Qual seu prato preferido de outro estado?

Para as corujas de plantão: sou de MG e como bom mineiro puxo a sardinha pro meu lado. Leitoa à pururuca, galinha caipira, tutu de feijão, torresminho, pão de queijo e muito mais. Mas o BR tem pratos sensacionais de norte a sul: já comi um tucunaré em Palmas ou carne de sol com macaxeira cozida e queijo coalho nas Alagoas e Pernambuco que nunca mais esqueci.
Mas um especial que não dispenso é o Baião de Dois. Adoro. Não consegui descobrir onde esse prato nasceu - se alguém souber gostaria de saber (só sei que é do Nordeste).

Mas e vc, qual prato preferido de outro estado vc gosta de comer ou recomendaria pra alguém?

13 curtidas

Uma comida que nunca mais esqueci foi polenta frita que provei ao final de um passeio em Canela-RS

2 curtidas

maria isabel, famosa galinhada, eu sou de sp mas gosto muito de maria isabel..

4 curtidas

parece bom :face_savoring_food:

O tutu mineiro é muito bom mesmo, assim como os assados gauchos :face_savoring_food:

4 curtidas

Ahhh tem muita coisa que eu gosto de outros estados mas Minas tem a culinária mais específica e característica do Brasil , qualquer queijo, a feijoada completa de Minas e o doce de leite e qualquer doce típico de fazenda.

O Strudel e as cucas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os pratos de moqueca com peixes e frutos do mar do nordeste, um belo acarajé também.

Os doces portugueses do Rio de Janeiro(não comi os de Portugal ainda kkkkkk)

4 curtidas

Tá aí um que falta pra mim, um churrasco gaúcho. Sou louco pra provar, um dia eu consigo!

2 curtidas

E tem um peixe que comi umas 2x no Rio na Urca, não consigo lembrar o nome mas é espetacular, derrete na boca. Se tratando de comida o BR é um esbalde.

2 curtidas

Sou Carioca, também adoro o Baião de Dois (do
do Ceará).

De outros estados: Frango com quiabo de Minas Gerais, do Pato no Tucupí do Pará, do Acarajé da Bahia.

E aqui no Rio de Janeiro tem o Picadinho Carioca que é uma delícia (com banana à milanesa e ovo frito).

4 curtidas

Rapaz o trem baum sor!
Sendo filha de mineiros até salivei rsrs
É tanta cois boa nesta terra dos 6

3 curtidas

Ceará!, Obrigado @MartaBBitten por tirar a dúvida. Quem me levou pra comer o Baião de Dois a 1a vez foi uma amiga cearense, tá explicado! :sweat_smile:

1 curtida

Costela em fogo de chão, tradicional no sul do país

6 curtidas

Meu marido gosta.

2 curtidas

Eu também!

1 curtida

Uma comida mineira que eu gosto muito é frango ao molho pardo…
E aqui na minha cidade tem o nosso prato tipico que é o frango com polenta

2 curtidas

Sushi, mas é de outro pais KKKK

4 curtidas

Carne de sol do Pará

3 curtidas

O difícil é não puxar sardinha pro nosso lado mineiro mesmo @lufepeper :face_with_hand_over_mouth:
Daqui eu não dispenso nada mesmo.
Mas eu tenho curiosidade com alguns pratos típicos do Sul, como a Sopa Paraguaia que na verdade é um bolo de milho salgado e que pode ser recheado, super consumido no Mato Grosso do Sul, o arroz carreteiro com carne seca , Barreado…
São pratos que me atraem muito, provar direto no local de origem e costume, é mais interessante em algum momento da vida.

3 curtidas

Carne de Sol! Adorooooo.

1 curtida

Lembrei do nome do peixe, Cherne! Um dos melhores que já experimentei. Comi no Bar Urca que aliás é um programa gastronômico, vc pede um bolinho de bacalhau enquanto espera porque sempre tem fila e fica ali na mureta que dá pro mar comendo, conversando, tomando uma cerveja enquanto espera sua vez. Bom demais, clima Ridejaneiro.

1 curtida