Hello, iFooders!
Não é a toa que meu apelido entre alguns amigos é Melsterchef, viu? Eu AMO cozinhar (o que não significa que cozinho bem, risos) e tenho algumas receitas que são queridinhas por serem baratinhas e com ingredientes fáceis de achar no Mercado iFood.
E hoje quero compartilhar com vocês uma das minhas favoritas e mais famosas receitas: o Pão descendente de Italiano. Sim, descendente. Não dá pra falar que é italiano mas a aparência pode lembrar (assim como eu rssrsr)
Ingredientes (facilmente encontrados no iFood)
- 500gr de farinha de trigo (se tiver aquelas premium, o resultado fica ainda melhor)
- 1/2 pacotinho de fermento seco instantâneo (não é o fermento de bolo, hein?)
- 300ml de água em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de sal
Ingredientes opcionais que são o segredo para o meu título de Melsterchef:
- 2 ramos de alecrim fresco
- Folhas de manjericão fresco
Modo de preparo:
1. Peneire o trigo em uma vasilha grande e espaçosa.
2. Junte o sal e o fermento e misture com uma colher. Caso você esteja usando os ingredientes especiais, pode cortar eles beeeeem pequenininhos e misturar também.
3. Vá adicionando a água aos poucos, enquanto mistura a massa com uma colher. Não precisa sovar nem fazer movimentos fortes.
4. Quando estiver bem misturado, você vai ter uma massa meio grudenta E TÁ TUDO BEM, OK?
5. Agora você cobre sua vasilha com um pano e deixa 10 minutos ali paradinho.
6. Depois de 10 minutos, você vai molhar as pontas dos dedos e pegar um pedacinho da massa, esticar e grudar ele no centro. Puxar outro pedacinho do lado, esticar e grudar no centro. Esse movimento é chamado de DOBRA e você precisa fazer 10 dobras (gif no final)
7. Agora cubra novamente sua vasilha e espera mais 10 minutos.
8. Passou esse tempo, faz mais 10 dobras. Você vai repetir esse processo de descanso + dobras por 4 vezes no total.
9. Depois da última dobra, você vai deixar sua massa descansar por 1h sem fazer nadinha.
10. Para finalizar, você vai untar uma forma com óleo e trigo e colocar sua massa dentro dela. DICA: com as mãos úmidas (não enxercadas, hein) você vai arredondando o pão como no vídeo, para garantir que ele asse com um formato mais bonitinho (gif no final)
11. Deixe seu pão descansar pela última vez e enquanto isso, pré-aqueça seu forno em 210°.
12. Depois de 40 minutos, faça um corte superficial em cima do seu pão (pode ser em cruz, um corte único, como quiser)
13. Leve ao forno por 40 minutos na temperatura de 210°.
E FIM!!!
Eu sei que pode parecer muitos passos mas é só por estar beeem explicadinho. Na prática você tem um pão LINDO, parecendo de padaria chique só fazendo dobras.
Os pouquíssimos ingredientes são fáceis de encontrar no iFood Mercado e são super baratinhos, então vale super a pena para impressionar alguém ou só para ter um pão gostosinho e barato para comer durante a semana
Espero que vocês tenham gostado E SE ALGUÉM FIZER, POSTA A FOTO, POR FAVOR