Hoje surgiu aqui pela comunidade a dúvida sobre como se tornar embaixador, e como já haviam embaixadores, se a comunidade se iniciou em junho, e as regras que a gente encontra aqui diziam que um dos critérios seria estar na comunidade no mínimo de 6 meses, então decidi vir contar um pouquinho da minha experiência por aqui!
Há não tanto tempo atrás, a comunidade era um projeto que estava em teste, pela equipe de CX, e, o que a gente vê hoje era o sonho grande da equipe, e da Bia, que era uma foodlover que estava a frente do projeto, ou pelo menos da interação com a gente naqueles momentos.
No meu caso, recebi um email em algum momento de 2022, me convidando para fazer um cadastro para uma comunidade de clientes onde eu participaria de algumas interações e alguns testes, e, como eu não tinha nada a perder, acabei fazendo esse cadastro. Alguns meses depois, acredito que em novembro, fui colocada em um grupo de whatsapp onde me informaram que pelos próximos 3 meses eu participaria de alguns testes e pesquisas junto com as demais pessoas daquele grupo, que nós poderíamos interagir e trocar ideias sempre respeitando as regras do grupo, que incluíam o respeito, o cuidado com as palavras, e a descrição de imagens e gifs, já que tínhamos pessoas com deficiência visual no grupo. Foi nesse momento que eu conheci, por exemplo, a @Andreia que já tinha feito parte do primeiro grupo de clientes que tinha acontecido, e naquele momento estaria ali no papel de embaixadora, para auxiliar a gente nessa integração e no que mais pudesse fazer! Esse primeiro grupo, se não me engano, teve sim uma tentativa no telegram, mas o meu era o segundo. Na minha vez, existiam 3 grupos distintos. O de SP, o do RJ, e o que englobava pessoas do sul e de MG, se não estou enganada. Disseram que ao final dos 3 meses haveria uma surpresa relacionada a engajamento, mas a gente não fazia ideia do que era e o que exatamente valia nesse engajamento. O objetivo da comunidade era transformar os clientes em fãs, então, nós conhecemos nesses 6 meses muitas coisas sobre o iFood. Cada iFood day online era bastante informativo, e tinha também os momentos de interação entre nós, e a gameficação que a gente vê hoje como um foco, existia em segundo plano.
Em Março/23, a comunidade estava no fim e as pessoas que mais tinham engajadas foram convidadas a participar de um evento presencial, na sede do iFood, e nesse momento também vieram as pessoas das outras regiões.
Não tenho a foto aqui num momento, mas quem quiser pode olhar aqui pelo instagram Meu primeiro iFood Day Presencial
Quando encerrou esse ciclo, eles anunciaram que algumas pessoas seriam selecionadas para ser embaixadoras do próximo, (eu fui uma delas)e que o próximo seria bem diferente, e de fato foi.
Embora ainda pelo whatsapp, o grupo era único e foram convidadas pessoas de todo o Brasil. No final, tínhamos um grupo de mais de 600 pessoas, e a duração seria de mais 6 meses, e a gente nem imaginava que era porque o sonho grande era uma comunidade no formato de hoje. Foi uma loucura.
o iFood day presencial dessa vez também teve momentos de aprendizado muito legais que se vocês quiserem podem ver por esse vídeozinho aqui
Tivemos alguns grupos focais e também devolutivas de ideias que oferecemos no percurso. Além disso, vimos algumas coisas que surgiram da gente sendo colocadas em prática no app!
Quando o ciclo encerrou em outubro/23, achamos que seria o fim, porque haveria uma pausa no programa de comunidade para que reformulassem, mas, algumas pessoas foram convidadas para participar da Coconstrução do que hoje é esse espaço amplo e diverso! Outra vez, muito aprendizado, muita pesquisa, muitos testes, desafios e muita interação que durou até junho desse ano, onde rolou o Lançamento - Comunidade iFood e agora estamos todos aqui!
Sobre as caixas misteriosas, a gente recebeu uma ao entrar na comunidade, mas, a maioria das que vieram depois foram frutos de desafios que pudemos participar, e que valiam uma caixa ou um evento como premiação. Os desafios geralmente envolviam criatividade e engajamento pra outros espaços além do grupo de whatsapp, às vezes eram desafios complexos, outros mais simples. Já teve:
- desafio de contar uma experiência com iFood e estar entre os mais votados
- gravar vídeos sobre o que era a comunidade pra gente
- pensar em slogans
- criar embalagens biodegradáveis (presencial)
- dançar o “Tá de Rango” e postar nas redes sociais com algumas hashtags
- ajudar a arrecadar doações pra alguns lugares (presencial)
- relato do porque achávamos que deveríamos ir ao the town com iFood
- desafios que envolviam compras no app
e outras situações também onde os escolhidos eram via sorteios!
Dessa vez, também participei do laborat´ório presencial, onde, cada grupo pré selecionado pela equipe de foodlovers teve de participar de um workshop e compartilhar as ideias pensadas para os outros grupos. O meu grupo foi uma mistura de clientes e restaurantes que opinaram sobre uma possibilidade de alteração nas formas de avaliação de pedidos, incluindo direito de resposta do restaurante e devolutiva do cliente. Além disso, também participamos de testes de usabilidade do aplicativo.