Oi pessoal tudo bem?
Hoje celebramos não uma condição, mas vidas únicas, mentes brilhantes e existências que transformam o mundo com sensibilidade, intensidade, verdade e amor.
Hoje, 18 de junho, é o Dia do Orgulho Autista — um dia para dizer, em voz alta e com o coração aberto: Ser autista é ser completo. É ser inteiro. É ser digno de respeito e orgulho.
O Dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day) foi criado em 2005 pelo grupo de autodefensores chamado Aspies for Freedom. Diferente do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), que busca informar e sensibilizar o público geral, o foco do Dia do Orgulho Autista é a valorização das identidades autistas.
Cada pessoa autista carrega dentro de si um universo.
Muitos enxergam o que outros não veem, ouvem o que o mundo silencia e sentem com uma profundidade que poucos compreendem.
Não são “quebrados”, não estão “faltando” nada.
Eles são como são — e apenas isso.
Este é um dia para honrar suas histórias, suas lutas diárias contra o preconceito, o capacitismo e a invisibilidade.
É também um chamado à escuta: ouçam as vozes autistas. Deem espaço. Valorizem suas perspectivas, compreendam suas emoções.
Porque ninguém entende melhor o autismo do que quem vive no próprio corpo essa experiência todos os dias.
O orgulho autista é sobre dizer que não há nada de errado em ser diferente.
É reivindicar seu lugar no mundo com afeto, com autonomia e dignidade.
A todas as pessoas autistas:
Que vocês sejam vistos por quem são.
Que o mundo aprenda a caminhar no ritmo de vocês.
Que o respeito nunca falte, e o amor venha sem tentar “consertar”, apenas acolher.
Hoje, e todos os dias tenham a certeza que:
Vocês são importantes. Vocês são incríveis. Vocês são motivo de orgulho e de muito amor.
Dedico este texto ao meu filho Pepe, pois cada conquista dele é minha também.
Feliz Dia do Orgulho Autista!
Filho tenho muito Orgulho de você!