Comunidade iFood - experiência

Hoje surgiu aqui pela comunidade a dúvida sobre como se tornar embaixador, e como já haviam embaixadores, se a comunidade se iniciou em junho, e as regras que a gente encontra aqui diziam que um dos critérios seria estar na comunidade no mínimo de 6 meses, então decidi vir contar um pouquinho da minha experiência por aqui!

Há não tanto tempo atrás, a comunidade era um projeto que estava em teste, pela equipe de CX, e, o que a gente vê hoje era o sonho grande da equipe, e da Bia, que era uma foodlover que estava a frente do projeto, ou pelo menos da interação com a gente naqueles momentos.
No meu caso, recebi um email em algum momento de 2022, me convidando para fazer um cadastro para uma comunidade de clientes onde eu participaria de algumas interações e alguns testes, e, como eu não tinha nada a perder, acabei fazendo esse cadastro. Alguns meses depois, acredito que em novembro, fui colocada em um grupo de whatsapp onde me informaram que pelos próximos 3 meses eu participaria de alguns testes e pesquisas junto com as demais pessoas daquele grupo, que nós poderíamos interagir e trocar ideias sempre respeitando as regras do grupo, que incluíam o respeito, o cuidado com as palavras, e a descrição de imagens e gifs, já que tínhamos pessoas com deficiência visual no grupo. Foi nesse momento que eu conheci, por exemplo, a @Andreia que já tinha feito parte do primeiro grupo de clientes que tinha acontecido, e naquele momento estaria ali no papel de embaixadora, para auxiliar a gente nessa integração e no que mais pudesse fazer! Esse primeiro grupo, se não me engano, teve sim uma tentativa no telegram, mas o meu era o segundo. Na minha vez, existiam 3 grupos distintos. O de SP, o do RJ, e o que englobava pessoas do sul e de MG, se não estou enganada. Disseram que ao final dos 3 meses haveria uma surpresa relacionada a engajamento, mas a gente não fazia ideia do que era e o que exatamente valia nesse engajamento. O objetivo da comunidade era transformar os clientes em fãs, então, nós conhecemos nesses 6 meses muitas coisas sobre o iFood. Cada iFood day online era bastante informativo, e tinha também os momentos de interação entre nós, e a gameficação que a gente vê hoje como um foco, existia em segundo plano.
Em Março/23, a comunidade estava no fim e as pessoas que mais tinham engajadas foram convidadas a participar de um evento presencial, na sede do iFood, e nesse momento também vieram as pessoas das outras regiões.
Não tenho a foto aqui num momento, mas quem quiser pode olhar aqui pelo instagram Meu primeiro iFood Day Presencial

Quando encerrou esse ciclo, eles anunciaram que algumas pessoas seriam selecionadas para ser embaixadoras do próximo, (eu fui uma delas)e que o próximo seria bem diferente, e de fato foi.
Embora ainda pelo whatsapp, o grupo era único e foram convidadas pessoas de todo o Brasil. No final, tínhamos um grupo de mais de 600 pessoas, e a duração seria de mais 6 meses, e a gente nem imaginava que era porque o sonho grande era uma comunidade no formato de hoje. Foi uma loucura.
o iFood day presencial dessa vez também teve momentos de aprendizado muito legais que se vocês quiserem podem ver por esse vídeozinho aqui
Tivemos alguns grupos focais e também devolutivas de ideias que oferecemos no percurso. Além disso, vimos algumas coisas que surgiram da gente sendo colocadas em prática no app!

Quando o ciclo encerrou em outubro/23, achamos que seria o fim, porque haveria uma pausa no programa de comunidade para que reformulassem, mas, algumas pessoas foram convidadas para participar da Coconstrução do que hoje é esse espaço amplo e diverso! Outra vez, muito aprendizado, muita pesquisa, muitos testes, desafios e muita interação que durou até junho desse ano, onde rolou o Lançamento - Comunidade iFood e agora estamos todos aqui!
Sobre as caixas misteriosas, a gente recebeu uma ao entrar na comunidade, mas, a maioria das que vieram depois foram frutos de desafios que pudemos participar, e que valiam uma caixa ou um evento como premiação. Os desafios geralmente envolviam criatividade e engajamento pra outros espaços além do grupo de whatsapp, às vezes eram desafios complexos, outros mais simples. Já teve:

