Desde de criança que vejo as corridas.
Acordava cedo, às vezes ainda acordo, domingo de manhã, pra assistir.
Meu ídolo sempre foi o Airton Senna. Não somente por ele ser o Airton o maior atleta de todos os tempos até hoje na categoria dele e fora. Mas, pela filosofia de vida dele.
Tudo bem que hoje o automobilismo tem outras categorias, com outros rostos, outras oportunidades, outros atletas, são bons também. Mas o Airton…!
A filosofia de vida dele, em sempre dar o seu melhor, em tudo, independente das circunstâncias. Na nova série Airton Senna na Netflix, passa só um pouco de tudo que Airton passou, os favoritismo, mesmo ele correndo com o mesmo carro do seu adversário ele não era o suficiente, ele tinha que fazer mas, mesmo ele sendo o melhor em correr na chuva, ele tinha que parar, encerra a corrida, pois os demais, os favorecidos não conseguiam ter aquela habilidade pra época, como ele tinha. Ele era o melhor em correr na chuva.
Irônico, cômico, mas tão atual nos dias de hoje. Quando alguém não consegue cruzar a linha da chegada, ela tenta mudar a linha da chegada, só por que você não será beneficiado naquele momento, sofreu muito preconceito por ser brasileiro, por ser do Brasil, queriam que ele fosse britânico. Mas ele era do Brasil e sempre enfatizou isso. Seus adversários não tinham suas habilidades e nem se esforçavam pra ter, nem trabalhava como ele, mas queriam o pódio.
Mesmo com todos contra, ele não se distanciou do seu objetivo, que era vencer com respeito aos demais, com dignidade e acima de tudo princípios, foi trapaceado várias vezes, caiu, se levantou, mas não desistiu.
Depois de Airton tenho alguns que sou fã. kkkkk o Michael Schumacher, hoje afastado, por um acidente, quando esquiava. Lewis Hamilton, que acumula grandes vitórias, que tem como ídolo o Airton.
Pois o lema dele era:
“Na vida não importa o que você esteja fazendo, faça sempre o seu melhor.”
Airton Senna.
Sempre foi ético e com o espírito de equipe. Sua capacidade de enfrentar adversidades e fracassos fizeram dele o atleta completo. Ele sempre via as injustiças contra ele e sua equipe, porém seguia firme com seus princípios, muito trabalho e dedicação. Pra ele naquela época inegociável e acredito que se estivesse vivo continuaria com o mesmo pensamento. Isso era além de vencer.
Sabemos que isso existiu, existe e irá existir. Porém a forma que você reagi é que vai te fazer diferente, o que fez Airton diferente.
Seu legado trouxe novas normas de segurança.
“Acredito muito nisso. Quem anda certo, em cima da verdade, só pode receber a felicidade como recompensa. Tenho convicção do que faço e da maneira como faço.”
Airton Senna.