Comunidades virtuais são grupos de pessoas que interagem online em torno de interesses comuns. Elas podem ser formadas em redes sociais, fóruns, ou outros ambientes virtuais.
As comunidades virtuais são caracterizadas por:
Troca de experiências e informações
Compartilhamento de valores, interesses e metas
Posturas de apoio mútuo
Interação social
As comunidades virtuais podem ser usadas para: Conectar clientes com uma marca, Realizar pesquisas com clientes, Avaliar reclamações, Criar ideias de melhoria para um negócio, Atrair novos consumidores.
Alguns exemplos de comunidades virtuais são: Comunidades de marca, Comunidades de aprendizagem, Comunidades de fãs…
As comunidades virtuais podem ajudar a criar laços sociais, a encontrar apoio, inspiração e amizade.
Podem ser ferramentas de aprendizado e desenvolvimento profissional.
Podem ser espaços de intercâmbio cultural e troca de informações.
Podem ser espaços de participação e contribuição de opiniões e experiências…
Porque estou falando disso agora? Porque gostaria que todos refletissem sobre esses conceitos e o quanto eles estão se perdendo por aqui.
Olhem o quanto podemos ganhar como enriquecimento cultual e pessoal e que vai muito mais muito mais além de uma premiação…
Acho que ficamos muito mal acostumados com as estrelinhas que as professoras davam quando eramos obedientes ou cumpriamos nossas tarefas…
Mas gente…nós crescemos e esta na hora de entender que recompensas são apenas consequências e não objetivos…
Dito tudo isso, gostaria de propor que se manifestassem dizendo sobre o que gostariam de ler/ver aqui, o que lhes atiça o interesse, o que os levaria a ler realmente um tópico, enfim, o que vocês entendem por relevante?
Eu acredito em comunidades com benefícios mútuos…
Um grupo tem características comuns e que se ajuda e se diverte ao mesmo tempo.
Mas vejo que sim, de repente o dever de engajar levou a curtidas desnecessárias e citações e recortes e emojis só pra chamar a atenção dos números e ganhar algo a partir da ação de estar ali, mesmo sendo uma presença ausente de um humano semelhante a um bot.
Que hajam conteúdos que gerem dados orgânicos e reais. Bora falar sobre o que nos move no mundo, nossas paixões, nossos desafios.
Trazer a tona os debates que promovem sustentabilidade e equidade.
Sei que é retórico, mas a cura só vem assim… Quando a gente muda primeiro o nosso mundo e isso gera dor, porém depois traz alívio.
Já focamos tanto nos materiais didáticos para nossas carreiras, que aqui prefiro ler sobre novidades, curiosidades gerais, promoções, enfim, coisas leves, mas úteis
A premiação é consequência da interação aqui. Todo mundo gosta de reconhecimento. Meses atrás isso acontecia organicamente. Percebia a surpresa no grupo que ganhava. Inclusive eu. Hoje em dia, é chato o flood e vários posts sem qualquer ligação com assuntos que englobem a comunidade. São os posts para fins de pontuar. Às vezes apenas curto algo porque não tenho nada a acrescentar. Outras vezes leio e saio sem interagir. Faz muito tempo que não acabo com minhas curtidas.
Muito bacana seu tópico @Tupolev
Eu nunca curti julgar o que é bom ou ruim dos membros aqui, o que posso curtir outros podem achar ’ nada haver’ e tudo certo; se não curto, passo, pra quê vou criticar e desanimar os demais, se não posso ser luz, trevas também não serei pra ninguém.
Entre o que pode ou não, muitos se acham juízes e infelizmente fica tóxico todo ambiente com muitas mentes que pensam diferente.
O bacana é interagir com respeito e deixar nossa dose de humor, fica leve pra todo mundo e bem melhor viu #topconteúdo
Quando o iFood criou a comunidade o que eu li é que a comunidade foi criada para fortalecer a experiência do cliente e promover o encantamento da marca e seus clientes. Ganhar cupons e caixa é bom mas para mim o importante não são as recompensas e sim contribuir para ajudar o iFood a melhorar seus produtos e serviços.
Aqui eu já li e continuo lendo muitas informações excelentes, conheci e recebi dicas dos colegas sobre comidas no qual eu nunca tinha provado(sushi), conheci mais sobre o clube iFood e venho aprendendo mais sobre o app, cada dica que os membros postam sobre comidas, restaurantes, dicas de mercado, farmácia, um lanche pedido e o estabelecimento despertam em mim o interesse de saber se o mesmo tem em minha região.
Também me atento a tópicos onde as pessoas postam as reclamações querendo ou não muitas servem como lição e aprendizado
E no meu ponto de vista é isso que faz uma comunidade unida, colaborativa onde todos juntos contribuímos para que o iFood seja cada dia melhor para nós clientes. topconteudo