Você se preocupa com a qualidade do café que você toma? Conhece os selos de qualidade do café?

Pessoal, como alguns sabem sou apaixonado por café! De todos os tipos e de todas as formas de preparar e consumir (alguns dizem que sou viciado em café, mas eu paro quando eu quiser kkk). :coffee:

Estava conversando com alguns amigos sobre o preço absurdo do café, eles sempre me pedem dicas de qual café comprar, como fazer e vi que a maioria não conhecem as principais certificações de qualidade e pureza do café que temos!!!

Com o preço na estratosfera, muita gente tem optado por cafés mais baratos, mas a gente precisa tomar muito cuidado para o barato não sair caro para a saúde. Sabiam que alguns cafés de baixa qualidade têm de tudo misturado neles (grãos estragados e impróprios para o consumo, sementes que não são de café, galhos, insetos e pedras)? Muitos problemas gastrointestinais, azia e em alguns casos até úlceras decorrem do consumo desses cafés.

Uma forma de mascarar essas impurezas é por meio da torra do café, esses cafés Extra Forte e Tradicional passam por uma torra muito forte que esconde todas impurezas e imperfeições do café, elimina a maior parte dos nutrientes e antioxidantes e deixa o café muito amargo. Numa escala internacional de 0 a 10, esses cafés estão entre 4,5 e 5,9. Só pra constar cafés abaixo de 4,5 são impróprios para o consumo, então se puder, evite-os.

Então, além de pesquisar os preços, é importante escolher bons cafés. As certificações de pureza e qualidade do café. O Selo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) é uma certificação criada para garantir a qualidade do café produzido e comercializado no Brasil O processo passa até por exames de laboratório. Ele atesta aspectos como pureza, qualidade e sustentabilidade do produto, olha aqui eles:

A maioria dos especialistas (e eu) recomendam o café de Certificação Superior para cima, essa também é uma excelente dica para quem quer começar a tomar o café sem açúcar, pois cafés com certificações Superior ou Gourmet possuem um torra mais leve, você sente mais os aromas e notas do café e são bem menos amargos!

Outra Certificação bem conceituada é a Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) que garante que os grãos certificados são de altíssima qualidade e têm rastreabilidade completa, com cada lote podendo ser identificado via QR Code. Os cafés com esse selo são reconhecidos mundialmente e fazem parte de uma elite do mundo cafeeiro.

Esses selos geralmente estão na parte de trás do pacote ou do lado, olha aqui os selos dos cafés daqui de casa:

Existem outros fatores que são interessantes na escolha do café, como se café moído na hora , se é embalado à vácuo, o tipo de moagem e torra, mas neste Tópico quis falar as certificações, pois queria enfatizar como um café ruim pode trazer malefícios para saúde em um tempo que o café está absurdamente caro.
Já conheciam essas certificações e observam elas na hora de comprar seu cafezinho? O que mais vocês costumam levar em consideração além do preço? Conta aqui nos comentários

Se vocês quiserem saber mais sobre o tema deixei algumas referências
https://bsca.com.br/page/certificacao
https://www.abic.com.br/
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-divulga-lista-de-marcas-e-lotes-de-cafe-torrado-improprios-para-consumo
https://minhasaude.proteste.org.br/impurezas-d
o-cafe-insetos-e-pelos-de-roedores/

21 curtidas

Claro! E por por outro lado, o ifood nos ajudou este fds com promoção 2 por 1 topconteudo

4 curtidas

Que venham mais promoções como essa, né @Vinynine . Aproveitei bastante

4 curtidas

Aqui perto de casa tem uma mercearia que moe o café na hora a qualidade é outra fora o cheiro que fica de cafezinho :coffee:

5 curtidas

Oi @Luizfer267 tudo bem?
Eu consumo o Mellita Extra Forte há décadas e não troco, conheço os selos, já debati aqui mesmo em outro tópico sobre isso quando levantaram a questão do café gourmet e entendo que cada um tenha sua preferência ao paladar, já experimentei todas as variações e continuo com o Melitta.
Há umas décadas o modismo foi o café tipo exportação, foi uma febre para poucos, devido ao alto custo.
O preço do café vai ficar no topo ainda por muito tempo, a demanda externa está acelerada e os volumes de produção não estão acompanhando e entre receber em dólares escoando a produção maciçamente ou distribuir internamente com alto custo de transporte, nem precisa dizer o que os produtores preferem.

