Gente, tendo um irmão e um melhor amigo autistas, que ficaram bem chateados com algumas coisas que leram nos últimos dias, achei importante escrever esse tópico. Jurooooo que não tem questões ideológicas e políticas aqui, apenas um lembrete sobre como as pessoas se sentem quando são agredidas, mesmo que sem intenção.
Assim, não, você não pode me convencer que o Elon Musk fez um gesto nazista porque ele é autista. Não, você não pode me convencer que o Thiago Nigro postou foto de um feto nas redes sociais porque ele é autista.
Parem de atribuir comportamentos duvidosos - para dizer o mínimo - ao espectro autista. No caso do Musk, o autismo não fez dele criminoso, ele o simplesmente é.
Greta Thunberg é autista e luta pelo meio ambiente (ela luta pelo meio ambiente por causa do autismo?). Anthony Hopkins é autista e vencedor do Oscar (ele ganhou o Oscar por causa do autismo?). Poderia ter milhares de outros exemplos aqui, mas já deu para entender o contexto.
É importante falar sobre como associar comportamentos duvidosos ou antiéticos ao espectro autista perpetua estigmas injustos e prejudiciais.
Por isso, paremos de vincular e justificar falta de caráter com neurodivergência, já que ela não define o caráter de uma pessoa, muito menos justifica atitudes que ferem princípios éticos e morais, isso é puro capacitismo de quem tenta justificar essas ações!
@Ale90 esta vai ser a segunda vez que vou usar a tag topconteudo desde que foi criada, porque tenho um critério de uso e esse se encaixa perfeitamente. Não troco nem as vírgulas do seu texto, sinta-se abraçado e transmita também um forte abraço ao seu irmão.
Belíssimo post embora o tema entristece pelo preconceito enraizado na sociedade que teima em 'desqualificar ’ pessoas, julgando sua capacitação.
Enquanto esses comparativos que diminuem e ferem um semelhante , for perpetuado como ‘normal, faz parte’ nada vai mudar @Ale90 topconteudo
Só li verdades. Obrigada. topconteudo merecido.
Como mãe de autista te falo que o que mais escuto é que meu filho é fora da curva por ser carinhoso e me abraçar e dizer sempre que me ama, mas na verdade eu sempre falo para ele e para a minha outra filha que eu os amo sempre e pra sempre
Tudo depende do amor e do que ensinamos, não é facil, cada dia é umq luta diferente mas sei que com amor, estamos na direção certa.
Se as pessoas conhecerem mais, saberão que eles tem muito a ensinar a todos.
Muito bom o tópico, tenho um sobrinho com autismo e acho que esses textos servem como gatilho para se discutir formas de abordar essa questão e resignificar nossa sociedade com o objetivo de conscientização e empatia.
Quem já não ouviu essa frase? “Autismo está na moda”! Essa frase, usada de forma depreciativa, reflete uma visão equivocada sobre o aumento da conscientização e dos diagnósticos relacionados ao autismo. Na verdade, o que está acontecendo não é uma “moda”, mas um avanço no reconhecimento das necessidades de pessoas autistas, na ampliação de seus direitos e visibilidade social.
A sociedade precisa reconhecer e aprender que, pessoas no TEA antes eram ignoradas ou estigmatizadas, mas são sujeitos de direito e bem estar social. A maior visibilidade e as discussões públicas sobre o tema, ajudam a reduzir a discriminação e promover a inclusão… Esse deve ser o objetivo! Inclusão por amor
@LucianoRezende, você é sempre tão gentil nas suas respostas e nas suas palavras, obrigadoooooo pela empatia e por entender! Vou transmitir o seu abraço para o Guilherme, que ficou bastante emocionado com as respostas desse tópico. Fico feliz que essa mensagem trouxe reflexões e que também gere mudanças nas ações das pessoas! Seguimos por aqui, sempre tentando fazer o melhor, sendo mais empático e mais humano!
Obrigado pelo carinho e pelo abraço, esse tópico está sendo de bastante acolhimento, me sinto feliz demais pela recepção que ele teve aqui na Comunidade. Precisamos continuar debatendo esses temas e abrindo a cabeça das pessoas!
Ahhhhhhhh, obrigado pelas palavras, minha querida @MaryLuz! É complicado mesmo ver que as pessoas não tem o mínimo da empatia, mas continuamos por aqui, dialogando e provocando reflexões para que esse cenário mude em breve!
Obrigado, @JoiceCosta pelas palavras. Sim, esse cenário de preconceito contra o que não é “padrão”, ainda é muito enraizado na sociedade brasileira, infelizmente. Mas, temos que continuar debatendo e gerando reflexões nas pessoas para que ele possa mudar em breve!
Eles tem DEMAIS a nos ensinar, demais mesmo! Acho que ninguém vive a vida como eles conseguem, aproveitando cada minuto, normalmente sem reclamar e demostrando um amor, uma alegria e um carinho que andam tão em falta na sociedade. Sinta-se abraçada por aí também, se quiser conversar sobre o assunto, será um prazer. Sempre leio bastante e tento entender cada vez mais sobre esse aspecto, para poder desmitificar algumas “verdades” que estão enraizadas na sociedade brasileira, pode contar comigo!
Ahhhhhh, @xnegx, obrigadooooooooooo! Vindo de você, que é sempre tão seletivo e luta para que essa comunidade tenha tópicos que gerem reflexões, esse texto ganha ainda mais força! Vamos juntos, fazendo dessa comunidade e do mundo um lugar melhor para se viver!
Nossa, @Mirella, você complementou o tópico com um ponto muito importante, obrigado por essa reflexão. Eu odeiooooooo ouvir isso: “ah, agora todo mundo é neurodivergente”, na minha época não tinha essa frescura não". Já escutei isso de pessoas próximas a mim e a minha vontade era de brigar, mas sempre tento ser racional e trazer dados e estudo que comprovam as minhas falas.
Inclusão por amor, vamos todos lutar para que isso aconteça, obrigado por seu comentário tão pertitente e rico!
Sim, o caminho é longo e existe muitaaaaaaaa desinformação que prejudica o entendimento de diversas neurodivergencias ! Mas, precisamos continuar educando e explicando sempre que aparecer uma oportunidade. Obrigado pelo seu comentário, fico muito feliz que o meu tópico tenha gerado tantas boas discussões!