Não quero isso em 2025

Estava vendo esses incêndios que estão acontecendo em Los Angeles e fiquei pensando nos vários desastres naturais que passamos nos últimos anos, as enchentes no Rio Grande do Sul, aquela nuvem de fumaça por causa das queimadas que tomou conta de todo país, em São Paulo o dia virou noite de tão nublado, o calorão que todo mundo passou, enfim, tantas desastres naturais, alguns evitáveis, outros já são consequências irreversíveis.
Mas e em 2025 o quê podemos fazer para prevenir esses desastres ou pelo menos mitigar os impactos deles em nossa vidas além de torcer e cobrar que nossos governantes façam o papel deles?

Como em tudo, a conscientização é a base para o comprometimento da nossa sociedade nessa luta que afeta a todos direta ou indiretamente. Infelizmente somos ainda muito reativos nesses assuntos.

Acredito que buscar saber mais sobre o assunto é o primeiro start para um despertar. Vocês conhecem iniciativas que trabalham para prevenir e combater desastres naturais aqui no Brasil? Vejam algumas (de muitas):

SOS Mata Atlântica (www.sosma.org.br)

A SOS Mata Atlântica tem como missão proteger a biodiversidade da Mata Atlântica e combater os incêndios e o desmatamento. Ela realiza ações de reflorestamento, conscientização e monitoramento de áreas impactadas por desastres ambientais.

Cruz Vermelha Brasileira (www.cruzvermelha.org.br)

A Cruz Vermelha Brasileira oferece ajuda humanitária em momentos de catástrofes naturais, como incêndios e enchentes, atuando no socorro imediato e na recuperação das áreas afetadas.

Ação da Cidadania (www.acaodacidadania.org.br )

A Ação da Cidadania é conhecida pelo combate à fome, mas também atua na recuperação de áreas atingidas por desastres naturais, incluindo incêndios e alagamentos, oferecendo apoio às vítimas.

UNIÃO BR ( www.movimentouniaobr.com.br )

A UNIÃO BR é um movimento que busca promover a união e o fortalecimento de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e o enfrentamento de desafios sociais e ambientais no Brasil.

Você conhece e/ou apoia alguma dessas iniciativas ou organizações? Conhece alguma outra que gostaria de compartilhar? Sabia que o Ifood apoia diversas causas como estas e nos incentiva a fazer parte delas? Até podemos doar por meio do app ifood para elas e diversas outras causas. Como fazer uma doação no app do iFood?

26 curtidas

Excelente tópico meu amigo @Luizfer267 !!! Muito bom trazer isso para cá este assunto com muita isenção .

3 curtidas

Muito pertinente esse assunto @Luizfer267 quanto mais adiarmos o fim da agressão a natureza, maior será o tempo de recuperação e muita coisa hoje já é irreversível. Aqui no Brasil precisamos urgentemente de leis mais rígidas na ocupação do solo e o fim das impermeabilizações do solo nos grandes centros com calçamento de concreto e leito carroçavel em asfalto. Hoje já existem diversas tecnologias mais eficientes que permitem a drenagem de solo, evitando em muito as enchentes.

8 curtidas

Um tópico super importante e reflexivo @Luizfer267 , também não quero isso em 2025 e nunca mais, seria um sonho né.
Triste ver esses claros sinais do aquecimento global.
Piora saber que quase sempre, não há prevenção e sim contar os prejuízos, tanto pra economia quanto pra natureza, quem mais perde nisso somos todos nós.

4 curtidas

Parabéns pela ideia desse tópico @Luizfer267 , um assunto extremamente importante e reflexivo. :clap::clap::clap:

Conheço essas organizações que comentou, assim como fazer a doação pelo app do ifood.

Creio que cabe a nós, além dessas organizações, dos governantes que devem prestar mais atenção de fato no que é prioridade em nosso país e pensar em soluções cabíveis, devemos fazer nossa parte que é cuidar no nosso bairro, da nossa cidade procurando tomar cuidado com o desperdício, fazendo reciclagem, não jogando lixo nas rua ou bituca de cigarro, preservar os espaços abertos, principalmente parques e praças, entre outros.
E se cada um fizer sua parte, já conseguimos amenizar bastante. É um processo…

4 curtidas

Parabéns pela iniciativa :clap:

5 curtidas

Perfeito @Luizfer267 , muito triste a gente ver a natureza sendo detruida dessa maneira e culpar apenas os desastres ambientais. Temos que fazer nossa parte e cuidar melhor da mãe natureza.

