Anticoncepcionais e antibióticos:Quais os riscos dessa combinação?

Bora abordar um tópico interessante e que muitos não sabem…

O anticoncepcional é hoje o melhor amigo das mulheres e graças à sua ação foi possível determinar a hora de ser mãe e estar preparada para quando a menstruação chegar, ou até mesmo não menstruar. Sem dúvida, os contraceptivos orais foram uma revolução farmacológica, mas você sabe quais medicamentos afetam ou não a sua eficácia contraceptiva?

Os antibióticos ou antimicrobianos podem afetar ação das pílulas hormonais pela interação medicamentosa existente entre eles, podendo ocasionar uma gravidez não planejada.

Os contraceptivos orais são formados pela associação de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, em doses reduzidas, que atuam inibindo a ovulação, modificando a superfície uterina e o muco cervical, e dificultando a passagem dos espermatozoides. Na presença de certos antibióticos, as baixas doses hormonais diminuem ainda mais, comprometendo sua eficácia. Os antimicrobianos destroem as bactérias intestinais que produzem as enzimas que podem reagir com o estrogênio para sua absorção pela corrente sanguínea e provocam a aceleração do metabolismo hepático que compromete a absorção dos outros hormônios, prejudicando assim a ação contraceptiva.

Algumas doenças, como infecções, têm os antibióticos como opção de tratamento mais eficiente, não restando escolha para a mulher que utiliza pílula. E independente do anticoncepcional, seja de uso oral ou injetável, certos antibióticos podem interagir e acabar comprometendo a eficácia contraceptiva.

Por isso e sempre importante conversar com seu médico e informar sobre todos os medicamentos que estão sendo utilizados, somente ele poderá avaliar cada caso e orientar o que fazer.

Nessa situação, para garantir a proteção e evitar uma gestação não planejada, os métodos de barreira, as populares “camisinhas”, tanto masculina quanto feminina, são as melhores opções para manter a vida sexual ativa sem preocupações. Vale lembrar que a eficácia da pílula só é restabelecida após sete dias sem o uso de antibióticos e que durante esse período é preciso continuar utilizando a camisinha em todas as relações,e outra informação serve tbm para quem ingere bebidas alcoólicas o antibiótico não faz efeito se vc tomar ele e ingerir bebidas alcoólicas sem contar que acaba tempo algum problema grave ao fazer essa combinação.
Espero ter ajudado pessoal.

18 curtidas

@Moni2 , tópico bem relvante, o cuidado é sempre fundamental.

1 curtida

Sim e muitas pessoas não sabem sobre o assunto

Fato lamentável !!! O que também nos leva ao debate de consumir Remédios sem orientação de um médico

1 curtida

Oi @Moni2 interessante e oportuna a informação, dado que gravidez indesejada em via de regra sempre é um problema que sobra para a mulher.

Entretanto, não sei qual a fonte de consulta, mas a iformação abaixo não é verdadeira.

O mito que bebidas alcoólicas cortam o efeito de antibióticos ou outros medicamentos não procede, fosse assim, quando ocorre uma intoxicação medicamentosa, os hospitais ofereceriam uma caipirinha e não uma constrangedora lavagem intestinal.

Então tá liberado tomar remédio com pinga? A resposta é não.

Como a explicação é bastante técnica e depende de vários outros fatores, basta saber que tanto medicamentos, como o álcool são processados no fígado e quando ingeridos conjuntamente ou sobre o efeito de um ou de outro, isso pode sobrecarregar o fígado, onde ambos são metabolizados, podendo causar ou complicar uma hepatite, assim como uma sinergia, comprometendo o tratamento. :wink:

7 curtidas

Muito interessante a interação entre os medicamentos

1 curtida

Muitas informações necessárias!!

1 curtida

Muito esclarecedor e vamos que vamos sem medo de ser felizes!

1 curtida

Exatamente

Não sei se a minha explicação ficou confusa @LucianoRezende mas foi isso que quis dizer que de modo algum pode tomar antibiótico ou qualquer outro medicamento e depois querer ingerir bebidas alcoólicas,falo pq muitos clientes vem comprar remédio aí fala pra gente posso tomar uma cerveja tomando esse remédio? Respondemos não senhor a não ser que queira só gastar dinheiro com medicamentos e ainda ir parar no hospital novamente com algo pior

1 curtida

Ajuda muito né

Vale lembrar também que o uso de anticoncepcionais combinado com tabagismo dá propensão maior para trombose

1 curtida

Eu não gosto de tomar remédios, sendo bem sincero, eu sempre tomo quando existe um risco e possui recomendação médica. Tem gente que qualquer dorzinha mete um comprimido para dentro, eu prefiro fazer um chá, uma meditação, ir para um caminho mais natural

1 curtida

Ótimo tópico :clap:t3::clap:t3: obrigada

1 curtida

Minha filha é do antibiótico kkkkkk, chamamos ela de pneumonia de brincadeira, a médica passou antibiótico falando que era pneumonia, 9 meses depois nasceu. Amor da minha vida :heart_eyes:

3 curtidas

Kkkkkk aí amigo quando tem de ser né

2 curtidas

Magina vamos pra cima

2 curtidas

Tá certissimo

1 curtida

Sério @Amabilin olha essa eu não sabia,preciso me aprofundar mais nesses assuntos viu

2 curtidas

Sim @Moni2
Minha ginecologista que me alertou

2 curtidas