Qual foi seu primeiro emprego ou sua primeira atividade?

Fala galera, quem se lembra do primeiro emprego ou da primeira atividade que gerou um Larjan?

Minha primeira atividade laboral, eu tinha por volta de 10 pra 11 anos e tinha uma feira livre aos sábados na rua onde eu morava, no bairro da Mooca - SP.
A barraca era de legumes e verduras, o dono da barraca tinha um filho da mesma idade que eu e logo fiz amizade com ele, sempre fui uma pessoa muito comunicativa e não foi muito difícil começar “brincar” de feirante. Aos poucos eu ajudava na arrumação dos produtos na banca, observava como o pai dele fazia e como aprendo por observação, não foi dif´cil dar início no atendendimento também.
Na arrumação da barraca era minha praia, adorava deixar tudo arrumadinho uma coisa do lado da outra, na mesma altura, mesma distância e principalmente repunha imediatamente o vendido na banca. Muitos anos depois descobri que essa eficiência toda chamava TOC.
Logo chegou a época das alcachafofras e eu arrumava as alcachofras todas como soldadinhos, milimetricamente arrumadas, o que não demorava muito para alguém chegar e zoar toda arrumação, balançando as alcachofras como se fosse um bate-bag e isso me irritava um pouco.
Como era muito comum esse comportamento, perguntei para as clientes por qual motivo balançavam a alcachofra e a explicação de algumas foi que a boa era de cabo mole, outras que as boas eram de cabo duro. Tipo pão, que uns pedem branquinho e outros mais assados? Então, ali a questão era cabo mole e cabo duro e assim :bulb: uma start acendeu em mim.
Era só fazer uma pílha cabo mole e outra cabo duro e quando a pilha de cabo mole estava menor que a de cabo duro eu dava uma “ajudinha” pra ele ficar mole e Eureka, quando a cliente encostava na barraca eu já perguntava: cabo mole ou duro? Respondida a pergunta, já indicava as pilhas corretas e assim foi até que o dono da barraca me chamou e perguntou porque eu tinha feito aquilo.
Pensei, acho que dei uma mancada, mas expliquei a linha de raciocínio pra ele e ele ficou me olhando, mas não disse nada.
No final da feira ele fez como sempre fazia uma "cesta de produtos, tocou a campaínha para entregar para meu pai, uma atitude que todos feirantes faziam com as casas das calçadas que eles ocupavam, acho que para ser gentil e compensar pela gritaria e sujeira, inerente a atividade. Mas naquele sábado, além da cesta ele entregou um certo valor para meu pai, me chamou e disse:
Você me ajuda muito na barraca, atende meus clientes melhor que eu, tenho recebido muitos elogios sobre você das clientes e principalmente sobre as alcachofras que todas voltam dizendo que você sempre indica as melhores pra elas, conversei com seu pai e ele disse que se você quiser trabalhar aqui comigo eu te pago X Cruzeiros por sábado, topa?
Olhei pra ele e pensei, esse maluco tá querendo me pagar? Vou ganhar pra ficar “brincando” aqui na barraca? Esse cara não tem muito juízo, mas que mal que tem?
E foi assim que ganhei meu primeiro dinheiro em troca de algo que eu tenha feito.

E você, qual foi o primeiro dinheiro que ganhou com um trabalho? Que idade tinha?

25 curtidas

Que legal meu amigo, desde cedo aprendendo a dar valor ao dinheiro,

5 curtidas

Meu primeiro emprego foi com 13 pra 14 anos em um mercadinho na rua de casa lembro do meu primeiro pagamento que comprei um boné que tanto queira na época …

5 curtidas

Eu estava brincando, quem enxergou um trabalho foi o feirante. :joy: :joy: :joy: :joy:

3 curtidas

Dá um sossego na alma isso, comprar com seu próprio dinheiro.

