Vamos falar sobre inclusão? Dia do Orgulho Autista

Oi pessoal tudo bem?

Hoje celebramos não uma condição, mas vidas únicas, mentes brilhantes e existências que transformam o mundo com sensibilidade, intensidade, verdade e amor.
Hoje, 18 de junho, é o Dia do Orgulho Autista — um dia para dizer, em voz alta e com o coração aberto: Ser autista é ser completo. É ser inteiro. É ser digno de respeito e orgulho.

O Dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day) foi criado em 2005 pelo grupo de autodefensores chamado Aspies for Freedom. Diferente do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), que busca informar e sensibilizar o público geral, o foco do Dia do Orgulho Autista é a valorização das identidades autistas.

Cada pessoa autista carrega dentro de si um universo.
Muitos enxergam o que outros não veem, ouvem o que o mundo silencia e sentem com uma profundidade que poucos compreendem.
Não são “quebrados”, não estão “faltando” nada.
Eles são como são — e apenas isso.

Este é um dia para honrar suas histórias, suas lutas diárias contra o preconceito, o capacitismo e a invisibilidade.
É também um chamado à escuta: ouçam as vozes autistas. Deem espaço. Valorizem suas perspectivas, compreendam suas emoções.
Porque ninguém entende melhor o autismo do que quem vive no próprio corpo essa experiência todos os dias.

O orgulho autista é sobre dizer que não há nada de errado em ser diferente.
É reivindicar seu lugar no mundo com afeto, com autonomia e dignidade.

A todas as pessoas autistas:
:sparkles: Que vocês sejam vistos por quem são.
:sparkles: Que o mundo aprenda a caminhar no ritmo de vocês.
:sparkles: Que o respeito nunca falte, e o amor venha sem tentar “consertar”, apenas acolher.

Hoje, e todos os dias tenham a certeza que:
Vocês são importantes. Vocês são incríveis. Vocês são motivo de orgulho e de muito amor.

Dedico este texto ao meu filho Pepe, pois cada conquista dele é minha também. :folded_hands:

:brain::blue_heart::infinity:
Feliz Dia do Orgulho Autista!
Filho tenho muito Orgulho de você!

23 curtidas

Perfeito, @Marcelagobi :clap: :clap: :clap:
Sobre a profundidade com que sentem as coisas que vc mencionou, tem um filme que mostra bem isso. Conta a história real de uma menina autista, perto dos 20 anos, que foi passar uns tempos na fazenda de parentes nos EUA. Lá ela enxergou o que ninguém via e revolucionou o processo de manejo de animais. Hoje ela dá palestras, consultorias e mais de 60% dos criadores americanos usam o processo de manejo que ela desenvolveu.
O filme se chama Temple Grandin pra quem se interessar.
A menina é extraordinária.

topconteudo

8 curtidas

Feliz dia❤️

6 curtidas

@lufepeper acho que foi alguma palavra que escrevi

5 curtidas

Feliz dia :smiling_face_with_three_hearts::sparkling_heart: @Andressa.santosfs

3 curtidas

Não pode escrever lu-ta @Marcelagobi kkk

6 curtidas

Ixi e eu nem me liguei na hora de responder :sweat_smile::sweat_smile:

5 curtidas

Feliz dia :puzzle_piece:

Tenho contato direto com um menino da família e minha melhor amiga da faculdade q são autistas e são pessoas maravilhosas :two_hearts:

10 curtidas

Que legal @Amabilin tenho certeza que são pessoas maravilhosas sim :smiling_face:
E tenho certeza que você também é uma pessoa maravilhosa por respeitar, acolher, ter amizade e empatia :smiling_face_with_three_hearts::heart:

4 curtidas

Lindo tópico @Marcelagobi :smiling_face_with_three_hearts::folded_hands:t4::smiling_face_with_three_hearts:
Parabéns por essa delicadesa e por esse carinho com as palavras :clap:t4::clap:t4::clap:t4::heart:

5 curtidas

Obrigada @Marcelagobi :heart::heart:
O menino tem 5 anos e me chama de “amigona” hahaha uma graça :smiling_cat_with_heart_eyes::sparkling_heart:

6 curtidas

Obrigada @TatiGeronimo7
Eu que agradeço pelo apoio :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face::sparkling_heart:

3 curtidas

Que lindo :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts:

3 curtidas

Perfeita colocação @Marcelagobi :clap:
Pra mim, a raiz de todo mau que ainda alimenta a falta de empatia por quem é autista, é justamente o ’ tratar’ como uma condição limitada.
Não podemos limitar nosso semelhante, cada um nas suas possibilidades entrega ao mundo o que carrega de bom e produtivo dentro de si, basta respeitar, compreender e dar oportunidade.
Tão importante a data e como é bom falarmos mais aqui, o Pepe tem uma família incrível e uma super mãe Diamante :gem_stone::gem_stone::gem_stone:
Que seja um dia oportuno pra mais conscientização e amor pelo próximo.
topconteudo

5 curtidas

@JoiceCosta obrigada pelo carinho e mensagem. Confesso que me emocionou muito, é tão bom encontrar no nosso caminho pessoas que são maravilhosas e bons exemplos e você pra mim é uma dessas pessoas.
Ainda falta muita conscientização e muita empatia pelo autista e também pela família, pois a lu-ta é enorme e diária, mas cada pequena conquista se torna uma preciosidade.
E que alegria poder divivir um pouco desse mundo com vocês…:blue_heart:

Vc também é uma super mãe diamante e ainda TopCriadora :smiling_face_with_three_hearts::gem_stone::books:, sucesso e bênçãos do senhor sempre em sua caminhada :smiling_face::smiling_face::smiling_face::folded_hands:

6 curtidas

Parabéns por esse dia maravilhoso. Um dia abençoado para todos autistas. Vcs são merecedores de todo nosso carinho, respeito e amor ao próximo.:light_blue_heart::blue_heart::light_blue_heart::blue_heart::light_blue_heart::blue_heart:

7 curtidas

Que lindo @Dani251 Deus te abençoe sempre :heart::smiling_face_with_three_hearts::heart::heart:

4 curtidas

Feliz dia do orgulho autista.
Muito importante sempre trazer a conscientização.

4 curtidas

Amém. Muito obg :heart:

3 curtidas

Com certeza @Julliana obrigada pelo carinho :sparkling_heart:

3 curtidas