarão por aqui.

7 curtidas

Foi cirúrgica no comentário, @JoiceCosta, eu sempre repito para meus funcionários:
O pior cliente é aquele que não reclama.

No tocante as mudanças, vamos ver o quanto a nova geração de foodlovers está disposta a avançar, dar mais poderes à embaixadores e veteranos, participar mais nos tópicos criados por membros e principalmente, não mudar as regras como foi feito tantas vezes neste último ano, não tem como passar segurança com tantas alterações feitas aos 45 do segundo tempo, a impressão que fica e que não se tem um planejamento a longo prazo e as decisões são tomadas de qualquer maneira.

:roll_eyes: :roll_eyes: :roll_eyes:

7 curtidas

Excelente tópico @LucianoRezende :clap::clap::clap::clap:

Tenho algumas opiniões e gostaria de compartilhar com vocês:

O embaixador (a) deveria ter acesso a mais informações para agilizar o processo dentro da comunidade, ter mais autonomia nas tomadas de decisões para auxiliar no dia a dia, não ter que ficar aguardando respostas em situações que seriam fáceis de serem resolvidas quando se tem mais acesso (e evitariam mais reclamações e burburinhos). Por exemplo quando há sinalizações, visualizar quem realiza e sim conseguir retirar ou manter.

Existir um atendimento do próprio Ifood dentro da comunidade apenas para clientes que não conseguem atendimento no Suporte, é frustrante ver as mensagens de pedidos de ajuda, e no final não sabemos se conseguiram resolver ou não… e tópicos de reclamação após resolução deveriam ser excluídos, pois não faz sentido manter ativo.

Voltar a unir tópicos iguais dentro de um período pequeno de tempo, vou dar um exemplo recente: Tópico de aniversário, qual a necessidade de existir 2… 3 tópicos comemorarando se em um só podemos desejar felicidades, sabedoria e amor?

Uma comunicação mais eficaz e ágil em casos de suspensão, bloqueios, tópicos sinalizados. Complicado a pessoa ser suspensa, ter um comentário ou tópico sinalizado e perguntar para o embaixador que nem tem acesso e nem sabe o motivo do ocorrido, tudo que demora para ser respondido e resolvido vira uma discussão sem fim, se existe uma comunicação mais rápida e eficaz, evita uma série de conflitos.

Embaixadores para se tornar Veteranos, deverão participar no dia a dia da comunidade, pois ano passado tivemos mais de 60 e desses, nem 30 estavam de fato ativos.

9 curtidas

Obrigado, Cela… mas excelente mesmo foram seus apontamentos e digo que concordo muito, ainda mais vindo de você, que fala com propriedade por que esteve na “pele do lobo”.

Esta é perfeita, tenho a imagem de um porquinho e uma de um cupom da Mega-sena sinalizada e há UM ANO aguardo a liberação.

Na minha opinião, deveriam ser mesclados por assunto, tipo golpe do motoca, reembolsos, entregas erradas… assim poderíamos inclusive mensurar as incidências, mas a sua ideia também é perfeita, limpar o Feed.

Concordo em gênero, número e grau e neste exemplo vou explicar o que ocorreu, ao menos da minha parte. Quem postava aniversários (teve a ideia inclusive) era o @Spreas que deixou de faze-lo e quem deu continuidade foi o Marcílio, com a diferença que o @Spreas postava dia a dia e o Marcílio fez um tópico único. Com a saída do Marcílio eu mandei mensagem ao Spreas dizendo pra ele continuar as mensagens e ele disse que não faria mais, então comecei fazer no estilo do Marcílio, em um único post e em junho, quando fui punido alguém fez o tópico, achei até bacana quando vi, depois de algumas semanas, mas quando voltei, no primeiro dia de julho fiz o tópico e depois de alguns dias ter feito, vi que fizeram outro, avisei que já havia feito e não foi dada atenção, então de lá pra cá há dois mensais. Eu sempre defendi a mesclagem, adirei quando o @xnegx foi eleito e já nos primeiros segundos começou organizar o Feed, mas… você deve saber da história melhor que eu.

Esse é um dos maiores pecados dos foodlovers até então, juntinho com a falta de continuidade das próprias regras, as regras aqui não apagam velinhas, a alteração da gamificação de outubro é um exemplo clássico.

5 curtidas