Perfeito @Marcelagobi Ser autista é parte natural da diversidade humana e o orgulho é a base para que nunca mais a inviabilidade seja uma realidade. E que, no futuro, possamos nos orgulhar também da sociedade, porque ela terá aprendido a incluir todas as pessoas, com todas as suas formas de existir.
Linda reflexão desse tópico @Marcelagobi
Uma pena que inclusão na prática não existe, principalmente no ensino público, os professores não estão preparados para lidar com mais de um aluno neuro divergente e mais de vinte alunos por turma. Cuido de alguns sem laudo, e digo com propriedade toda pessoa que tiver oportunidade em conhecer o mundo desses alunos e a confiança, até poder tocar e receber um abraço é gratificante, de verdade. Eu não tenho formação e lido da melhor forma e como posso, o cuidado e preocupação das professoras também não deixam a desejar, e as mães que temos que ter muita empatia e trocas positivas para o bem estar de todos no ambiente escolar. Aqui poderíamos trocar informações sobre como lidar por exemplo, a criança estar em surto, muitos correm do barulho, não aguentam, aí que eu entro em ação, tiro do ambiente e levo para o parque, às vezes tenho que sentar no balanço também, brincar mesmo coloco músicas do YouTube, cada um tem um ritual e uma rotina, mas você como mãe e com propriedade de fala, o que tem a dizer para os profissionais da educação para lidar com a inclusão na prática mesmo?
Posso repassar para as professoras porque todas estão pedido socorro
@marylove como mãe te falo de coração, não existe receita, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, infelizmente eu sinto que as vezes os professores deixam de detalhar sobre o que acontece na escola, eu sempre mando mensagem na agenda,pergunto se tem acontecido algo, porque cobro o Pietro de estudar direitinho e fazer as lições… tem dias que a lição de casa dura horas, mas procuro ensinar e fazer mais exercícios para o pepe aprender…
Meu filho por exemplo ele se coça até sair ferida se ele ficar muito triste, mas o converso muito com ele, e peço pra ele sempre que ficar muito nervoso fazer um desenho… por aqui tem dado resultado, mas infelizmente cada caso é um… teve uma época que em crise tinha que deitar em cima dele pra ele não se bater na parede até sangrar…
Por isso procuro sempre agradecer a escola, os professores e todos que tornam a vida escolar do Pepe bem mais tranquilas…
O que você tem feito com certeza faz a diferença para as crianças e isso reflete nas famílias, mas é muito importante falar como eles agem no ambiente escolar, pois as vezes os pais não sabem o que ocorrem…
E de coração agradeça cada um que procura ajudar, pois vocês podem não saber, mas fazem muitooooo
Procuro abraçar o Pepe nas crises também, digo sempre que o amo e peço que ele respire junto comigo, depois peço pra ele desenhar, pois eles ficam um tempo em crise…
Mas tem crianças que não gostam de abraços, tem crianças que infelizmente batem nas pessoas, o Pepe me unhava de tirar sangue no banho dele, hoje em dia é muito mais tranquilo, ele se debatia todo, era complicado, chorei muito, mas hoje graças a Deus ficou bem mais fácil… as crianças precisam de apoio e terapias, essa é a única forma de ajudar… Mas de fato, sempre que acontecer algo avisem, pois as vezes um abraço acaba com a crise… e de novo obrigada de coração @marylove por fazer a diferença na vida dessas crianças… que voce seja sempre abençoada
Sim, realmente não existe receita, cada caso é um e sabia que você é a mãe que acompanha a vida escolar do seu pequeno, talvez até tenha alguma falha de comunicação entre pais e responsáveis em algumas situações, mas precisamos de uma formação adequada, eu fiz alguns cursos por conta própria. Mas no fundo queria mesmo que a inclusão fosse eficaz na prática, o importante é saber lidar com cada necessidade e acolhimento de todas as crianças.
Aqui em Guarulhos querem fazer uma escola para autistas, com todos os médicos e com atividades para desenvolvimento e aprendizado… espero que funcione. Aqui o Pepe e as outras 5 crianças autistas tem uma professora que os auxilia além da principal, tem ajudado muito também…
@marylove infelizmente cada um tem seu tipo de gatilho, falo da comunicação porque as vezes eu pergunto e a escola diz nada aconteceu, mas eu pergunto pro Pepe e aí vejo que houve algo… uma vez ele desobedeceu a professora e disse que não era obrigado!!Fiz ele pedir desculpas e dei uma bronca dele, pois não é porque ele é autista que eu não tenho que o repreender, eu como mãe sinto falta as vezes da conversa sincera…
Mas entendo que ao mesmo tempo tem pais que não acompanham e não se interessam na vida escolar do filho e nem em ajudar…
Pra vc ter uma ideia a professora na ultima reunião pesiu para os pais acompanharem os cadernos e ajudarem na lição, como mãe é obrigação educar e ajudar ele na sua evolução.
Mas agora no desabafo escrevo que sofro tanto quando ele tem crise, cada vez que acontece me sinfo péssima, sinto que falhei e isso me deixa tão triste… por isso digo de coração o que vocês fazem por nossos filhos é muito importante.
E creio que cada evolução dessas crianças é por causa também da escola de forma geral e de pessoas como você que tem empatia e paciência no momento que eles mais precisam:smiling_face:
Aqui em São Paulo poderia oferecer essa mesma estrutura nas escolas existentes. E contratação de mais profissionais qualificados, eu ainda acredito que é possível praticar a inclusão no ensino público. Não precisa agradecer, só fazemos a nossa parte e agradecemos vocês também por reconhecer e ter uma boa parceria com a escola. muito linda sua história, obrigada por compartilhar conosco. Você é uma mãe incrível
Sou nada @marylove eu só quero que ele e a Isa cresçam e tenham a certeza que fiz o meu melhor na medida do possível para eles… Minha família é o meu maior tesouro e tudo o que eu quero é que eles sejam adultos independentes e realizados (o Pepe tem autismo e a Isa não)
Tenha certeza que eles sabem que você é incrível sim, nós mães carregamos culpas desnecessárias, e eles não nos falam mas sabem que os amamos e faríamos tudo por eles.