4 curtidas

KKKKKKKKKKKKKKKKK, mas meu amigo de fato vc é um exemplo , sério viu , sou seu fã ( o preguiço que me perdoe…rsrs - não pude perder a piada)

4 curtidas

gente, o que quer dizer isso? haha

huuum…
meu primeiro emprego foi como manicure (eu tinha 14 anos)… aprendi fazer unhas indo junto com a minha mãe no curso que ela fez haha… detalhe que só eu trabalhei com isso…

Antes disso eu era empreendedora informal, pois desde os 9 anos eu fazia artesanatos diversos e acabou virando um negócio (que por sinal me dava bastante lucro).

Mas formal foi entregadora de panfletos… eu fui contratada via CIEE para fazer o "marketing Tête-à-tête " de uma clinica dentária com 15 anos…

Mas olhe, se contasse tudo isso, talvez com 70 eu me aposento? hahahahhahahaha

quando chegar minha hora acho que nem vai ter mais aposentadoria

6 curtidas

Eu tive muito privilégio de só começar a trabalhar realmente depois que me formei em fonoaudiologia, quando eu tinha 24 anos (não faz muito tempo kkk). Porém ao longo da graduação sempre me inscrevia pra ser monitora dos alunos mais novos e sempre tirava uma graninha com bolsas de monitoria ou projetos na própria universidade.

7 curtidas

sem ser de carteira assinada, trabalhei como baba e manicure antes dos 15 anos, estudava e depois da escola trabalhava, quando terminei o ensino medio, meu primeiro emprego de carteira assinada foi no KFC e advinha o que? kkk eu que preparava os pedidos que eram feitos pelo ifood rsrs, meu primeiro emprego era atendente de delivery do ifood

8 curtidas

ifood sempre na sua vida :food:

3 curtidas

Meu primeiro emprego foi um estágio em um banco.

4 curtidas

sim e eu fui me lembrar disso agora nesse tópico rsrs

4 curtidas

Ganhei na primeira vez fazendo divulgação de produtos,o dinheiro mais bem gasto da minha vida

4 curtidas

Com carteira assinada foi em um laboratório de entomologia.

4 curtidas

Meu primeiro emprego foi como jovem aprendiz de auxiliar de marketing, eu tinha 18 anos na época.

4 curtidas

O meu foi como Jovem Aprendiz de Auxiliar ADM da Ferreira Costa, um HomeCenter que atua em alguns estados do NE

4 curtidas

Meu primeiro dinheiro recebido por algo que eu tenha feito, foi “brincando,” também kk

Eu morava em um sítio no sertão da Paraíba, lá grande parte da economia girava em torno de plantações como: feijão, milho, algodão, fumo entre outras. Um casal vizinho plantava fumo, e um dos processos que eu fumo passa até virar o tabaco é a espetagem. Esse processo lá, era feito em baixo de um pé de árvore grande, as pessoas se senta e conversam e vai espetando as folhas durante o dia. Os pais de uma amiga minha fazia esse processo, e ela ia para ajudar assim comecei aí também aprendi a espetar e ficava lá brincando, conversando, espetando e ganhando também umas moedinhas.

Muito bom o tópico me deixou com a de nostalgia da minha infância.

4 curtidas

Ainda não tive meu primeiro emprego :disappointed: estou a procura, mas muito difícil, todos os lugares exigem experiência (ontem vi uma vaga de lavadora de prato, que tbm exigia experiência :clown_face:)

Agora estágio não remunerado, eu já fiz 2 vezes
O primeiro de administração hospitalar (foi o estágio do meu ensino médico técnico), e o segundo eu terminei recentemente, como professora de português (estágio da minha graduação)

8 curtidas

Foi um estágio como auxiliar de sala

4 curtidas

Meu primeiro “emprego” foi como ajudante numa fábrica que meus pais tinham de produtos de higiene e de pele. Ajudava a carregar os frascos, encher caixas, separar pedidos.

4 curtidas