Bora pra cozinha? 👨‍🍳

Fala galera… quem aí gosta de panetone? Eu amo panetone e amo também cozinhar, então… mãos à obra!

Ingredientes

• 500g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 100g de Margarina Doriana
  • 100ml de leite morno
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de essência de panetone
  • 100g de frutas cristalizadas
  • 100g de uvas passas
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Gotas de chocolate ao leite (opcional)

Modo de preparo

1. Em uma vasilha grande, misture a Margarina Doriana com o açúcar até obter um creme homogêneo e fofo. Adicione os ovos, um a um, misturando bem após cada adição. Incorpore o leite morno aos poucos, mexendo sempre.

2. Em outra vasilha, misture a farinha de trigo com o fermento em pó. Adicione aos poucos à mistura de ovos e margarina, misturando delicadamente com uma colher de pau ou espátula, até obter uma massa homogênea.

3. Adicione a essência de panetone, as raspas de limão, as frutas cristalizadas, as uvas passas e as gotas de chocolate (se usar), misturando suavemente para incorporar os ingredientes sem machucar as frutas.

4. Unte e enfarinhe uma forma de panetone com capacidade para 1kg. Despeje a massa na forma, cobrindo cerca de dois terços da sua capacidade. Cubra a forma com um pano limpo e deixe a massa descansar em lugar morno por aproximadamente 1 hora, ou até dobrar de volume.

5. Pré-aqueça o forno a 180°C. Asse o panetone por aproximadamente 45-50 minutos, ou até que, ao espetar um palito no centro, ele saia limpo. Se o topo começar a dourar muito rápido, cubra-o com papel alumínio.

6. Após assar, retire o panetone do forno e deixe esfriar completamente na forma antes de desenformar. Você pode decorar com açúcar de confeiteiro, se desejar.

19 curtidas

Uhuuuu!
Ah, meu marido vai ter que testar essa receita sua.
Ele ainda não acertou fazer panetone.
Aqui a gente ama também :heart:

8 curtidas

Depois conta se deu certo.
:face_savoring_food::face_savoring_food::face_savoring_food:

8 curtidas

Pode deixar! :blush::wink:

8 curtidas

Nussss…amo panetone! Mas nem em sonho me atrevo a fazer ! :see_no_evil_monkey::face_with_hand_over_mouth:

Eu vi uma reportagem ( no programa mais Vc da “Namaria Braga”) ensinando a fazer panetone, disseram que após assar, devemos deixa-lo de cabeça pra baixo (pendurado) até esfriar, pra manter a altura ,os furinhos e a maciez.

Vc faz assim tbm?

6 curtidas

:joy: fui olhar a essência que tenho aqui. É igual a sua, @LucianoRezende

8 curtidas

Faço sim… penduro no varal de macarrão que eu tenho.

Não é muito difícil não, @ViviSawada, é muito parecido com pães, só que vai mais ingredientes.
:joy::joy::rofl:

7 curtidas

Quando eu não acho a específica, compro essência de laranja que é a mesma coisa.
:joy::joy::joy:

7 curtidas

Boa noite.
Oi @LucianoRezende , agradeço pela receita de Panetone.
Muito obrigado.
Bom final de semana.
:sunflower:

5 curtidas

Vou tentar fazer alguns pães primeiro :see_no_evil_monkey::rofl: Se der certo eu dou o próximo passo!

Adorei a ideia do varal de macarrão. :clap::clap::clap::clap:

6 curtidas

Comece pela focaccia, não tem como errar, @ViviSawada

7 curtidas

Obrigado @Andreia007

5 curtidas

Panetone no forno?
@LucianoRezende :eyes:

7 curtidas

Sim… mas já vi vídeos que disseram ter feito em air fryer.
:eyes:

5 curtidas

Os de frutas eu passo :joy::joy: Mas se me chamar para comer o Chocotone com um café :face_savoring_food:tô indo :joy:

6 curtidas

Já pode encomendar @LucianoRezende ?? :blush:
Parabéns pela receita amigo!

5 curtidas

Ia ser um prazer, viu @FernandaEste?
Já imaginou poder reunir a galera em café com fofoca?

6 curtidas

Siiiiiim… e a balança que lute.

6 curtidas

Eu amoooo. Confesso que já salvei o algumas receitas mas ainda não fiz.

4 curtidas

Bom dia.
Oi @LucianoRezende , de nada.
Bom sábado.

5 curtidas