Vamos nos proteger? Não é comida, mas pode salvar as nossas vidas

shutterstock2179110671-q75

Vocês sabem o que é Engenharia Social?

Definição de engenharia social

A engenharia social é uma técnica de manipulação que explora erros humanos para obter informações privadas, acessos ou coisas de valor. No crime cibernético, esses golpes de “hacking humano” tendem a atrair usuários desavisados para expor dados, espalhar infecções por malware ou dar acesso a sistemas restritos. Os ataques podem acontecer on-line, em pessoa e por outros meios de interação.

Os golpes promovidos com base em engenharia social são feitos a partir de como as pessoas pensam e agem. Sendo assim, os ataques de engenharia social são especialmente úteis para manipular o comportamento de um usuário. Quando um invasor entende o que motiva as ações de um usuário, ele pode enganar e manipular o usuário de forma eficaz.

Além disso, os hackers tentam explorar a falta de conhecimento do usuário. Graças à velocidade da tecnologia, muitos consumidores e funcionários não reconhecem certas ameaças como os downloads automáticos. Os usuários podem também não perceber a verdadeiro valor dos dados pessoais, como o seu número do telefone, por exemplo. Por isso, muitos usuários não sabem exatamente como proteger a si mesmo e seus dados.

Em geral, os invasores de engenharia social têm um dos seguintes objetivos:

  1. Sabotagem: interrupção ou corrupção de dados para causar danos ou incômodos.
  2. Roubo: obtenção de objetos de valor, como informações, acesso ou dinheiro.

(para ler mais, acesse o link abaixo, é do site da Kaspersky, seguro e tem dicas valiosas).

O que é engenharia social?

5 curtidas