Fernandinhaaaaaaaaaaaa, que coisa gostosa esse tópico de reaproveitamento de alimentos, top conteúdo merecidíssimo, uma pena eu não estar presente aqui, mas eu já havia te parabenizado, eu tenho verdadeira paúra de desperdício de comida, muita gente não tem às vezes o que comer e isso me deixa bem triste, tenho algumas receitas wue vou postar aqui, mas por hora ainda preciso colocar ss leituras em dia, parabéns @FernandaEste pelo tópico e pelo prêmio.
![]()
![]()
![]()
Nossa amiga sempre trazendo tópicos incríveis!!!
Mas e aí, vocês viram? Nosso amigo querido voltou!
Vem dar as boas vindas aqui!
Aaah muito obrigado que bom que você gostou ![]()
Muito triste né
Por isso acho importante compartilhar dicas de reaproveitamento, até eu me surpreendi com o tanto de coisas que dá pra fazer com as sobras e cascas
Suas receitas são sempre ótimas , depois posta mesmo ![]()
Chegou
e já foi recebido com o tópico oculto né ![]()
que bela boas vindas
Cascas possuem nutrientes,fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes
Qd tem promoção de alho no mercado, eu sempre compro e congelo. Dessa vez fui na inauguração de um e tinha esse pcte de 500g de alho descascado por R$9,00. Assim tenho sempre alho pronto, sem desperdício!
Higienizei e limpei os dentinhos, piquei no tamanho q gosto.
Dividi em 2 porções iguais, coloquei em saquinhos plásticos e nivelei com a ajuda do cabo da colher de pau, deixando na espessura q achar melhor.
Marquei os quadradinhos com o lado contrário de uma faca, coloquei numa fôrma reta e levei pra congelar. Depois é só separar os quadradinhos (super fácil de “quebrar” na mão ou pode cortar certinho com a faca. Na foto tem 2 potinhos, um cortei a placa na faca e o outro não)
Deixo no congelador e não precisa descongelar antes pra utilizar, tanto pra refogar qt pra temperar. Ele é tão fininho, q rapidinho descongela durante o preparo.
Que dica ótima @ReMaruta vou começar a fazer assim , bem mais prático que fazer tempero todos os dias
Boa dica @ReMaruta, vou tentar fazer aqui em casa.
Fala galera, pude participar muito pouco aqui deste tópico magnífico da @FernandaEste, ganhou até prêmio aqui na comunidade. Em junho me deram férias, mas hoje estou cozinhando com batatas cozidas e como sempre faço, separo as cascas lavadas e cortadas para fritar e não podia deixar de prestigiar aqui o tópico da minha amiga. Além de muito saborosa, a casca de batata é uma bomba de nutrientes.
A casca da batata é rica em fibras, vitaminas (como C, B6 e folato) e minerais (como potássio, magnésio e ferro), oferecendo benefícios para a saúde intestinal, cardiovascular e óssea, além de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O consumo da casca também pode auxiliar no controle da glicose, no emagrecimento pela saciedade e na redução do colesterol.
Propriedades nutricionais e funcionais
- Rica em fibras: Ajuda na saúde intestinal, promove a saciedade e auxilia no controle da glicemia.
- Fonte de vitaminas e minerais: Contém potássio (essencial para a pressão arterial), magnésio, ferro e vitamina C, que contribuem para a saúde óssea e geral.
- Antioxidante e anti-inflamatória: Possui compostos como flavonoides que ajudam a combater danos celulares e a modular a resposta inflamatória do corpo.
- Saúde cardiovascular: O potássio ajuda a equilibrar o sódio, e as fibras auxiliam na redução do colesterol, protegendo o coração.
- Ação cicatrizante e antimicrobiana: Estudos indicam que a casca pode ser usada como um curativo natural para auxiliar na cicatrização de feridas.
- Prevenção de doenças crônicas: A presença de fibras e antioxidantes pode reduzir o risco de câncer de cólon e estômago, além de ser benéfica para o controle do diabetes e da hipertensão
Ela arrasa, né? Bons tempos que bons tópicos recebiam um prêmio por dedicar o que mais tem valioso no nosso mundo: o tempo, vale mais que dinheiro. ![]()
Dica anotadissima, obrigado por compartilhar! ![]()
Que legal! Eu nunca tinha pensado em fazer isso com as cascas de batata! Adorei
As sobras das batatas geralmente descartava, agora vão ter uma nova utilidade quando for fazer batata frita ![]()
Hoje as batatas rústicas são vendidas como grande novidade, há décadas que frito as batatas com casca, por isso escolho muito bem na hora da compra, as batatas com as cascas que não estejam machucadas.
Ah amigo obrigado ![]()
Amo a casca da batata frita, ainda mais aquelas rústicas assada com a casca fica divino ![]()
Pior que nunca tentei fazer isso… Tanto que comprei até um cortador pra tirar a casca porque quando fazia a batata frita, geralmente era quando a fome vinha com força e nessa hora o estresse vinha até no ato de cortar ![]()
Cozinhar com muita fome sempre dá confusão ![]()
![]()
Então, @FernandaEste eu fico de cara quando vejo que as pessoas não comem a casca no Backed Potato, comem a polpa e jogam a casca.
![]()
Amo!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pausa para reflexão!