"Poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração" - Indicação de leitura

Pra mim, essa frase tem muito sentido. E, embora o primeiro livro abra caminhos, depois dele vem muitos outros que trazem significados e se ressignificam nas nossas vidas.
Ela veio do livro " A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón, que particularmente acho um livro magnífico. Com a apresentação da @Francianedias lá no tópico de embaixadores me veio um estalo, e aí pensei “poxa, como não pensei nisso antes? Logo eu que trabalho numa sala de leitura e indico livros e mais livros todos os dias pras crianças?” Mas acho que é exatamente por isso que não pensei. Por ser uma coisa que pra mim é habitual.

Abro esse tópico hoje porque queria saber um pouco mais sobre vocês aqui da comunidade, e também, pra que a gente consiga trocar um pouquinho das nossas vivências literárias, por isso, deixo algumas perguntas disparadoras pra gente poder começar essa nossa discussão, e também a nossa indicação literária!

1. Você gosta de ler? Se sim, prefere realizar a leitura com o livro físico ou por meio de plataformas digitais?
2. Tem algum livro que marcou parte da sua trajetória na vida, ou que te marcou como um todo? Caso sim, pode compartilhar um pouco mais sobre isso?
3. Você está lendo algo nesse momento?

DEIXE AQUI SUA INDICAÇÃO DE LEITURA (Se possível, fale um pouco sobre a história. Não esqueça de deixar o nome do livro e o autor. Se quiser, adicione uma foto da capa.
Sabemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas também sabemos o quanto uma capa pode chamar a atenção e fisgar um leitor!)

Aqui sou só eu atendendo a um pensamento intrusivo que surgiu na minha cabeça e sendo audaciosa: Por acaso alguém teria interesse em formar um clube de leitura aqui na comunidade? A gente combinava um livro, abria um tópico, e estipularíamos um número de capítulos pra lermos naquela semana e conversar sobre! :eyes:

Aliás, a minha primeira indicação é justamente essa do início “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón. A história se inicia em 1945, quando o pai do Daniel o leva a um lugar que se chama “O Cemitério dos Livros Esquecidos”, e ele encontra um livro que não existe mais em lugar nenhum, e ele fica maluco por pistas do autor do livro que simplesmente sumiu do mapa. O nome do livro? A Sombra do Vento

25 curtidas

Ótima dica !! Obrigado @Vivi

3 curtidas

Livros que eu li quando era criança e que nunca esqueci , foram : Expedições aos martírios, Confissões de um vira-lata, A bolsa amarela, A montanha encantada, A ilha perdida, O caso da Borboltela Atíria e etc… E era uma viagem á imaginação. Depois adulta começei a ler livros de Paulo Coelho e livros espíritas! E tem um bom tempo que não leio nenhum :pensive:

8 curtidas

Espero que, caso esse tópico encha de indicações, você encontre algo que desperte a sua vontade de voltar a ler!

7 curtidas

Eu amo ler!
Adoro livros físicos, embora tenha Kindle e muitas vezes leia nele, por facilitar na locomoção diária.
Um livro que marcou a minha adolescência foi “Cem Anos de Solidão” do escritor Gabriel García Márquez. Romance este, que expandiu a minha imaginação em virtude da sua história repleta de emoções.
No momento estou na metade do livro “Pensamento Criativo”, escrito por Michael Michalko.

7 curtidas

Oi @Vivi, dei uma busca e achei uma pechincha aqui.

5 curtidas

@adalla já ouvi falar no autor, mas nao li nada dele! O que você está lendo agora não conheço.
Na minha sala lá no trabalho deve ter alguma coisa do Gabriel Garcia, vou procurar quando voltar das férias!

Ah, que legal! Então se te interessar, tá facil!
O meu tá aqui

Mas agora eu tô lendo um romance brasileiro água com açúcar mesmo :joy:

8 curtidas

Como muitos, comecei lendo os livros da Série Vagalume. Aos 10 anos meu pai não queria deixar eu ler o Escaravelho do Diabo, por causa do título rs. Mas, por incrível que pareça um dos livros que mais marcou foi o Dom Casmurro. Talvez pela pouca idade, fiquei vários dias tentando decifrar as entrelinhas. Já na idade adulta, após os livros didáticos, passei a ler muito romances, de autores como Nicholas Sparks e outros. Super indico pra quem gosta A Escolha.

10 curtidas

Gostei da sua iniciativa literária, eu acho muito bom ler livros, agente cresce, amadurece né? Nunca li esse livro que você inidicou. Mais vários livros que maracaram a minha vida, a Bíblia sagrada, Oração aos moços, de Rui Barbosa, O livro das virtudes, Sempre haverá um amanhã, de Giselda Laporta Nicolelis, A morte tem 7 herdeiros, de Ganymédes José, Stella Car, e Dos delitos e das penas, de Cesare Beccaria, O homem nu, de fernando sabino, Romeu e Julieta, de Wiiliam Shakespeare, O poema Navio negreiro de Castro Alves, Fugindo de casa, de Suazana Dias Beck. Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, O peregrino, de John Bunyan, A volta ao mundo em 80 dias, de Julio Verne, e A mini-série de Contos de Charlie Dickens, e tantos outros que não caberiam aqui. Mais indico a leitura dessas obras fantásticas. Boa leitura à todos. :blush:

8 curtidas

Essa ideia é maravilhosaaa, amei
Olha nao costumo ler livros, mas se tiver um clube de leitura por aqui acho que me faria me interessar mais por livros

6 curtidas

Fácil mesmo, um novo tá 70 pila.

4 curtidas

Eu super toparia o clube de leitura :clap:t2::clap:t2::raised_hand_with_fingers_splayed:t2::heart_eyes::heart_eyes:

6 curtidas

Vou deixar aqui uma indicação de leitura recente :point_down:t5:

8 curtidas

Obrigada!:pray:

4 curtidas

@Vivi Eu também, adoraria fazer parte do clube de leitura.

5 curtidas

Eu super apoio a ideia do clube do livro! Gosto muito de ler livros voltados na área de romance, aventuras e ate com um toque de dark e que tenha histórias boas que te prendam desde a primeira pagina ate a ultima, eu gosto de ler físico e digital (esse eu tenho muitos que ainda nem li) eu comecei a ler bem pequena mesmo com os gibis da turma da Monica, depois fui evoluindo para livros de poemas, lembro vagamente que lia Thalita Rebouças, tem tantos anos que não consigo me recordar o nome dos livros, essa é a minha mini biblioteca

acho que se eu for escolher um livro favorito acho que escolheria essa da Tammara webber em em especial da serie contornos do coração

9 curtidas

Eu sou louca para ler a arte da guerra! Ainda nao tive essa oportunidade sei que lancaram um filme ou serie sobre e ainda nao vi também

7 curtidas

A leitura dele é rápido, mas traz vários insight.

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.”

Meu próximo livro é esse, devo começar a leitura em breve, espero que esse ano consiga ler pelo menos 8 livros. :point_down:t5:

6 curtidas

@Vivi Adoro ler, realmente a Literatura é o meio mais fácil de viajarmos por outras Vidas, Países, Costumes, Épocas … a Leitura é Mágica … sempre gostei muito de Ler, tanto livros físicos como digitais, mas hoje em dia pela praticidade, eles, os Digitais, estão me ganhando … Sou bem eclética, o último que li essa semana foi …

9 curtidas

Tenho baixado alguns pela Amazon e estou na mesma vibe que você. No início achava estranho não poder folhear o livro, mas hoje já me acostumei e quase não vejo a diferença do digital.

6 curtidas