Pra mim, essa frase tem muito sentido. E, embora o primeiro livro abra caminhos, depois dele vem muitos outros que trazem significados e se ressignificam nas nossas vidas.
Ela veio do livro " A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón, que particularmente acho um livro magnífico. Com a apresentação da @Francianedias lá no tópico de embaixadores me veio um estalo, e aí pensei “poxa, como não pensei nisso antes? Logo eu que trabalho numa sala de leitura e indico livros e mais livros todos os dias pras crianças?” Mas acho que é exatamente por isso que não pensei. Por ser uma coisa que pra mim é habitual.
Abro esse tópico hoje porque queria saber um pouco mais sobre vocês aqui da comunidade, e também, pra que a gente consiga trocar um pouquinho das nossas vivências literárias, por isso, deixo algumas perguntas disparadoras pra gente poder começar essa nossa discussão, e também a nossa indicação literária!
1. Você gosta de ler? Se sim, prefere realizar a leitura com o livro físico ou por meio de plataformas digitais?
2. Tem algum livro que marcou parte da sua trajetória na vida, ou que te marcou como um todo? Caso sim, pode compartilhar um pouco mais sobre isso?
3. Você está lendo algo nesse momento?
DEIXE AQUI SUA INDICAÇÃO DE LEITURA (Se possível, fale um pouco sobre a história. Não esqueça de deixar o nome do livro e o autor. Se quiser, adicione uma foto da capa.
Sabemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas também sabemos o quanto uma capa pode chamar a atenção e fisgar um leitor!)
Aqui sou só eu atendendo a um pensamento intrusivo que surgiu na minha cabeça e sendo audaciosa: Por acaso alguém teria interesse em formar um clube de leitura aqui na comunidade? A gente combinava um livro, abria um tópico, e estipularíamos um número de capítulos pra lermos naquela semana e conversar sobre!
Aliás, a minha primeira indicação é justamente essa do início “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafón. A história se inicia em 1945, quando o pai do Daniel o leva a um lugar que se chama “O Cemitério dos Livros Esquecidos”, e ele encontra um livro que não existe mais em lugar nenhum, e ele fica maluco por pistas do autor do livro que simplesmente sumiu do mapa. O nome do livro? A Sombra do Vento