Pessoal, como alguns sabem sou apaixonado por café! De todos os tipos e de todas as formas de preparar e consumir (alguns dizem que sou viciado em café, mas eu paro quando eu quiser kkk).
Estava conversando com alguns amigos sobre o preço absurdo do café, eles sempre me pedem dicas de qual café comprar, como fazer e vi que a maioria não conhecem as principais certificações de qualidade e pureza do café que temos!!!
Com o preço na estratosfera, muita gente tem optado por cafés mais baratos, mas a gente precisa tomar muito cuidado para o barato não sair caro para a saúde. Sabiam que alguns cafés de baixa qualidade têm de tudo misturado neles (grãos estragados e impróprios para o consumo, sementes que não são de café, galhos, insetos e pedras)? Muitos problemas gastrointestinais, azia e em alguns casos até úlceras decorrem do consumo desses cafés.
Uma forma de mascarar essas impurezas é por meio da torra do café, esses cafés Extra Forte e Tradicional passam por uma torra muito forte que esconde todas impurezas e imperfeições do café, elimina a maior parte dos nutrientes e antioxidantes e deixa o café muito amargo. Numa escala internacional de 0 a 10, esses cafés estão entre 4,5 e 5,9. Só pra constar cafés abaixo de 4,5 são impróprios para o consumo, então se puder, evite-os.
Então, além de pesquisar os preços, é importante escolher bons cafés. As certificações de pureza e qualidade do café. O Selo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) é uma certificação criada para garantir a qualidade do café produzido e comercializado no Brasil O processo passa até por exames de laboratório. Ele atesta aspectos como pureza, qualidade e sustentabilidade do produto, olha aqui eles:
A maioria dos especialistas (e eu) recomendam o café de Certificação Superior para cima, essa também é uma excelente dica para quem quer começar a tomar o café sem açúcar, pois cafés com certificações Superior ou Gourmet possuem um torra mais leve, você sente mais os aromas e notas do café e são bem menos amargos!
Outra Certificação bem conceituada é a Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) que garante que os grãos certificados são de altíssima qualidade e têm rastreabilidade completa, com cada lote podendo ser identificado via QR Code. Os cafés com esse selo são reconhecidos mundialmente e fazem parte de uma elite do mundo cafeeiro.
Esses selos geralmente estão na parte de trás do pacote ou do lado, olha aqui os selos dos cafés daqui de casa:
Existem outros fatores que são interessantes na escolha do café, como se café moído na hora , se é embalado à vácuo, o tipo de moagem e torra, mas neste Tópico quis falar as certificações, pois queria enfatizar como um café ruim pode trazer malefícios para saúde em um tempo que o café está absurdamente caro.
Já conheciam essas certificações e observam elas na hora de comprar seu cafezinho? O que mais vocês costumam levar em consideração além do preço? Conta aqui nos comentários
Se vocês quiserem saber mais sobre o tema deixei algumas referências
https://bsca.com.br/page/certificacao
https://www.abic.com.br/
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-divulga-lista-de-marcas-e-lotes-de-cafe-torrado-improprios-para-consumo
https://minhasaude.proteste.org.br/impurezas-d
o-cafe-insetos-e-pelos-de-roedores/