E é importante isso, Cela, somos muitos ignorantes ainda, há progressos nas tratativas que só quem vive a situação é que conhece a realidade.
Vou te contar o que aconteceu comigo no ano passado. Eu já tinha visto algumas empresas com girassóis em suas publicidades e embora tenha me chamado a atenção, não dei muita importância a isso. Até que fui ao posto de saúde e estavam colocando pins de girassol e cartazes nas paredes e eu parei para ler e somente aí pude conhecer o significado.
E não foi só isso, estava em Lavras com minha filha e fui até a farmácia com ela, parei no estacionamento em uma vaga com um desenho feito com blocos de quebra-cabeça coloridos. Minha filha olhou pra mim e perguntou:
"Você vai estacionar aqui mesmo? Essa vaga é para portadores de TEA, não viu os blocos?
Tirei o carro e aprendi mais essa, dias depois identifiquei o símbolo no caixa preferencial do mercado.
A informação precisa ser passada, a necessidade de uma atenção especial no trato com pessoas com deficiência, acho agressivo essa expressão, mas também aprendi que é o correto e por isso o símbolo PcD, que é a abreviação da deficiência.
As pessoas falam muito sobre machismo e preconceito racial, mas não ligam para o etarísmo e capacitismo, só para citar dois exemplos, por isso é importantíssimo textos como este seu, faz alertar e ensinar como são essas pessoas e como lidar socialmente com elas, nunca é tarde para aprender e também nunca saberemos tudo. Eu tive uma irmã com síndrome de Down, um ano mais nova e que faleceu na pandemia pela pandemia, por falta de bom senso das pessoas, que andaram espalhando vírus por que negavam a doença, ainda que diariamente fosse divulgado os números absurdos de contaminações e mortes pela doença, o que claramente nos passa a constatação que só informação não basta, precisa ser exaustivamente explicada até que seja entendido pela maioria das pessoas, que o mundo é participativo e colaborativo.
Mais uma vez, parabéns pelo tópico, já favoritei e vou voltar mais vezes aqui para comentar para que quem ainda não tenha lido, leia!!!