• desafio de contar uma experiência com iFood e estar entre os mais votados
  • gravar vídeos sobre o que era a comunidade pra gente
  • pensar em slogans
  • criar embalagens biodegradáveis (presencial)
  • dançar o “Tá de Rango” e postar nas redes sociais com algumas hashtags
  • ajudar a arrecadar doações pra alguns lugares (presencial)
  • relato do porque achávamos que deveríamos ir ao the town com iFood
  • desafios que envolviam compras no app
    e outras situações também onde os escolhidos eram via sorteios!

Dessa vez, também participei do laborat´ório presencial, onde, cada grupo pré selecionado pela equipe de foodlovers teve de participar de um workshop e compartilhar as ideias pensadas para os outros grupos. O meu grupo foi uma mistura de clientes e restaurantes que opinaram sobre uma possibilidade de alteração nas formas de avaliação de pedidos, incluindo direito de resposta do restaurante e devolutiva do cliente. Além disso, também participamos de testes de usabilidade do aplicativo.

37 curtidas

Que legal!!! Adorei as informações!!!

9 curtidas

Nossa que legal, muito bom. @Vivi voce tirou agora todas as minhas dúvidas, pelo menos até agora. kkkk quer dizer que é um projeto desde de 2022 que legal viu. Muito bom mesmo, espero que com o lançamento da comunidade possamos ter os mesmo benefícios da época dos “testes” será? kkkk nos atualize. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::laughing::handshake: realmente você explicou tudo de forma resumida eu adorei.

8 curtidas

Que legal, acabei de assistir o vídeo clipe. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::wink::laughing:

4 curtidas

Eu acho que basicamente em questão de premiação aqui já tem até mais di que quandi estava em teste. Por exemplo, aqui tem a gameficação semanal com premiação por meio só de interação, lá a gente não tinha, era tudo através de desafios pontuais

8 curtidas

Nossa que legal, adorei conhecer mais sobre o surgimento da Comunidade.

6 curtidas

Achei bem interessante @Vivi saber mais informações, tinha essa dúvida de como vocês se tornaram embaixadores.

6 curtidas

Verdade, melhorou né. Ficou mais acessível. Gostei também. Acho que essa história de desafios não conseguiria. kkkkk

Mais estou ansiosa por essas tal caixas misteriosas…

Brindes…

6 curtidas

Vi o vídeo, e também estou te seguindo @Vivi
Nossa estou muito feliz em poder conhecer um pouco de tudo. Nossa que banca a viu. Tudo isso por ser somente clientes do @iFood é uma plataforma diferenciada mesmo viu.

3 curtidas

Vai gosta muito, minha primera foi uma dinâmica daqui da comunidade. Acho muito bacana quando o pessoal recebe de surpresa.

5 curtidas

Eu imagino, haveria sinais viu… kkkkkk

Vou postar tudo. :rofl::rofl::rofl::face_with_hand_over_mouth:

4 curtidas

@ranielreis @Flamenguista @Jean @Caique

5 curtidas

Eu gostava muito dos desafios também. Das coisas diferentes serem por meio deles, achava bem legal!

5 curtidas

Se der uma olhadinha lá vai ver as coisas que eu tive oportunidade de vivenciar por conta dos desafios que eu participei!

5 curtidas

Vou olhar sim, pode deixar. Rs

Obrigada @Vivi por trazer tantas informações que a gente desconhecia e que bom o Ifood sempre pensou em colocar nos clientes no meio de toda esse trabalho que tem por trás pois só assim a gente conhece um pouco o que acontece nos bastidores

3 curtidas

Nossa que legal poder conhecer um pouco de como surgiu a comunidade, estava na duvida sobre os embaixadores e você esclareceu isso

2 curtidas

Nossa que incrível. Adorei saber um pouco mais

4 curtidas

Parabéns a todos que tem perfil de embaixador

4 curtidas

As dúvidas que eu tinha foram esclarecidas nessa explicação adorei vou conferir os vídeos que você colocou.

4 curtidas