Fala galera, alguém já notou que no mercado não temos mais encontrado o tão badalado queijo Gorgonzola? Mas, temos visto um “novo” queijo chamado de Queijo Azul.
Eu explico, os Queijos que antes eram chamados de Gorgonzola ou “tipo Gorgonzola” estão mudando de nome, em virtude de um acordo comercial internacional.
Gorgonzola é um queijo italiano tradicional, feito apenas nas regiões específicas da Itália, como Lombardia e Piemonte, além de ter uma Denominação de Origem Protegida (DOP) na União Europeia.
A DOP garante que certos produtos só podem usar o nome original se forem feitos seguindo regras específicas e na região de origem, como o Champagne ou o Parmigiano Reggiano (queijo).
O Brasil assinou um acordo com a União Europeia (Mercosul-UE), que reconhece as DOPs europeias e com isso, produtores brasileiros não podem mais usar o nome “Gorgonzola” e nem “Tipo Gorgonzola” em seus rótulos, passando então ser chamados de “Queijo Azul” ou nomes com marcas próprias.
Pra quem não tem conhecimento de como são feitos os queijos Gorgonzola, aqui vai a “receita”.
Pasteurização e Adição de Culturas: O leite de vaca é pasteurizado e em seguida, são adicionadas culturas bacterianas e o fungo Penicillium roqueforti, que é responsável pela formação das veias azuis e pelo sabor característico do queijo.
Coagulação: Adiciona-se um coalho (enzima coagulante) ao leite, que se transforma em uma coalhada.
Corte e Mexedura: A coalhada é cortada em cubos e mexida para eliminar o soro.
Drenagem e Enformagem: O soro é drenado e a coalhada é moldada em formas apropriadas, que serão utilizadas na maturação.
Salga: O queijo é salgado, o que ajuda a eliminar o excesso de soro e a prolongar a vida útil.
Perfuratização e Maturação: Para que o fungo Penicillium roqueforti se desenvolva, o queijo é perfurado com agulhas especiais de cobre, permitindo a entrada de ar. Em seguida, o queijo é maturado em condições de temperatura e umidade adequadas (10 a 12°C e umidade mínima de 90%) durante um período de tempo (mínimo de 35 dias).
Embalagem e Distribuição: Após a maturação, o queijo é embalado e distribuído.
Principais Características do Queijo Gorgonzola:
Fungo Penicillium roqueforti: Responsável pelas veias azuis e pelo sabor característico.
Leite de Vaca: O principal ingrediente na produção do queijo.
Maturação: O período de maturação é essencial para o desenvolvimento do sabor e da textura do queijo.
E aí, gostou da novidade?
Quem aí curte um Gorgonzola e em qual preparo? Conta pra nós nos comentários e se puder, deixe também uma receita do prato que você faz com esse queijo maravilhoso ou como você consome. Minha esposa por exemplo ama esse queijo e adora comer junto com uvas verdes.
Eu vim pelo queijo
Vou ser sincera, tem tipos e nomes de queijo demais, não vou muito longe em termos de nomes, só os de Minas eu reconheço fácil kkk
Engraçado né, quem não lê muito ou se antena nas notícias, acaba achando que são tipos diferentes nesse caso do Gorgonzola e o queijo azul né, no fim só muda o nome.
E é caro o bichinho viu
Gorgonzola comprei um mini potinho uma vez pra colocar na pizza e nunca mais, fico com os da roça mesmo.
Eu não resisto quando passo na sessão de queijos, principalmente quando passo pelo queijo Chancliche que te falei, só vou vendo e colocando no carrinho, queijo fresco, meia cura, ricota, Parmesão, Gorgonzola, queijo prato, muçarela e a conta no supermercado, só
Eu uso muito queijo em casa no café da manhã e nos preparos com macarrão, além é claro de comer bebendo vinho ou cerveja. Essas fotos são de ontem, fui sozinho no laticínio e mandei fotos pra minha esposa escolher…
Tem muitas opções no mercado né, pra quem faz muitas receitas ou monta aperitivos pra combinar com bebidas , o nível de degustador e apreciador só aumenta, como é seu caso.
Aí a nota fiscal no fim das compras vai longe também
Mas é muito bacana conhecer mais desse universo dos queijos, aprecio também.
Certeza, você faz uma omelete pra comer com arroz e feijão é uma coisa, colocou um queijo coalho na omelete, já é outra coisa.
Eu faço muita panqueca em casa também, e sempre faço com recheio de carne e também de queijos. Queijo na cozinha pra mim é igual alho, cebola e bacon, ponho até no café.
Eu sou amante de queijos
Infelizmente tive que reduzir um pouco o consume por saúde
Mas o gorgonzola ou azul eu gosto muito, meus filhos não curte tanto quanto eu kkkk
Não tenho uma receita especifica, pq sempre tenho pelo menos dois tipos de queijos diferentes em casa e ele faz parte sempre kkkk
Mas conheci um pão artesanal que meu filho faz que é feito com gorgonzola e nozes que virou um dos meus prefereidos
Vou buscar uma foto e o nome do pão e trago aqui
Eu particularmente não gosto, sou do time da @JoiceCosta Gosto de muçarela, coalho, provolone ( a milanesa então, nem se fala, maravilhoso)
Minha irmã q sempre faz um trequinho de entrada, q vai queijo brie com mel, tb não gostei muito
tá uma moda do azul né. É Caneta Azul, meia azul, queijo azul
eu adoro Gorgonzola e não tem como a essas alturas do campeonato chegar no mercado e falar ‘moça, me vê 300g de queijo azul, por favor’. Pelamor, os caras nem pra escolher um nome melhorzinho.
Obrigado pelo tópico de qq jeito @LucianoRezende , sempre informativo.
Inacreditável! Ontem eu estava no supermercado procurando queijo gorgonzola e só encontrei o tal “queijo azul”! Juro que fiquei na dúvida se era o mesmo. Hoje vem o querido amigo @LucianoRezende e faz essa publicação! Transmissão de pensamento! Gratidão amigo!
Queijo é minha perdição… gorgonzola, brie, tipo reino, gouda, estepe, ementhal, parmesão, prato…sempre responsáveis pelo meu carrinho decolar!
Mas esse lance do nome, é que nem tiveram q fazer cm o champanhe.