6 curtidas

Por aqui a gente mesmo produz nosso café, mas é bom saber pra quando precisarmos comprar em outras cidades

6 curtidas

Meu sogro teve uma chácara que quando comprou tinha vários pés de café e ele colhia e mandava torrar, eu achava bem legal o processo e o sabor, mas nem sei qual era o grão que era produzido.

4 curtidas

Também não faço ideia do tipo do grão kkkkk o plantio e colheita fica por conta dos homens da casa, só torramos e moemos

4 curtidas

Adorei o tópico @Luizfer267 justamente por que tem várias fontes, adoro saber de onde tirou a ideia, rsrsrs sim, eu sempre olho, rs muito importante, além do preço, claro kkkk, olho muito questão da ISO, qual o tipo de certificação, de cada café, se realmente vale o preço, se o que estou comprando é mesmo justo com base nas espesificações. rsrsrs :wink:

topconteudo

2 curtidas

É um excelente café! Consumo o Mellita regiões (inclusive tomei hoje de manhã) e o em grãos.
E é um dos poucos cafés extra forte que tem certificação. Alerto mais no sentido que muitos produtores utilizam a torrefação forte para mascar imperfeições ou até mesmo adulterar o café.

Essa é a questão, não acontece só com o café. E quem vai julgar o produtor, é bem mais vantajoso.

4 curtidas

Que privilégio, já tive a oportunidade de fazer o café plantado e moído pela gente, é outro nível!

2 curtidas

@MARCILIO informação nunca é de mais né, meu amigo.

@Jean, eu compro de vez em quando de um senhor que vende da produção dele aqui na feira. Ele moe na hora, é outro sabor outro cheiro.

E muito bom! Eu moo

3 curtidas

Bem sabia isso de selo :astonished: bom saber

1 curtida

Maravilha seu tópico @Luizfer267 :clap::clap:
Também não vivo sem o cafezinho nosso de cada dia :coffee:
Os preços ultrapassaram a casa do absurdo né , até as marcas inferiores estão praticamente lado a lado nesses valores nos mercados.
Já comprei muito café ruim devido ao valor, mesmo tendo os selos, alguns cheio de pedaços de galhos, outros cheirando a barata :face_with_hand_over_mouth: sério mesmo.
Eu prezo muito pela qualidade, deixei de me arriscar aos desconhecidos, mesmo com menores preços e optando pelos que já conheço.
Quando visito minha família no interior, aproveito pra trazer muitos pacotes, Minas tem muitas plantações cafeeiras, o de Simonésia então é perfeito, tudo 100% natural.
Parabéns pelo completo texto.
topconteudo

4 curtidas

mulher, no preço que tá o café, temos que pelo menos tentar buscar algo de qualidade que não faça mal a saúde, né

3 curtidas

Concordo em tudo! kkkkkkk :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::face_with_hand_over_mouth::laughing: tem que ser assim @Luizfer267 qualidade pra poder compensar. Heheeh

1 curtida

Eu acredito muito em você!!! Já vi disso também. Vi café que parecia cerrarem, com pedra. É triste.
Eu estava na sua região semana passada, dei um pulinho em Minas, não pude deixar de trazer, café em grão, queijo e doce de leite :yum: :yum:

Acredito que a melhor estratégia é essa mesmo

1 curtida

Mas que beleza eim :100: seria um pecado voltar de bolsa vazia sem essas preciosidades de Minas
:grin: seja sempre bem vindo :coffee::top:

2 curtidas

Bem relevante este tópico. Já tinha lido sobre isso pois também adoro café.
A maioria dos cafés extra forte mascaram as impurezas no sabor amargo. E faz o brasileiro achar que café bom é café “forte” e amargo.
Sendo que só tem esse gosto por ser queimado mesmo!

3 curtidas

E eu tentando escolher kkk

6 curtidas