6 curtidas

Muito triste mesmo , se cada um contribuir um pouquinho já ajuda muito , infelizmente muitas pessoas não se importam com a causa :cry::cry:

6 curtidas

Exatamente…

2 curtidas

Estou acompanhando isso tudo.

Concordo! Infelizmente é uma causa que precisa de todos. :woman_facepalming:t2:

Causas como essa não geram engajamentos para as marcas, infelizmente, só quando tem incentivos, são poucas as pessoas em causas como essas, consciência de classe nem todo mundo tem. Já dizia nossa eterna Elis Regina, muito a frente da sua época. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2: a sociedade e nem a indústria entendia ela. Muito sábia e cirúrgica sempre. kkkk

Que tópico viu @Luizfer267 muito bom. Gosto de tópicos que trazem fontes, passa mas credibilidade. :wink::face_with_hand_over_mouth::handshake::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

4 curtidas

@MARCILIO, muito importante isso. Sofremos muito nos últimos nesses últimos anos.

2 curtidas

Pois ê meu amigo @Luizfer267 …falou tudo e ano passado foi só surra…

3 curtidas

@LucianoRezende, existem sim, o que não há é interessante mesmo, né. Você já ouviu falar sobre do conceito cidade-esponja?

2 curtidas

Exatamente, @JoiceCosta! Mas acredito que estamos despertando. Devemos tornar esses temas mais presentes em nossas vidas né

2 curtidas

Isso, mesmo @Viviana. É um processo. Sempre temos o que melhorar e contribuir, são pequenas ações que já fazem diferença.

@Mfranca e @lidy2, a conscientização é o caminho para mudança, como diz um autor desconhecido " O conhecimento é o farol que guia os nossos passos na escuridão da ignorância"

3 curtidas

Disse tudo, @Josineide

2 curtidas

@Luizfer267 Eu acho que o Caminho é este, observamos que este tipo de “Reações da Natureza” só tem aumentado, mas temos que focar é justamente no que podemos fazer, como podemos ajudar a Combater isso, o pouquinho que cada um fizer, vira um resultado gigantesco … :facepunch::facepunch:

2 curtidas

Publicação bem importante obrigada por compartilhar.

1 curtida

Oi @Luizfer267 eu não havia lido nada antes sobre isso, mas dei uma busca agora para voltar aqui com você, achei muito bom, parece que está dando certo na China, não sei se no Brasil teria a mesma intensidade, tudo aqui é sempre feito nas coxas. Eu trabalhei muitos anos na divisão de Polímeros da Odebrecht, hoje Brasken, trabalhava na área de desenvolvimentos de projetos, participei da ampliação e modernização do cinturão verde de São Paulo juntos aos produtores, transferindo tecnologia para confecção de green house, escoamento e reaproveitamento da água e a formação de um corredor produtivo, tudo isso possibilitando a redução da devastação e o plantio em sinergia com a vegetação nativa. Outro projeto que participei foi o do alfalto ecológico, apresentado por alunos da São Carlos se não me falha memória.

• Utilização de materiais reciclados: Incorporação de pneus usados (borracha), plásticos, entulho de construção e outros resíduos na composição do asfalto.
  • Menor consumo de energia: Tecnologias que permitem a produção e aplicação a temperaturas mais baixas, reduzindo emissões de poluentes.
  • Maior durabilidade: Alguns tipos apresentam maior resistência, aumentando a vida útil das vias.
    O diferencial era que o asfalto ecológico era poroso e permeável, possibilitando o rápido “enxugamento” das pistas, foi tsetado em algumas rodovias, mas depois que saia da minha mão, outro setor fazia o acompanhamento, mas sei que não foi levado adiante, a indústria asfáltica ganha muito dinheiro nas prefeituras e o resto da história você deve imaginar.
4 curtidas

@Luizfer267 Muito bacana, vale a pena! Lembrando que cada um de nós pode ser um agente de mudança!

1 curtida