Tabela nutricional: O que significa cada item e como interpreta-los?

Fala galera, a legislação exige que todo produto de alimentação tenha fixado na embalagem a tabela nutricional, mas você sabe o que é e como interpretar? Se sim, parabéns, se não bora se atualizar.

Na hora de comprar um alimento é fundamental observar a tabela nutricional da embalagem para saber quais propriedades e em qual quantidade o produto tem, a fim de levar para sua geladeira a opção mais saudável ou mais adequada à sua saúde.

Porém, nem todos sabem o que cada valor escrito na tabela representa e é aí que surge a dúvida “o alimento que estou comprando é saudável ou não?”.

Para você colocar no carrinho a melhor opção, precisa analisar o produto e entender o que cada valor significa. Confira!

Porção

Na maioria dos casos, os valores representados na tabela nutricional não são relativos a toda a embalagem, mas uma quantidade média recomendada para consumo, uma porção do alimento.

Portanto, para saber os valores nutricionais de toda a embalagem ou de determinadas quantidades que não são da porção representada, multiplique ou divida os valores descritos na tabela pela quantidade que você pretende consumir.

Valor energético

O valor energético, como o próprio nome diz é a quantidade de energia que o corpo produz com a ingestão do alimento, através dos carboidratos, proteínas e gorduras. Na tabela nutricional, ele é representado em calorias (kcal) e quilojoules (kJ), sendo a proporção 1 kcal = 4,2 kJ.

% VD

Tomando como base a quantidade média de calorias necessárias diariamente para um adulto saudável, de 2000 kcal, este item indica a porcentagem que este alimento representa no Valor Diário calórico (VD). Por exemplo, caso esteja na tabela nutricional que o alimento tem o valor energético de 200 kcal (ou 840 kJ), ele representa a 10% do VD.

Carboidratos

Responsável por gerar energia para o corpo, os carboidratos quase sempre são vistos com maus olhos, por formarem um estoque de gordura quando uma parcela não é utilizada pelo corpo e frequentemente são cortados das dietas.

Mas, eles são fundamentais para fazer com que o seu corpo sobreviva, principalmente o cérebro. O que você deve fazer é observar a quantidade que você está ingerindo, sendo a recomendação diária de 300g.

Proteínas

As proteínas cumprem um papel importante na construção e conservação de tecidos, células e órgãos. A recomendação de consumo diário é de 75g, e você pode encontrá-las em laticínios, carnes, ovos e leguminosas.

Gorduras totais

Neste item, é representada a soma de todas as gorduras contidas no alimento, tanto as ruins, quanto as boas.

A gordura é essencial para o corpo humano, pois auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K, além de ser uma ótima fonte de energia. Porém, é necessário muito cuidado, pois o consumo em excesso resulta no aumento de peso, sendo o valor diário recomendado de apenas 55g.

Gorduras saturadas

São as gorduras de origem animal e são conhecidas como “gordura ruins”. O consumo em excesso pode resultar em doenças cardiovasculares, sendo a quantidade recomendada de 22g ao dia.

Gorduras Trans

Este é o tipo de gordura que está presente em grande parte dos alimentos industrializados. As gorduras trans não são necessárias para o nosso corpo, e além disso, aumentam as chances de doenças cardiovasculares. Por não terem nenhuma função importante para o organismo, a recomendação de consumo é mínima, sendo aconselhável apenas 2g ao dia.

Gorduras mono e poliinsaturadas:

Conhecidas como “gorduras boas”, as gorduras insaturadas são formadas pelos ácidos graxos mono e poliinsaturados. Esses ácidos graxos são benéficos, pois ajudam a diminuir o LDL (colesterol ruim) e o triglicérides, tendo um efeito cardioprotetor, e podem ser encontrados em alimentos como castanhas, chia, peixes, abacate, azeite de oliva, entre outros. Porém, assim como todos os outros itens, é necessário tomar cuidado com os excessos, sendo a quantidade de consumo recomendável de 33g ao dia.

Fibra alimentar

As fibras são elementos essenciais para o corpo humano. Elas ajudam a regular a flora intestinal, controlam as taxas de glicemia e colesterol e, inclusive, dão maior saciedade. Você pode encontrá-las em alimentos como frutas, hortaliças, feijão e grãos integrais, sendo a quantidade mínima de consumo de 25g.

Sódio

O sódio está presente em alimentos industrializados e no bom e velho sal de cozinha. Apesar de ser maligno ao ser consumido em excesso, causando a retenção de líquidos e aumentando a pressão arterial, ele também equilibra a quantidade de água no organismo, gera a transmissão de impulsos nervosos e estímulo muscular. A quantidade sugerida de ingestão de sódio é de até 2g por dia.

Observar e entender o que cada item da tabela nutricional significa é fundamental para manter um estilo de vida saudável, escolhendo as opções mais benignas para você.

PS: Marido de nutricionista não clinica e não indica dieta, mas leva esporro todo dia e acaba por decorar como ser um bom menino. :innocent: :innocent: :innocent:

21 curtidas

Publicação de grande valia @LucianoRezende obrigada por compartilhar.

2 curtidas

Muito boas as suas informasções @LucianoRezende

1 curtida

aprender a ler rotulos é ter uma melhor qualidade de escolhas.

2 curtidas

Um tópico de suma importância para todos nós!

Obrigado por esse exímio de explicação Luciano!

Certeza que até o estagiário irá aprovar, curtir e também deixar um comentário aqui :smile:

1 curtida

Comecei a fazer dieta recentemente e esse post foi muito enriquecedor pra mim, obrigada por isso! :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Muito bom essas informações

1 curtida

Só não concordo com a forma que vendem a ideia da fibra como “ser essencial”, essencial é o ar/oxigênio e água para exemplificar.

Obrigada por este tópico, confesso que nunca nem li os rótulos KKK vou me atentar a isso apartir de agora

2 curtidas

Umas das melhores publicações que eu vi aqui na comunidade. Obrigado por nos explicar com tantos detalhes e tanta simplicidade alguns termos complexos, vou salvar aqui para consultar toda vez que eu estiver com alguma dúvida, parabéns!

1 curtida

Fiquei bem feliz com seu feed back.
Ganhei meu dia. :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

1 curtida

Adorei essa parte aqui. rsrsrs

1 curtida

Vou fazer aqui uma explicação complementar que muita gente confunde, eu por exemplo.
Eu nunca lembro qual é o colesterol bom e qual é o ruim. Então segue a dica, se liga nas iniciais:
LDL, colesterol ruim, então Logo o Diabo Leva
HDL, colesterol bom, então Hoje Deus Livra.

4 curtidas

Obrigado por compartilhar conosco

1 curtida

3 meses que estou evitando esses carboidratos!!

2 curtidas

Difícil evitar, tarefa de gincana, quase tudo que é bom tem carboidratos.

@Lariyh depois de 3 meses tu ainda fica muito tentada?

1 curtida

Sempre atenta a tabela nutricional aprendi com a nutri e aprendi mais um pouco com essse seu tópico detalhadíssimo.

1 curtida

Minha médica mandou eu parar com doces, mas eu por vontade própria parei com os carboidratos também, doces eu já acostumei mas os carboidratos eu acho que nunca vou acostumar, amo pão e arroz.

1 curtida

Arrasouuuuu!! Muito bem explicado.

1 curtida