Inovacão: Grupo Piracanjuba usa IA para estampar fotos atualizadas de pessoas desaparecidas na caixa de leite
Nos anos 80, nos EUA, uma campanha em caixinhas de leite mostrava pessoas desaparecidas e o contato para dar informações que ajudassem a encontrá-las.
Em época de Inteligência Artificial, a Piracanjuba fez uma atualização e uma ação genial: fechou uma parceria com a ONG Mães de Maio e chamou um perito para usar IA para atualizar as fotos de pessoas desaparecidas há vários anos e estampá-las em caixas de leite, com QR Code e um site para quem puder dar mais informações.
Não preciso nem dizer que a ação é de baixíssimo custo para o impacto que causa na sociedade. E impacto das empresas é o que, cada vez mais, a geração Z cobra, consumindo produtos que se posicionem e busquem sustentabilidade num momento muito complexo de aquecimento global e negacionismo autoritário.
Fora a questão super importante da ajuda e do uso de uma mídia de alto impacto para quem perdeu entes queridos, é uma forma muito criativa de diferenciar um produto que é commodity, o leite, trazendo uma vantagem muito bacana para a marca e construção de branding de longo prazo.
Achei incrível! E vocês, o que pensam desse tipo de ação?
Eu achei muito bacana, e ao mesmo tempo me causaria estranheza o uso do IA pra envelhecer as pessoas desaparecidas a muito tempo, porque, por nao ser uma tecnologia 100% certeira, e se acabar se assemelhando mais a outra pessoa, que nao está desaparecida, e isso gerar algum tipo de impacto negativo?
Simmmmmmmm, espero que tenha resultados e que algumas pessoas desaparecidas sejam encontradas, torcendo para que isso aconteça!! Muito legal mesmo a campanha!
uma observação muito bem feita! A utilização da IA para envelhecer rostos de pessoas desaparecidas é uma ferramenta promissora, mas, como você bem pontuou, traz consigo desafios e preocupações. já conheci muitas pessoas que se pareciam e não tinham traços familiares nem parentesco
Simmmmmmmmm, existem tantos danos que a tecnologia poderia diminuir, que quando acontece ficamos bem felizes de ver ela sendo bem implementada! Que a campanha cresça e seja um sucesso!