Vocês sabem o que é Engenharia Social?
Definição de engenharia social
A engenharia social é uma técnica de manipulação que explora erros humanos para obter informações privadas, acessos ou coisas de valor. No crime cibernético, esses golpes de “hacking humano” tendem a atrair usuários desavisados para expor dados, espalhar infecções por malware ou dar acesso a sistemas restritos. Os ataques podem acontecer on-line, em pessoa e por outros meios de interação.
Os golpes promovidos com base em engenharia social são feitos a partir de como as pessoas pensam e agem. Sendo assim, os ataques de engenharia social são especialmente úteis para manipular o comportamento de um usuário. Quando um invasor entende o que motiva as ações de um usuário, ele pode enganar e manipular o usuário de forma eficaz.
Além disso, os hackers tentam explorar a falta de conhecimento do usuário. Graças à velocidade da tecnologia, muitos consumidores e funcionários não reconhecem certas ameaças como os downloads automáticos. Os usuários podem também não perceber a verdadeiro valor dos dados pessoais, como o seu número do telefone, por exemplo. Por isso, muitos usuários não sabem exatamente como proteger a si mesmo e seus dados.
Em geral, os invasores de engenharia social têm um dos seguintes objetivos:
- Sabotagem: interrupção ou corrupção de dados para causar danos ou incômodos.
- Roubo: obtenção de objetos de valor, como informações, acesso ou dinheiro.
(para ler mais, acesse o link abaixo, é do site da Kaspersky, seguro e tem dicas valiosas).