'SOS'_ para os amantes de plantas na comunidade!🌱

Oi gente :heart_hands:
Aproveitando a comemoração nesse dia 22 de Abril pra celebrar a "Mãe Terra :globe_showing_americas: e o gancho no tópico Encontre seu grupo na comunidade com temas diversos pra interagirmos e estreitar os laços por aqui, incluindo os amantes de plantas :bouquet::seedling::deciduous_tree: (o qual escolhi sem pestanejar) :face_with_hand_over_mouth:
Gostaria muito mesmo, de podermos trocar experiências sobre o 'universo vasto das plantas não apenas mostrar as que cultivamos, mas ir além, como compartilhar o progresso ou o fracasso nessa jornada cultivando, os truques pra ter sucesso seja com sementes ou mudas prontas, remédios caseiros ou não pra controlar alguma praga e claro, um SOS pra quando o desespero pra tentar salvar a plantinha bater e não sabermos o que fazer.
Nesse caso eu já vou logo pedindo ajuda aqui gente :face_with_hand_over_mouth:
Indo nesse fim de semana pra chácara, notei meu pé de amora feliz de um lado e triste do outro, fui olhar perto da raiz e me deparo com o impensado: cupim comendo o pé :astonished_face:
Fiquei surpresa com isso pois pra mim, eles atacavam somente troncos já cortados né.
Eu passei um pouco de óleo numa parte do caule mas o estrago feito tá me martirizando :pensive_face:
Como podem ver no vídeo e na foto, metade está bem e com lindas folhas, a outra praticamente morta.
Meu dilema: deixar como está e ver se a planta sobrevive ou cortar a parte boa e refazer uma nova muda.
Não sei o estrago real na estrutura da planta assim como nas raízes.
Alguém aqui já passou por isso ou conhece algum caso e pode me ajudar com dicas?
Preciso muito de ajuda nesse caso com minhas desejadas amoras.
Bora compartilhar aqui também suas dúvidas e dicas pessoal, vamos nos ajudar mutuamente :smiling_face_with_three_hearts:

15 curtidas

Pelo verde das folhas isso não, tem soluções naturais pra afastar esse tipo de praga, ja ouviu falar de fumo de corda com álcool pra borrifar? tem quem coloque cravos também.

Dá uma pesquisada na internet

Vai acompanhando as folhas se ficarem assim ela ta saudável sim

4 curtidas

Joice, eu buscaria ajuda local, boas lojas de plantas, mudas e insumos geralmente tem alguém que sabe como lidar com as pragas mais comuns. No sítio do meu tio são as formigas, atacam as mudas sem dó e se deixar comem todas as folhas. Mas certamente tem solução.

2 curtidas

Eu vi essa receita do fumo com álcool @Vitorfp , mas acho que funciona melhor como repelente nas folhas, pra cupim acho que não surtiria efeito, mas vamos tentar né, o que não mata, fortalece :face_with_hand_over_mouth:
Obrigada pela sugestão :oncoming_fist:

2 curtidas

Eu não sei direito como escreve mas tem um medicamento mesmo pra afastar cupins, baratas e formigas chama K otrine, meu avô passava no nosso limão cravo

2 curtidas

Sim @lufepeper
Vou ter que correr atras mesmo de uma orientação mais profissional, já que estou cultivando muitas plantas e certamente preciso prevenir nelas também.
Agora pra formiga aqui, eu uso o grão verde

elas levam pro formigueiro e somem por um bom tempo, também coloco garrafa pet no pé, elas parecem gostar mais das cítricas né.

3 curtidas

A gente usa desse tipo também, pra formiga cortadeira né? É ótimo, dia seguinte elas já sumiram

2 curtidas

Boa, a gente aqui usa esse pra afastar os escorpiões, nas plantas nunca usei.
Tenho ele, vou tentar também.
Meu receio mesmo é perder o pé, eles fazem casa debaixo da terra, difícil saber se eliminamos esses danadinhos :grinning_face_with_smiling_eyes:

2 curtidas

Uma dica pra compartilhar com quem já tentou plantar muda formada de rosas e nunca conseguiu direito como aconteceu comigo várias vezes :face_with_hand_over_mouth:
Já grandinhas, morriam :pensive_face:
Então, visitando minha vó no interior, olhei pra roseira dela e já quase desistindo de cortar mais e mais galhos pra tentar a sorte de novo; resolvi pegar uns botões já sem pétalas, só o botão mesmo, trouxe pra casa, abri e resolvi tentar com as sementes que tinham neles, plantei todas mas só uma vingou :hugs:
Já fiquei satisfeita gente, a mais forte nasceu, então tudo indica que logo terei rosas vermelhas lindas no meu jardim :smiling_face_with_three_hearts::rose:

3 curtidas

Pondo as leituras em dia, cheguei agora aqui no tópico.
Pulverize com termiticida líquido em torno da base da árvore infectada, em um raio de 1 metro e de quaisquer árvores próximas também, no tronco pulverize até a altura de 40 centímetros mais ou menos, isso irá impedir que os cupins se aproximem da árvore. Aliás, não é mesmo uma má ideia borrifar todo o perímetro do seu pomar.

3 curtidas

E haja leitura né, muito conteúdo :face_with_hand_over_mouth:
O bom é que chegou aqui e já com dicas :oncoming_fist:
Bom, eu só tinha um oléo de motor queimado lá e vi que espanta, infelizmente não elimina, então vou torcer pra ficar tudo bem com meu pé de amora quando voltar semana que vem.
Vou levar esse termiticida , li aqui agora que é super utilizado no controle né , então deve ajudar mais, morro de medo desses produtos prejudicarem a raiz das plantas, vou usar a risca a indicação pra aplicar.
Grata mesmo :hugs:

4 curtidas

Nossa, deu um boom essa semana e não tive muito tempo pra acompanhar.
:joy: :joy: :joy:

3 curtidas

E eu que estava toda me achando, pensando ter 'ludibriado as formigas nos pés de laranja, :ant::ant::ant: eis que chegando na chácara, me deparo com meus dois pés quase sem folhas :face_holding_back_tears::face_holding_back_tears:
Não consigo entender como escalam as garrafas
@lufepeper :thinking:
Joguei cinza e brita em volta , tomara que resolva porque só no remédio não adianta, voltam rápido.
:pensive_face:

2 curtidas

Formiga é danada, tem outro formigueiro perto ou o veneno que vc colocou não foi suficiente. Seria bom ter alguém pra checar todo dia e enquanto tiver formiga ir deixando mais veneno até matar todos os formigueiros ao redor. Depois disso elas dão um tempo. Mas tem que ficar olhando, não tem jeito, não sei se a cinza e brita em volta vão dar conta de segurar. Eu insistiria com o veneno.

2 curtidas

Tópico de plantas :heart::heart::heart::heart::heart:
Vou mostrar o que tenho aos poucos kkkk
Começando com essa linda flor do cacto rabo de macaco ou cacto rabo de gato
Depende do lugar cada um caham de um jeito
Eu amo cactos e suculentas :heart_eyes:

3 curtidas

Sabe o que eu acho piorar o caso, tem muita mata ao redor, então controlar os formigueiros é complicado, eu espalhei mais nos caminhos delas que vi, antes de vir embora, a cinza é copiando minha vó
:grin: usam isso a vida toda no interior .
Enfim, tomara que uma coisa ou outra segurem essas danadinhas, tô doida pra ter laranja e limão siciliano logo, mas desse jeito fica difícil :face_with_hand_over_mouth:

2 curtidas

Boa noite.
Eu não entendo muito sobre esse assunto, mais gostei de sua publicação.
Bom final de semana. :blush:

2 curtidas

Ai que top ver você aqui @TatiGeronimo7 :heart_hands:
Bora mostrar essas maravilhas aí que você tem.
Eu vi desse na Internet, quase comprei mas deixei pra depois porque já tinha incluído muitos outros cactos no carrinho :face_with_hand_over_mouth:, olha esse aqui que coisa linda, amo amo.

3 curtidas

Oi Andreia, boa noite minha amiga :smiling_face_with_three_hearts:
Aqui com certeza somos todos inspirados pra aprender viu, você cultiva alguma planta? :seedling:

2 curtidas

Eu tenho um pozinho de amora, mas esta em vaso
Eu não tive problemas com ela
Mas gosto de fazer poda bem baixa, parece que ela ama kkkk nasce o dobro de folhas bem verdinhas e esta sempre dando amoras :heart_eyes:
Depois eu mando foto :camera:

1 curtida